TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5421
Type: Dissertação
Title: A evasão escolar na perspectiva docente e discente: um olhar para a permanência estudantil em cursos técnico-profissionalizantes (nível médio)
Other Titles: School Dropout in the perspective Student and Teachers: A look at permanence to retain Students in Vocational Technical Courses high School Level
Author(s): Silva, Everton Gomes da
First Advisor: Gomes, Marineide de Oliveira
First member of the board: Gomes, Marineide de Oliveira
Second member of the board: Monfredini, Ivanise
Third board member: Campos, Elisabete Ferreira Esteves
Abstract: A pesquisa aborda o tema da evasão escolar em dois cursos de nível médio técnico profissionalizante de uma Escola Técnica Estadual (Etec) localizada na região da Baixada Santista/ SP. Os cursos pesquisados (Técnico em Secretariado e Técnico em Turismo Receptivo) apresentam a menor e maior taxa de evasão estudantil respectivamente. Conforme levantamento de dados, no período de 2015 a 2017, a evasão nesses cursos oscilou de 33% a 54 %, o que motivou a elaboração desta pesquisa. Apesar de o ingresso em um curso técnico ocorrer, supostamente, em função do interesse do discente, há fatores diversos que levam à desistência do curso. A pesquisa objetivou investigar e discutir esses fatores com a participação de docentes ativos e discentes egressos, além dos estudantes evadidos desses cursos nos últimos anos. Configura-se com abordagem quanti- qualitativa, com levantamento bibliográfico, análise documental, questionários online com discentes, sondagens com docentes dos cursos investigados e entrevistas coletivas com discentes, buscando entender as causas das decisões dos alunos em desistir da escola. O trabalho tem por referencial teórico autores que tratam do tema da evasão escolar no âmbito do direito à educação e das Políticas Públicas Educacionais e das relações entre educação e trabalho em cursos técnico profissionalizantes, objetivando identificar como estes sujeitos compreendem a problemática da evasão e as possibilidades político-pedagógicas para minimizar o problema e favorecer a permanência estudantil. Os resultados indicam que a evasão escolar é um fenômeno complexo, provocado por fatores externos e internos e que muitas vezes se entrelaçam, sendo necessário a formulação de políticas educacionais para que seja garantido, de fato, o direito à Educação. No contexto escolar o protagonismo dos estudantes, a reflexão crítica sobre as relações entre educação e trabalho em contextos de profissionalização, a mudança de práticas escolares (afetivas, de acolhimento, pedagógicas, entre outras) e sobretudo, a escuta dos atores envolvidos, em especial, os estudantes, podem contribuir para a permanência dos estudantes na escola
Abstract: The research addresses the topic of school dropout in two technical secondary level courses at a State Technical School (Etec) located in the Baixada Santista / SP (the urban area around the Atlantic Port of Santos, Brazil). The courses researched (Technician in Secretariat and Technician in Receptive Tourism) present the lowest and highest student dropout rate respectively. According to data collection, in the period from 2015 to 2017, evasion in these courses ranged from 33 to 54%, which motivated the elaboration of this research. Although admission to a technical course occurs, supposedly, born out the interest of the student, there are several factors that lead students dropping out. The research aimed to investigate and discuss these factors with the participation of active faculty and alumni, as well as the students who have escaped these courses in recent years. It is configured with a quantitative-qualitative approach, with a bibliographical survey, documentary analysis, online questionnaires with students, surveys with teachers of the courses investigated and collective interviews with students, seeking to understand the causes of students' decisions to drop out of school. The work has as theoretical reference authors dealing with the issue of school dropout in the scope of the right to education and Public Educational Policies and the relationship between education and work in professional technical courses, aiming to identify how these subjects understand the problem of evasion and the possibilities political-pedagogical to minimize the problem and favor student stay. The results indicate that school dropout is a complex phenomenon, caused by external and internal factors that often intertwine, and it is necessary to formulate educational policies so that, in fact, the right to education is guaranteed. In the context of the school, the protagonism of the students, the critical reflection on the relations between education and work in professional contexts, the change of school practices (affective, welcoming, pedagogical, among others) and, above all, willingness to listen to actors involved, specially the students, can contribute to the permanence of the students in the school.
Keywords: evasão escolar; curso técnico profissionalizante; políticas públicas educacionais; direito à educação
school dropout; vocational technical course; public educational policies; right to education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: SILVA, Everton Gomes da. A evasão escolar na perspectiva docente e discente: um olhar para a permanência estudantil em cursos técnico-profissionalizantes (nível médio). 2019. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2019.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5421
Issue Date: 24-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Everton Gomes da Silva.pdfDissertação_Mestrado em Educação4.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.