TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Bernardo Pinheiro Cardoso de Brito-
dc.creator.ID540.436.623-00pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208110307684980pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee2Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee3Queiroz, Zuleide Fernandes de-
dc.date.accessioned2021-02-23T13:55:38Z-
dc.date.available2020-02-20-
dc.date.available2021-02-23T13:55:38Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Bernardo Pinheiro Cardoso de Brito. Curso de medicina da Universidade Federal do Cariri: sua origem e consolidação (2001-2018). 2020. 482 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/6121-
dc.description.resumoUm curso de Medicina era cada vez mais necessário na região do Cariri cearense. Apesar de contar com serviços médicos desde o século XIX e com estruturas hospitalares desde o primeiro quartil do século XX, a região do Cariri recebeu seu primeiro curso público de Medicina apenas no século XXI. O presente trabalho objetiva analisar o curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sob o ponto de vista histórico. Este estudo quali-quantitativo de cariz historiográfico principia por realizar uma contextualização geográfica, histórica e socioeconômica da região onde se insere o curso; descreve o percurso do ensino médico no Brasil do seu início até a chegada do curso médico na região do Cariri; realiza levantamento documental e iconográfico de marcos históricos e políticos de sua criação, ainda como expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC), seu processo de consolidação, também destacando seu processo de transição com a criação da UFCA. Neste recorte histórico são investigados aspectos da cultura organizacional da instituição e suas expressões nos campos das culturas empírica, científica e política. Após o levantamento documental, são analisados dados coletados a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e personagens públicos participantes do processo de criação e consolidação desta instituição. Os referenciais teóricos utilizados são NÓVOA (2010) e ESCOLANO (2017), os quais fundamentam a análise dos dados coletados a partir da história das Instituições, cultura organizacional e cultura escolarpt_BR
dc.description.abstractA medical course was increasingly needed in the Cariri region of Ceará. In spite of having medical services since the 19th century and hospital structures since the first quarter of the 20th century, the Region of Cariri received its first public medical course only in the 21st century. This work aims to analyze the medical course of the Federal University of Cariri (UFCA) from the historical point of view. This quali-quantitative study of historiographic nature begins by performing a geographical, historical and socioeconomic contextualization of the region where the course is inserted; it describes the path of medical education in Brazil from its inception to the arrival of the medical course in the Cariri region; conducting documentary and iconographic survey of historical and political landmarks of its creation, yet as an expansion of the Federal University of Ceará (UFC), its consolidation process, also highlighting its transition process with the creation of UFCA. In this historical contour we investigate aspects of the institution's organizational culture and its expressions in the fields of empirical, scientific and political cultures. After the documentary survey, data is collected from questionnaires and semi-structured interviews with students, teachers and public characters who have participated in the process of creation and consolidation of this institution. The theoretical references used are NÓVOA (2010) and ESCOLANO (2017), which underlie the analysis of data collected from the history of the Institutions, organizational culture and school culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesGONÇALVES, Bernardo Pinheiro Cardoso de Brito. Curso de medicina da Universidade Federal do Cariri: sua origem e consolidação (2001-2018). 2020. 482 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino superior; cursos de medicina; ensino público; região do cariript_BR
dc.subjecthigher education; medical courses; public education; cariri regionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCurso de medicina da Universidade Federal do Cariri : sua origem e consolidação (2001-2018)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bernardo Pinheiro Cardoso de Brito Gonçalves.pdfDissertação_Mestrado em Educação16.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.