TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Camila Emilio de-
dc.creator.ID367.907.128-01pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9312642573433325pt_BR
dc.contributor.advisor1Saul, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6664628457125646pt_BR
dc.contributor.referee1Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee2Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee3Oliveira, Cristiane Tavares C. de-
dc.contributor.referee4Gomes, Marineide de O.-
dc.date.accessioned2021-03-11T15:42:03Z-
dc.date.available2020-08-31-
dc.date.available2021-03-11T15:42:03Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationMORAES, Camila Emilio de. Análise da formação continuada de professores no âmbito do programa educação inovação conectada. 2020. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/6281-
dc.description.resumoNo contexto da produção científica que articula educação e tecnologias, evidencia-se uma possível carência formativa na trajetória dos professores, em especial para o uso de tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, o seu potencial motivador nos processos de ensino e aprendizagem. Buscando compreender melhor a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais na educação básica, essa pesquisa se propôs a realizar uma reflexão crítica sobre o Programa Educação Inovação Conectada (PEIC), articulado com políticas públicas já existentes como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o qual tem uma proposta de implementação de ações inovadoras em sala de aula, por meio da tecnologia, e de um plano de formação continuada para professores e gestores com cursos específicos sobre práticas pedagógicas mediadas por tecnologia, cultura digital e outros recursos. A análise desse Programa justifica-se por ser o mais recente sobre uso de tecnologias na educação, por ter a pretensão de abranger todo o Brasil, também pelo fato de que não tenha sido ainda muito estudado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com as seguintes etapas: 1) revisão da literatura, por meio de estudos de dissertações e teses que trataram da temática, objetivando compreender o avanço da produção científica no recorte temático estabelecido para a investigação; 2) estudo de autores que trataram da formação continuada de professores, com destaque para o conceito de formação permanente; 3) análise do Programa Educação Inovação Conectada (PEIC), focalizando a proposta de formação continuada de docentes para e com o uso das tecnologias anunciada pelo programa. Essa pesquisa oferece contribuições para o campo da formação de professores, ao problematizar aspectos importantes da inclusão tecnológica na prática pedagógica de professores, a partir de um quadro crítico de análise.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of scientific production that articulates education and technologies, there is a possible lack of training in the trajectory of teachers, especially for the use of digital technologies and, at the same time, their motivating potential in teaching and learning processes. Seeking to better understand the continuing teacher education for the use of digital technologies in basic education, this research proposed to carry out a critical reflection on the Brazilian Program ¿Educação Inovação Conectada¿ (PEIC), articulated with existing public policies such as the Brazilian National Education Plan ( PNE) and the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), which has a proposal for implementing innovative actions in the classroom, using technology, and a plan for continuing teacher education and managers with specific courses on mediated pedagogical practices by technology, digital culture and other resources. The analysis of this Program is justified because it is the most recent on the use of technologies in education, because it intends to cover the entire Brazil, also because it has not been studied yet. The research, with a qualitative approach, had the following steps: 1) literature review, through studies of dissertations and theses that dealt with the theme, aiming to understand the advance of scientific production in the thematic framework established for the investigation; 2) study by authors who dealt with the continuing teacher education , with emphasis on the concept of permanent teacher education; 3) analysis of the Brazilian Program ¿Educação Inovação Conectada¿, focusing on the proposal for continuing teacher education for and with the use of technologies announced by the program. This research offers contributions to the field of teacher education, by problematizing important aspects of technological inclusion in the pedagogical practice of teachers, from a critical analysis framework.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesMORAES, Camila Emilio de. Análise da formação continuada de professores no âmbito do programa educação inovação conectada. 2020. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectformação continuada; políticas públicas; tecnologias digitais; formação de professorespt_BR
dc.subjectcontinuing teacher education; public policy; digital technologies; teacher education; permanent teacher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise da formação continuada de professores no âmbito do programa educação inovação conectadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Emilio de Moraes.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.