TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorMendes, Maria Celeste de Jesus-
dc.creator.IDCPF:04048549820por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971882854824526por
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1IDCPF:67205089891por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:53Z-
dc.date.available2007-08-30-
dc.date.issued2006-12-04-
dc.identifier.citationMENDES, Maria Celeste de Jesus. Práticas significativas de professores bem-sucedidas : a voz do aluno do ensino médio. 2006. 305 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/229-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar como se desenvolvem as práticas pedagógicas significativas e os saberes docentes que as alicerçam, buscando, desta forma, contribuir com os estudos sobre a epistemologia da prática docente. A pesquisa tem caráter predominantemente qualitativo e acompanhou dois grupos de sujeitos: alunos do ensino médio e três professoras indicadas como sendo bem-sucedidas em sua prática. Constou de três etapas: questionários com 191 alunos do Ensino Médio para identificar as professoras consideradas bem-sucedidas. A seguir adotou-se o procedimento de entrevistas semi-estruturadas a fim de conhecer as práticas docentes das três professoras e um grupo focal formado 12 alunos da etapa escolar mencionada, no intuito de conhecer as percepções destes sobre trabalho docente e cotidiano escolar. O foco principal são as práticas das três professoras indicadas. Os dados coletados foram organizados e sete categorias de análise, assim definidas: Competência Docente, Formação Docente, Saberes Docentes, Cotidiano Escolar I, Práticas Docentes, Cotidiano Escolar II e Professoras indicadas. Sendo os dois últimos referenciados pela voz do aluno. Na análise e interpretação dos dados, à luz dos referenciais teóricos, foi possível identificar os princípios que norteiam a prática pedagógica significativa, bem como os saberes adquiridos socialmente que interferem nessa prática. Além disso, os relatos sobre o cotidiano escolar tanto das professoras como dos alunos, evidenciaram os fatores causadores de insatisfação e que dificultam o trabalho docente bem-sucedido. A pesquisa apresenta algumas proposições para a ressignificação da formação dos professores e, com base na intersecção da voz de alunos e professoras, aponta para a necessidade de renovação do olhar do docente para o aluno desta etapa escolar, sendo esse novo olhar o princípio do desenvolvimento das práticas significativas.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectpráticas significativaspor
dc.subjectprofessoras bem-sucedidaspor
dc.subjectcotidiano escolarpor
dc.subjectaluno do ensino médiopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePráticas significativas de professores bem-sucedidas : a voz do aluno do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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