TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCanato, Luíza Girolamo-
dc.creator.ID409.734.348-30pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049896123877379pt_BR
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee2Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.referee3Rosito, Margaréte May Berkenbrock-
dc.contributor.referee4Monfredini, Ivanise-
dc.date.accessioned2019-01-31T11:32:26Z-
dc.date.available2018-08-28-
dc.date.available2019-01-31T11:32:26Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationCANATO, Luíza Girolamo. As representações profissionais de professores atuantes no ensino fundamental II sobre a identidade docente. 2018. 260 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/5081-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar as representações profissionais de professores do Ensino Fundamental II (EF II) a respeito da identidade docente. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais/TRS, de Moscovici (1978), em Blin (1997) e Abdalla (2006, 2008, 2016, 2017), para compreender as representações sociais e profissionais desses professores; e em Dubar (1997, 2005), quanto ao estudo da identidade e da socialização profissional; assim como em autores que se dedicam à formação e à prática profissional. A pesquisa desenvolvida se articula com o projeto de pesquisa maior intitulado ¿O Professor do Ensino Fundamental II: políticas, práticas e representações¿, no âmbito do Grupo de Pesquisa/CNPq ¿Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas¿, e integra, também, o Centro Internacional de Representações Sociais e Subjetividade em Educação/CIERS-Ed/FCC. Trata-se de um estudo que visa a subsidiar reflexões sobre as ações docentes desenvolvidas nos contextos de formação e de trabalho, de modo a problematizar as políticas, práticas e representações, que configuram a linguagem do campo profissional. A investigação assume uma abordagem qualitativa e se desenvolve, metodologicamente, por meio das seguintes etapas: 1ª aplicação de questionário para 20 professores atuantes no Ensino Fundamental II, contendo 28 questões fechadas; e 2ª entrevistas semiestruturadas com 05 professores, que participaram da etapa anterior, a fim de retomar determinadas questões e aprofundá-las. Os resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2007) e dos referenciais teórico-metodológicos já mencionados, e configuram três dimensões de análise: a identitária, a contextual e a funcional/profissional. A dimensão identitária estrutura algumas das representações profissionais dos professores do EF II a respeito de sua própria identidade docente. A dimensão contextual apresenta reflexões sobre a estrutura e a organização institucional e a influência do contexto de trabalho na constituição identitária dos professores participantes da pesquisa. E, finalmente, a dimensão funcional/profissional busca analisar como o exercício da atividade e a imagem profissional são representados por esses sujeitos. Com efeito, espera-se contribuir com o estudo das relações entre representações, práticas e identidades profissionais em interação com o contexto de trabalho do EF II.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the professional representations of teachers of Elementary School II (EF II) regarding teacher identity. It is based on the Theory of Social Representations / TRS, from Moscovici (1978), in Blin (1997) and Abdalla (2006, 2008, 2016, 2017), to understand the social and professional representations of these teachers; and in Dubar (1997, 2005), on the study of professional identity and socialization; as well as authors who dedicate themselves to training and professional practice. The research developed is articulated with the major research project entitled ""The Teacher of Elementary Education II: policies, practices and representations"", within the scope of the Research Group / CNPq ""Teaching Institutions: policies and pedagogical practices"", and also integrates, , the International Center for Social Representations and Subjectivity in Education / CIERS-Ed / FCC. It is a study that aims to subsidize reflections on the teaching actions developed in the contexts of training and work, in order to problematize the policies, practices and representations that configure the language of the professional field. The research takes a qualitative approach and is developed, methodologically, through the following steps: 1st application of a questionnaire for 20 teachers working in Elementary School II, containing 28 closed questions; and 2nd semistructured interviews with 05 teachers, who participated in the previous stage, in order to retake certain questions and deepen them. The results were analyzed through the technique of content analysis (BARDIN, 2007) and the theoretical-methodological references already mentioned, and configure three dimensions of analysis: identity, contextual and functional / professional. The identity dimension structures some of the professional representations of EF II teachers regarding their own teaching identity. The contextual dimension presents reflections on the structure and institutional organization and the influence of the work context on the identity constitution of the teachers participating in the research. And, finally, the functional / professional dimension seeks to analyze how the exercise of the activity and the professional image are represented by these subjects. In fact, it is hoped to contribute to the study of the relations between representations, practices and professional identities in interaction with the working context of the EF II.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesCANATO, Luíza Girolamo. As representações profissionais de professores atuantes no ensino fundamental II sobre a identidade docente. 2018. 260 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectrepresentações profissionais; identidade docente; teoria das representações sociais; ensino fundamental IIpt_BR
dc.subjectprofessional representations; teaching identity; theory of social representations; elementary school IIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs representações profissionais de professores atuantes no ensino fundamental II sobre a identidade docente.pt_BR
dc.title.alternativeThe professional representations of teachers working in Elementary School II on the teaching identity.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luiza Girolamo Canato.pdfDissertação_Mestrado em Educação2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.