TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSilva, Roberto Araújo da-
dc.creator.ID227.895.988-35eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4101520993652162eng
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879eng
dc.contributor.referee1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.referee2Calderón, Adolfo Ignácio-
dc.contributor.referee3Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-11-08T17:26:14Z-
dc.date.issued2016-08-16-
dc.identifier.citationSILVA, Roberto Araújo da. O sinaes e os coordenadores de cursos de administração do setor privado: implicações de uma política de avaliação. 2016.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/3141-
dc.description.resumoA pesquisa analisa o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e suas implicações na coordenação de cursos de graduação em Administração do setor privado. Destaca a magnitude desse setor na educação superior brasileira e o elevado número de matrículas nos cursos oferecidos. Contempla as diretrizes e o funcionamento do curso, com foco na formação e na atividade de seus coordenadores. Tem como objetivo analisar as implicações do SINAES na coordenação de cursos de Administração do setor privado, com ênfase nos conceitos de avaliação educativa e regulação expressos em seus fundamentos. A pesquisa adota abordagem qualitativa, vale-se de análise documental e entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores de cursos de Administração de municípios de uma região metropolitana paulista, que não dispõe de instituições públicas que os ofereçam. Traz como principais resultados a perspectiva de que o SINAES, mesmo após as mudanças ocorridas ao longo dos anos, mantém-se, nos depoimentos dos sujeitos pesquisados, como um processo educativo. Para eles, o Sistema atua como um guia para a coordenação, como instrumento para a organização do curso, funcionando como um manual para leigos em gestão educacional. Note-se que seis dos oito entrevistados são egressos de cursos de Administração, área que valoriza o planejamento e o controle. O posicionamento favorável ao Sistema não exclui críticas ao seu funcionamento e ao excesso de regras. No entanto, a consideração de que o SINAES ampliou seus horizontes, tanto em termos de suas atribuições e relações quanto ao entendimento do curso como um projeto formativo, supera as críticas. E é nesse sentido que se entende presente a ideia de avaliação educativa.eng
dc.description.abstractThe research analyzes the SINAES (National System of Higher Education Evaluation) and its implications on the coordination of Management courses from the private sector. Highlights the magnitude of this sector in the brazilian higher education and the high enrollment in its offered courses. Includes the guidelines and the operation of the Management course, focusing on the formation and activity of their coordinators. The study aims to analyze the implications of SINAES on the coordination of Management courses in the private sector, with emphasis on the educational evaluation and regulation concepts expressed in the System initial document. The research adopts a qualitative approach, using document analysis and semi-structured interviews with eight Management courses coordinators from cities of a São Paulo metropolitan region, which does not have public institutions that offer this kind of courses. It has as main results the prospect that SINAES, even after the changes over the years, remains, in the statements of the subjects, as an educational process. For them, the System acts as a guide for coordination, as a tool for the organization of the course, working as a guide for lay people in educational management. Remarks that six of the eight respondents are undergraduate on Management, an area that appreciates planning and control. The favorable positioning about the system does not exclude critics to its operation and its excessive rules. However, the consideration that the SINAES expanded their horizons, both in terms of its functions and relations to the understanding of the course as an educational project, exceeds the critics. And that is what is meant as the idea of educational evaluation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesSILVA, Roberto Araújo da. O sinaes e os coordenadores de cursos de administração do setor privado: implicações de uma política de avaliação. 2016.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjecteducação superior ; avaliação ; SINAES ; curso de aministração ; coordenação de cursopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleO sinaes e os coordenadores de cursos de administração do setor privado: implicações de uma política de avaliaçãoeng
dc.typeDissertaçãoeng
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