TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorPastore, Ricardo-
dc.creator.IDCPF:03241136841por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2157220718441679por
dc.contributor.advisor1João, Belmiro do Nascimento-
dc.contributor.advisor1IDCPF:00420436898por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455434263444485por
dc.contributor.referee1Claro, José Alberto Carvalho dos Santos-
dc.contributor.referee1IDCPF:09789908805por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865792662046289por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:38:44Z-
dc.date.available2009-05-14-
dc.date.issued2008-11-13-
dc.identifier.citationPASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/464-
dc.description.resumoEmbora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsupermercadospor
dc.subjectcompetitividadepor
dc.subjectdiferenciais estratégicospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titlePosicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santospor
dc.typeDissertaçãopor
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