TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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dc.creatorBarros, Alexandre Silva de-
dc.creator.IDCPF:12124547828por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7881155797042026por
dc.contributor.advisor1Serralvo, Francisco Antonio-
dc.contributor.advisor1IDCPF:510908738por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2999474609778308por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:39:36Z-
dc.date.available2007-10-29-
dc.date.issued2007-05-28-
dc.identifier.citationBARROS, Alexandre Silva de. As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/536-
dc.description.resumoOs pequenos e médios supermercados são um importante segmento da economia brasileira e da região da Baixada Santista, com grande importância no desenvolvimento regional na criação de empregos diretos e indiretos, mas especificamente nesta região é pouco tratado pelos estudos acadêmicos. Esta dissertação analisa como estas organizações podem colaborar para a manutenção e a sobrevivência dos pequenos supermercados, ao estudar o caso de uma experiência regional na Baixada Santista, a Rede Litoral, na sua forma de operacionalizar e desenvolver atividades. Neste sentido, identifica-se nas Centrais de Negócios um instrumento importante de competitividade para os supermercados independentes, por meio da economia de escala e escopo que proporciona, podendo ser aplicada nas diversas atividades de sua cadeia de valor e podendo transformar-se em fonte de vantagem competitiva, além de superar suas limitações individuais para o seu pleno desenvolvimento. A dissertação desenvolve os principais conceitos ligados às Centrais de Negócios, identificando o varejo e suas particularidades, o setor supermercadista e seu histórico, a competitividade no setor e o desenvolvimento do associativismo entre empresas, que resultou na criação das Centrais de Negócios e aborda os fatores de competitividade por meio da análise da estrutura do setor e do desenvolvimento da cadeia de valor. A conclusão discute os resultados da pesquisa com os associados sobre a sua competitividade no mercado com a participação na Rede Litoral e indicam as principais atividades que agregam valor na Central de Negócios.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentOrganização e gestãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Gestão de Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvarejopor
dc.subjectredes de empresaspor
dc.subjectcentral de negóciospor
dc.subjectsupermercadospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAs centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercadospor
dc.typeDissertaçãopor
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