TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/4661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCampos, Angela Bonard Micci Borges de-
dc.creator.ID053.491.108-02pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0670358104924023pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee2Barreira , Luiz Carlos-
dc.contributor.referee3Boreli, Andrea-
dc.date.accessioned2018-08-18T13:46:22Z-
dc.date.available2018-08-18-
dc.date.available2018-08-18T13:46:22Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationCAMPOS, Angela Bonard Micci Borges de. O curso normal do Liceu Feminino Santista: a longa busca pela equiparação. 2018. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/4661-
dc.description.resumoDentro da linha de pesquisa sobre História da Educação, e mais precisamente, sobre a História das Instituições, a presente dissertação investiga os processos de equiparação do Liceu Feminino Santista à Escola Normal de São Paulo, solicitado pela Associação Feminina Santista. Esta pesquisa justifica-se pelo desvelamento dos pontos ocultos que ainda permeavam a trajetória do Liceu Feminino, história que se funde com a própria história da educação na cidade de Santos. Teve como objetivo principal, estudar o curso normal do Liceu Feminino e assim, traçar uma comparação com o curso ministrado pela Escola Normal de São Paulo. Destaca-se ainda como objetivo específico, a necessária compreensão acerca da legislação referente a Instrução Pública, que reformulou o Ensino Normal no Estado de São Paulo, no período de tramitação desses processos (1905-1927). A baliza temporal do período investigado compreende os anos entre 1902 e 1939, ano de fundação do Liceu Feminino e encerramento de seu curso normal, respectivamente. Utilizou-se a metodologia histórico-documental em pesquisas realizadas nos arquivos públicos municipal e estadual, como também no acervo da própria instituição de ensino. Outra fonte importante de investigação foram os periódicos que circulavam na cidade de Santos no período estudado. Os dados coletados foram trabalhados segundo o conceito da lógica histórica. Concluiu-se por fim que, durante o período de cada pedido de equiparação à Escola Normal de São Paulo, diversos fatores contribuíram, juntos ou com maior destaque de um único em particular, para o insucesso dos projetos da Associação Feminina Santista, culminando com o fechamento do curso normal do Liceu Feminino.pt_BR
dc.description.abstractInside of research line about History and Education, and more precisely, about institution's History, the present thesis investigate the processes of equalization from Liceu Feminino Santista to Escola normal de São Paulo, requested by Associação Feminina Santista. This research it is justified for uncovering hidden points that still permeated the Liceu Feminino's trajectory. Story that merges with the own education¿s story in the Santos' city. Had as main object, study the normal course of Liceu Feminino and thus, drawing a comparison with the ministered course from Escola Normal de São Paulo. It is also highlights as specific object, the necessary understanding about legislation regarding public education, that reshaped the Ensino Normal in the state of São Paulo, during the proceduring period of these processes (1905-1927). The temporal goal of investigated period understood years between 1902 to 1929, fundation's year of Liceu Feminino and closing of its normal course, respectively. Was used the methodology historical-documentary in reseaches performed in municipal and states' public files, as also in the collection of own education's institution. Another importante source of investigation were the newspapers that circulating in Santos¿ city in the studied period. The collected data were worked according to the historial logic's concept. It is concluded that during the period of each ask of equalization to Escola Normal de São Paulo, several factores contributed together or with more featured of a single in particular for failure of the projects of Associação Feminina Santista, culminating in the closure of the normal course of Liceu Feminino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesCAMPOS, Angela Bonard Micci Borges de. O curso normal do Liceu Feminino Santista: a longa busca pela equiparação. 2018. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliceu feminino santista; formação docente; instrução públicapt_BR
dc.subjectliceu feminino santista; instructor¿s formation; public educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO curso normal do Liceu Feminino Santista: a longa busca pela equiparaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe normal course of Liceu Feminino Santista : the long search of equalizationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela B. M. Borges de Campos.pdfDissertação_Mestrado em Educação4.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.