TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/529
Tipo: Dissertação
Título: Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
Autor(es): Orsatti, Paula
Primeiro Orientador: Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos
Resumo: O presente trabalho tem como temática central os desejos e prática de consumo de jeans de marca. O mesmo é resultante de um survey realizado com homens e mulheres de 25 a 49 anos, com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, residentes na cidade de Santos, SP sede metropolitana da Região da Baixada Santista. O percurso metodológico e conceitual foi construído a partir das informações já disponibilizadas em livros e artigos acadêmicos, através da contribuição de autores como Engel, Blackwell, Miniard, Solomon, entre outros, além de abordagem de aspectos teóricos e históricos sobre a Moda, sobre jeans e também sobre o segmento do luxo. Para complementar o trabalho foi realizado um survey para entender como se dá este tipo de consumo na cidade de Santos e elucidar aspectos relacionados ao consumo, a partir da experiência do grupo pesquisado, como o consumidor escolhe e compra seu jeans, quais são as influências, os atributos mais relevantes e suas preferências. A escolha pelo produto jeans de marca tem relação à oportunidade e pertinência do mesmo, por ser um produto commodity que, em sua fabricação, diferencia-se principalmente pelas inúmeras marcas presentes no mercado. Claro que existem diversos processos de lavagens, cortes e tinturas, mas com os avanços tecnológicos e concorrência tão acirrada que temos atualmente, uma técnica, um processo aplicado hoje, além de poder ser copiado com mais facilidade, pode ser superado amanhã. Uma marca é mais difícil de ser copiada, pois uma marca tem história, valor simbólico assimilado pelo consumidor.
Palavras-chave: marca
consumo de jeans de marca
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citação: ORSATTI, Paula. Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/529
Data do documento: 31-Jan-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Orsatti.pdf728.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.