Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/3141
Type: | Dissertação |
Title: | O sinaes e os coordenadores de cursos de administração do setor privado: implicações de uma política de avaliação |
Author(s): | Silva, Roberto Araújo da |
First Advisor: | Martins, Maria Angélica Rodrigues |
First member of the board: | Monfredini, Ivanise |
Second member of the board: | Calderón, Adolfo Ignácio |
Third board member: | Martins, Maria Angélica Rodrigues |
Abstract: | A pesquisa analisa o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e suas implicações na coordenação de cursos de graduação em Administração do setor privado. Destaca a magnitude desse setor na educação superior brasileira e o elevado número de matrículas nos cursos oferecidos. Contempla as diretrizes e o funcionamento do curso, com foco na formação e na atividade de seus coordenadores. Tem como objetivo analisar as implicações do SINAES na coordenação de cursos de Administração do setor privado, com ênfase nos conceitos de avaliação educativa e regulação expressos em seus fundamentos. A pesquisa adota abordagem qualitativa, vale-se de análise documental e entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores de cursos de Administração de municípios de uma região metropolitana paulista, que não dispõe de instituições públicas que os ofereçam. Traz como principais resultados a perspectiva de que o SINAES, mesmo após as mudanças ocorridas ao longo dos anos, mantém-se, nos depoimentos dos sujeitos pesquisados, como um processo educativo. Para eles, o Sistema atua como um guia para a coordenação, como instrumento para a organização do curso, funcionando como um manual para leigos em gestão educacional. Note-se que seis dos oito entrevistados são egressos de cursos de Administração, área que valoriza o planejamento e o controle. O posicionamento favorável ao Sistema não exclui críticas ao seu funcionamento e ao excesso de regras. No entanto, a consideração de que o SINAES ampliou seus horizontes, tanto em termos de suas atribuições e relações quanto ao entendimento do curso como um projeto formativo, supera as críticas. E é nesse sentido que se entende presente a ideia de avaliação educativa. |
Abstract: | The research analyzes the SINAES (National System of Higher Education Evaluation) and its implications on the coordination of Management courses from the private sector. Highlights the magnitude of this sector in the brazilian higher education and the high enrollment in its offered courses. Includes the guidelines and the operation of the Management course, focusing on the formation and activity of their coordinators. The study aims to analyze the implications of SINAES on the coordination of Management courses in the private sector, with emphasis on the educational evaluation and regulation concepts expressed in the System initial document. The research adopts a qualitative approach, using document analysis and semi-structured interviews with eight Management courses coordinators from cities of a São Paulo metropolitan region, which does not have public institutions that offer this kind of courses. It has as main results the prospect that SINAES, even after the changes over the years, remains, in the statements of the subjects, as an educational process. For them, the System acts as a guide for coordination, as a tool for the organization of the course, working as a guide for lay people in educational management. Remarks that six of the eight respondents are undergraduate on Management, an area that appreciates planning and control. The favorable positioning about the system does not exclude critics to its operation and its excessive rules. However, the consideration that the SINAES expanded their horizons, both in terms of its functions and relations to the understanding of the course as an educational project, exceeds the critics. And that is what is meant as the idea of educational evaluation. |
Keywords: | educação superior ; avaliação ; SINAES ; curso de aministração ; coordenação de curso |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | SILVA, Roberto Araújo da. O sinaes e os coordenadores de cursos de administração do setor privado: implicações de uma política de avaliação. 2016. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/3141 |
Issue Date: | 16-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Roberto Araújo da Silva.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.