TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/4861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRubia, Marcos de Almeida-
dc.creator.ID232.158.428-21pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6312536523849832pt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee2Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.referee3Pinto, Ana Maria Aparecida Saul-
dc.date.accessioned2018-10-08T14:51:11Z-
dc.date.available2018-08-23-
dc.date.available2018-10-08T14:51:11Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.identifier.citationRUBIA, Marcos de Almeida. Prática docente no ensino superior: as possibilidades do vídeo como recurso didático-pedagógico . 2018. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/4861-
dc.description.resumoNa sociedade contemporânea as atividades em sala de aula têm sido revistas na perspectiva de integrar as novas tecnologias com atividades reflexivas e mais participativas. Esta investigação parte do pressuposto de que o vídeo pode ser utilizado como material didático nas aulas do ensino superior, produzindo uma aprendizagem dinâmica e mobilizadora. Para tanto, toma-se para discussão a seguinte questão de pesquisa: como o professor percebe o uso do vídeo como recurso didático-pedagógico nas práticas docentes no ensino superior, em específico nas licenciaturas? Trata-se de uma investigação qualitativa que considera pesquisas já realizadas, e também a análise de um questionário aplicado em docentes de licenciatura com o objetivo de compreender a percepção do professor quanto ao uso do vídeo como recurso didático-pedagógico nas práticas docentes no ensino superior. Como fundamentação teórica serão utilizados os estudos de Freire, Machado, Moran, Kenski e Levy e para fundamentação da questão didático-pedagógica serão utilizados os estudos de Franco, Pimenta, Sacristán e Libâneo. Os dados indicaram que a utilização pedagógica do vídeo pode produzir inovações na prática docente e têm indicado que as atividades de diálogo e reflexão coletiva são fundamentais para tornar o vídeo um instrumento didático-pedagógico, com rebatimentos favoráveis à aprendizagem dos alunos. O objetivo foi o de compreender a percepção dos professores sobre a utilização do vídeo como recurso didático-pedagógico, em aulas nos cursos de licenciatura. Foi realizada uma revisão da literatura, na perspectiva de Alda Judith Alves-Mazzotti, em que ficou evidenciado que, para o vídeo funcionar como um recurso didático, há a necessidade de que sejam considerados os aspectos voltados à adequada formação dos profissionais, condições institucionais que valorizem o professor e organização didática do conteúdo abrindo espaços para o diálogo construtivo entre o material e os aprendizes.pt_BR
dc.description.abstractIn contemporary society the activities in the classroom have been revised in order to integrate the new technologies with reflexive and more participative activities. This research is based on the assumption that video can be used as didactic material in higher education classes, producing a dynamic and mobilizing learning. In order to do this, the following research question is taken: how does the teacher perceive the use of video as a didactic-pedagogical resource in teaching practices in higher education, specifically in undergraduate programs? This is a qualitative research that considers research already carried out, as well as the analysis of a questionnaire applied to undergraduate teachers in order to understand the teacher's perception of the use of video as a didactic-pedagogical resource in teaching practices in higher education . As a theoretical basis, the studies of Freire, Machado, Moran, Kenski and Levy will be used and the studies of Franco, Pimenta, Sacristán and Libâneo will be used to substantiate the didactic-pedagogical question. The research already analyzed has indicated that the pedagogical use of video can produce innovations in teaching practice and have indicated that the activities of collective dialogue and reflection are fundamental to make the video a didactic-pedagogical instrument, with favorable reflections to students' learning. The objective is to understand teachers' perception about the use of video as a didactic-pedagogical resource in classes in undergraduate courses. A review of the literature was made, from the perspective of Alda Judith Alves-Mazzotti, in which it was evidenced that for the video to function as a didactic resource, there is a need to consider aspects related to the adequate training of professionals, institutional conditions that value the teacher and didactic organization of the content opening spaces for the constructive dialogue between the material and the apprentices.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Santos - Católica de Santospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesRUBIA, Marcos de Almeida. Prática docente no ensino superior: as possibilidades do vídeo como recurso didático-pedagógico . 2018. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpráticas docente; ensino superior; recursos didáticos-pedagógicos; vídeopt_BR
dc.subjectteaching practices; higher education; didactic and pedagogical resources; videopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrática docente no ensino superior: as possibilidades do vídeo como recurso didático-pedagógico.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice in higher education: the possibilities of video as didactic-pedagogical resource.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos de Almeida Rubia.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.