TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/231
Type: Dissertação
Title: A construção da autoria pedagógica na formação de educadores
Author(s): Pontes, Rosana Aparecida Ferreira
First Advisor: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Abstract: Trata-se de uma pesquisa-ação, de cunho formativo, que teve como objetivo principal conhecer possibilidades de construção da autoria pedagógica no exercício da prática docente. A concepção de educador-autor que permeou o trabalho foi a de profissional reflexivo, investigador da sua prática e produtor de conhecimento. No intuito de compreender como se dá a construção da autoria, esta pesquisa escolheu como estratégias formativas a prática dos registros reflexivos de catorze educadoras e o grupo de estudo e formação. O trabalho foi fundamentado a partir das discussões teóricas em torno das concepções de professor-reflexivo, professor-pesquisador e autonomia dos educadores, fomentadas por autores como Schön, Pimenta, Ghedin, Libâneo, Elliott, Zeichner, Franco, Hargreaves, Tardif e Contreras. Os registros reflexivos e o trabalho coletivo entre educadores, como estratégias de formação continuada para a construção da autoria docente, tiveram como referências teóricas autores como Weffort, Warschauer, Alarcão, Josso e Zabalza. Maturana referendou a utilização da linguagem escrita e oral como promotora da reflexão, da conscientização e da colaboração. Os princípios epistemológicos da pesquisa-ação, com base em Barbier, Franco e Tripp, proporcionaram aos sujeitos da pesquisa a oportunidade de construir um caminho metodológico próprio. O trabalho coletivo e cooperativo do grupo de estudo e formação, denominado Grupo de Encontros Pedagógicos, constituiu-se em um espaço para o desenvolvimento do diálogo, da reflexão crítica, da pesquisa sobre a prática e da autonomia, por intermédio da iniciação à prática dos registros reflexivos. Essas ações promoveram a construção e a elaboração de novos conhecimentos, implicando em melhorias efetivas na prática das educadoras envolvidas. O processo criativo da pesquisa-ação, as melhorias alcançadas na prática e as ações inovadoras promovidas pelo grupo foram de co-autoria dos sujeitos da pesquisa. No grupo, as educadoras puderam reconhecer formas de tomarem o poder sobre sua atuação profissional, compreendendo que a autonomia docente é um processo de construção coletiva. O trabalho ofereceu, portanto, condições para que as educadoras participantes do grupo se construíssem como autoras autonomamente de forma coletiva. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítico-reflexiva e transformadora da práxis-educativa. A pesquisa pretendeu, também, contribuir com o debate sobre a importância do desenvolvimento profissional dos educadores baseado na colaboração. Outra provável contribuição foi ajudar a promover as discussões sobre o educador-autor no âmbito das pesquisas sobre formação de educadores, trazendo à baila o conceito de autoria pedagógica. Autoria que, neste estudo, não se limitou à produção de bons textos escritos, mas que foi compreendida como uma forma de autonomia e poder de criar a própria prática e transformar a realidade.
Keywords: pesquisa-ação
autoria pedagógica
formação de educadores
registro reflexivo
grupo de estudo e formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: PONTES, Rosana Aparecida Ferreira. A construção da autoria pedagógica na formação de educadores. 2007. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/231
Issue Date: 3-Apr-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosana Aparecida Ferreira Pontes.pdf955.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.