TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva-
dc.creator.IDCPF:01844170829por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2290713756637578por
dc.contributor.advisor1Serralvo, Francisco Antonio-
dc.contributor.advisor1IDCPF:510908738por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2999474609778308por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:38:38Z-
dc.date.available2008-10-09-
dc.date.issued2008-06-03-
dc.identifier.citationSARMENTO, Maria Bernardete Caetano de Paiva. A comunicação visual da marca no ponto-de-venda e sua influência na formação de atitude do consumidor. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/443-
dc.description.resumoA comunicação visual como ferramenta da comunicação de marketing exerce um importante papel na visibilidade da marca no ponto-de-venda, principalmente, porque hoje, considera-se que, diante da gôndola ocorre, na maioria das vezes, a escolha da marca. As marcas representam o diferencial do produto e a imagem da empresa. No momento da decisão de compra do consumidor, a marca precisa se diferenciar da concorrência. O ponto-de-venda torna-se o meio da marca estabelecer vínculos com o consumidor, comunicar seus benefícios e oferecer segurança na escolha. Dessa forma, o contato visual da marca com o consumidor no ponto-de-venda poderá representar um estímulo capaz de conduzi-lo a mudança de marca. Esta pesquisa apresenta a comunicação visual da marca no ponto-de-venda como uma estratégia da gestão de marcas para influenciar as atitudes do consumidor, representadas pelos componentes cognitivo, afetivo e conativo. Para o alcance do objetivo proposto desenvolveu-se uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativa, estruturada em duas fases: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica possibilitou um amplo levantamento, a revisão e a compreensão dos termos: marca, atitude e comunicação visual. A pesquisa de campo utilizou a técnica de coleta de dados por meio de grupos de foco sendo importante, pois possibilitou a observação da reação dos participantes às diversas questões lançadas na discussão do grupo e abriu campo para novas idéias e comentários. Os resultados alcançados por esta pesquisa conduzem a considerações sobre embalagens como um elemento visual capaz de influenciar as sensações do consumidor e se estão danificadas podem causar descrédito à marca, o brinde é capaz de influenciar o componente afetivo, pois as mães gostam de agradar os filhos, folhetos de promoções influenciam o componente cognitivo da atitude ao auxiliarem na escolha da marca com o melhor preço em relação ao orçamento do consumidor. Ao considerar a comunicação visual da marca e suas conseqüências na formação de atitudes do consumidor no momento da decisão de compra, procurou-se abordar este fenômeno nos fatos e ações diários de mulheres que possuem uma rotina de compras em supermercados e que, nos quais as marcas alcançam um papel fundamental e força simbólica.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmarcapor
dc.subjectatitudepor
dc.subjectcomunicação de marketingpor
dc.subjectcomunicação visual.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA comunicação visual da marca no ponto-de-venda e sua influência na formação de atitude do consumidorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Bernardete Sarmento.pdf2.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.