TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
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dc.creatorGuimarães, Eduardo da Silva-
dc.creator.IDCPF:26271546803por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8952765845112669por
dc.contributor.advisor1Pinto, Rosa Maria Ferreiro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:78355915887por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240722143218725por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:42:10Z-
dc.date.available2011-03-31-
dc.date.issued2010-06-10-
dc.identifier.citationGUIMARES, Eduardo da Silva. Estresse ocupacional em professores de uma escola estadual e a qualidade funcional na prática docente. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/578-
dc.description.resumoEste estudo buscou compreender o impacto do estresse ocupacional e a relação com a qualidade funcional na prática docente. Como universo de pesquisa estudou-se a rede Estadual pública de ensino de São Paulo e como cenário de pesquisa uma unidade de ensino situada na cidade do Guarujá no litoral paulista. O objetivo da pesquisa foi o de mensurar o estresse ocupacional na população de professores participantes além, de relacionar o nível de estresse as diferentes categorias, vínculos e gêneros as quais se encontram os professores na rede educacional estadual. Além disso, buscou-se localizar quais os estressores em potencial presentes na escola e relaciona-los as condições insalubres de trabalho. Para mensuração do estresse utilizou-se como instrumento de pesquisa o Job Stress Scale que tem como base o modelo Demanda-Controle de pesquisa sobre estresse ocupacional, relacionando a demanda do trabalho ao controle do trabalhador. Utilizou-se também, um questionário com base sóciodemográfica e a análise de documentos disponibilizados na escola pesquisada. A pesquisa que tem abordagem qualitativa utilizou-se da classificação do estresse após a distribuição por quadrantes proposto no modelo Demanda-Controle. Procurou-se neste estudo de saúde coletiva fazer uma relevante revisão do histórico e da trajetória da educação e do professor no Brasil e no Estado de São Paulo, o que nos permitiu elucidações pertinentes quanto ao quadro evolutivo da saúde e das condições de trabalho atuais como visto no transcorrer deste estudo.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentSaúde Coletivapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Saúde Coletivapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectestresse ocupacionalpor
dc.subjectprofessorpor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleEstresse ocupacional em professores de uma escola estadual e a qualidade funcional na prática docentepor
dc.typeDissertaçãopor
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