Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/578
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Guimarães, Eduardo da Silva | - |
dc.creator.ID | CPF:26271546803 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8952765845112669 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Rosa Maria Ferreiro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:78355915887 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4240722143218725 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:42:10Z | - |
dc.date.available | 2011-03-31 | - |
dc.date.issued | 2010-06-10 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARES, Eduardo da Silva. Estresse ocupacional em professores de uma escola estadual e a qualidade funcional na prática docente. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/578 | - |
dc.description.resumo | Este estudo buscou compreender o impacto do estresse ocupacional e a relação com a qualidade funcional na prática docente. Como universo de pesquisa estudou-se a rede Estadual pública de ensino de São Paulo e como cenário de pesquisa uma unidade de ensino situada na cidade do Guarujá no litoral paulista. O objetivo da pesquisa foi o de mensurar o estresse ocupacional na população de professores participantes além, de relacionar o nível de estresse as diferentes categorias, vínculos e gêneros as quais se encontram os professores na rede educacional estadual. Além disso, buscou-se localizar quais os estressores em potencial presentes na escola e relaciona-los as condições insalubres de trabalho. Para mensuração do estresse utilizou-se como instrumento de pesquisa o Job Stress Scale que tem como base o modelo Demanda-Controle de pesquisa sobre estresse ocupacional, relacionando a demanda do trabalho ao controle do trabalhador. Utilizou-se também, um questionário com base sóciodemográfica e a análise de documentos disponibilizados na escola pesquisada. A pesquisa que tem abordagem qualitativa utilizou-se da classificação do estresse após a distribuição por quadrantes proposto no modelo Demanda-Controle. Procurou-se neste estudo de saúde coletiva fazer uma relevante revisão do histórico e da trajetória da educação e do professor no Brasil e no Estado de São Paulo, o que nos permitiu elucidações pertinentes quanto ao quadro evolutivo da saúde e das condições de trabalho atuais como visto no transcorrer deste estudo. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Saúde Coletiva | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Saúde Coletiva | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | estresse ocupacional | por |
dc.subject | professor | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | por |
dc.title | Estresse ocupacional em professores de uma escola estadual e a qualidade funcional na prática docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Saúde Coletiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eduardodasilva.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.