TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/442
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorValdambrini, Antoninho Cecilio-
dc.creator.IDCPF:06949719876por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5541030574569396por
dc.contributor.advisor1Sordi, José Osvaldo De-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07706868850por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655853836906471por
dc.contributor.referee1João, Belmiro do Nascimento-
dc.contributor.referee1IDCPF:00420436898por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455434263444485por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:38:38Z-
dc.date.available2008-10-09-
dc.date.issued2008-02-29-
dc.identifier.citationVALDAMBRINI, Antoninho Cecilio. O gerenciamento do conhecimento do produto como fator de competitividade na gestão do ciclo de vida do produto. 2008. 272 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/442-
dc.description.resumoEsta pesquisa exploratória objetiva estudar como se dá o fluxo de dados, informações e conhecimentos do produto automóvel, pelo seu devido gerenciamento durante o ciclo de vida do produto (Product Lifecycle Management - PLM) e que encontra eco no contexto da indústria automobilística, por se tratar de um segmento em que não existem fronteiras para desenvolver, manufaturar ou vender produtos, e ainda possibilita às organizações tratarem do gerenciamento do ciclo de vida do produto. Este ciclo, que se inicia com o planejamento, passa por todo o desenvolvimento e pela produção, ultrapassa a disponibilização do bem ao consumidor e o suporte necessário, acompanhando-o até seu devido descarte. Para o alcance do objetivo, realizou-se, inicialmente, uma ampla revisão da recente literatura relacionada ao tema PLM; e com isso, evidenciou-se a grande complexidade e abrangência desta prática, além de uma percepção inicial dos fluxos de dados, informações e conhecimentos que ocorrem entre suas sete etapas. A partir destas informações da primeira fase da pesquisa levantamento do estado-da-arte da prática de PLM no contexto da indústria automobilística - desenvolveram-se diagramas e matrizes de associação objetivando descrever as integrações entre dados, informações e conhecimentos existentes entre as sete etapas do PLM. Estes resultados iniciais foram analisados e complementados por uma pesquisa de campo que envolveu outras duas fases: a) comparação com a realidade de uma empresa montadora. Para isso, realizou-se a análise da prática da gestão do ciclo de vida do produto automóvel no contexto da organização Volkswagen do Brasil (VWB) e, posteriormente, b) discussão das percepções junto a especialistas no assunto, tanto acadêmicos quanto praticantes. Para a primeira fase da pesquisa de campo, utilizou-se o método de estudo de caso único; para a segunda, aplicou-se a metodologia Delphi. Os resultados indicam que a aplicação efetiva da abordagem PLM, passa a ser condição sine qua non em ambientes organizacionais, especialmente para o ambiente automobilístico em que criar, utilizar, armazenar e até descartar adequadamente os dados, informações e conhecimentos pertinentes ao produto automóvel, poderá gerar valor competitivo para estas empresas, por possibilitar um amplo entendimento e controle do produto que se está desenvolvendo o Automóvel - e assim tomar as decisões mais acertivas possíveis.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgerenciamento ciclo de vida do produtopor
dc.subjectfluxo de dados, informações e conhecimentospor
dc.subjectproduto automóvelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO gerenciamento do conhecimento do produto como fator de competitividade na gestão do ciclo de vida do produtopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonino Cecilio.pdf2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.