TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/3341
Type: Dissertação
Title: TICs em sala de aula: mediação para novas práticas de ensino e aprendizagem.
Other Titles: ICT in the classroom : mediation for new teaching and learning practices.
Author(s): Salgado, Robnaldo Fidalgo
First Advisor: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
First member of the board: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Second member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Third board member: Andrade, José Gabriel
Abstract: Este trabalho parte do pressuposto de que a escola é um dos espaços para ressignificação crítica do uso da comunicação mediada pelas tecnologias, ao se apropriar do conhecimento sobre o universo da cultura digital e refletir conceitos em sala de aula. A pesquisa investigou os desafios vivenciados pelos professores da educação básica na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula. A base para a discussão teórica esteve apoiada em autores das áreas da Filosofia, Educação e Comunicação que têm dedicado suas pesquisas aos impactos das TICs em toda a sociedade, entre eles Castells, Lemos, Lévy, Martínez, Rada, Sacristán, Sancho e Tedesco. Para responder a questão-problema: como as TICs contribuem na mediação para novas práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula?, esta pesquisa considerou que, quando se pensa em educação na sociedade da informação, é preciso refletir com os professores sobre aspectos que envolvem as tecnologias, quais seus objetivos em relação ao processo de formação. A pesquisa teve como objetivo geral discutir o espaço das TICs na prática pedagógica de professores da educação básica, que atuam em uma escola pública de um município no litoral do Estado de São Paulo, assim como compreender os desafios para utilização pedagógica das ferramentas em sala de aula. Com a intenção de compreender a complexidade do estudo, a escolha metodológica foi por uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados a realização de grupo focal, observação, entrevista semi-estruturada e questionário. Os resultados apontaram dilemas e possibilidades na utilização das TICs na prática docente, que são verdadeiros desafios para a efetiva incorporação dos recursos tecnológicos na sala de aula. Em relação aos desafios apontados pelos participantes da pesquisa, estão: a) necessidade de formação permanente; b) falta de infraestrutura necessária em relação aos equipamentos e acessos à internet; c) dificuldades para o planejamento no uso dos equipamentos; d) dificuldades para manter a autoridade diante do aluno em meio à atratividade dos recursos tecnológicos. Diante dos desafios citados pelos docentes, surgiram possibilidades para a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula e para a comunicação com os pais e alunos, por meio de tecnologias que permitiram a interatividade a distância. Os dados da pesquisa apontaram que as experiências de docentes e gestores com a utilização de ferramentas tecnológicas avançam nas práticas de ensino e de aprendizagem, na medida em que o professor conta com condições favoráveis para explorar mais as suas potencialidades de interação e comunicação.
Abstract: This work is based on the assumption that the school is one of the spaces for critical re-signification of the use of technology-mediated communication, by appropriating knowledge about the universe of digital culture and reflecting concepts in the classroom. The research investigated the challenges experienced by teachers of basic education in the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom. The basis for the theoretical discussion was supported by authors from the fields of Philosophy, Education and Communication who have dedicated their research to the impacts of ICTs throughout society, including Castells, Lemos, Lévy, Martínez, Rada, Sacristán, Sancho and Tedesco. To answer the problem question: how do ICT contribute to mediation for new teaching and learning practices in the classroom ?, this research considered that, when thinking about education in the information society, it is necessary to reflect with teachers on aspects that Technologies, what their objectives are in relation to the training process. The objective of the research was to discuss the ICT space in the pedagogical practice of primary education teachers, who work in a public school in a city on the coast of the State of São Paulo, as well as to understand the challenges for pedagogical use of the tools in the classroom. class. In order to understand the complexity of the study, the methodological choice was based on a qualitative approach, with the data collection procedures being the focus group, observation, semi-structured interview and questionnaire. The results pointed out dilemmas and possibilities in the use of ICTs in teaching practice, which are real challenges for the effective incorporation of technological resources in the classroom. In relation to the challenges pointed out by the research participants, are: a) the need for ongoing training; B) lack of necessary infrastructure in relation to equipment and access to the Internet; C) difficulties in planning the use of equipment; D) difficulties to maintain authority before the student in the midst of the attractiveness of technological resources. Faced with the challenges cited by the teachers, possibilities arose for the use of technological resources in the classroom and for communication with parents and students, through technologies that allowed distance interactivity. The research data showed that the experiences of teachers and managers with the use of technological tools advance in teaching and learning practices, as the teacher has favorable conditions to explore more their potential for interaction and communication.
Keywords: educação e tecnologias; TICs em sala de aula; tecnologias na educação básica; educação e comunicação; prática pedagógica
education and technologies; ICT in the classroom; technologies in basic education; education and communication; pedagogical practice
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: SALGADO, Robnaldo. TICs em sala de aula: mediação para novas práticas de ensino e aprendizagem. 2016. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/3341
Issue Date: 19-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBNALDO FIDALGO SALGADO.pdfDissertação_Mestrado em Educação 993.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.