TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Marli dos Reis dos-
dc.creator.ID520.015.809-59pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381642072202709pt_BR
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee2Placco, Vera Maria Nigro de Souza-
dc.contributor.referee3Ens, Romilda Teodora-
dc.contributor.referee4Rosito, Margaréte May Berkenbrock-
dc.contributor.referee5Pinto, Alexandre Saul-
dc.date.accessioned2021-06-24T15:30:33Z-
dc.date.available2020-10-28-
dc.date.available2021-06-24T15:30:33Z-
dc.date.issued2020-10-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Marli dos Reis dos. Professores de língua portuguesa e matemática: representações sociais sobre a docência. 2020. 279 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/6583-
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve-se a partir do Projeto maior intitulado ¿O Professor do Ensino Fundamental II: políticas, práticas e representações¿, e tem como objetivos analisar e compreender as representações sobre a docência dos Professores de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam anos finais do Ensino Fundamental da rede pública da região da Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Nesta perspectiva fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) (MOSCOVICI, 1978, 2003, 2012), complementada pela Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1996, 1998, 2001), introduzindo uma breve reflexão sobre o conceito de identidade, discutido por Dubar (1998, 2005, 2006), Hall (2000), Placco e Souza (2010, 2011), entre outros. O estudo assume uma abordagem de pesquisa quali-quantitativa, estruturando-se nas seguintes fases: aplicação de questionário para 157 professores, sendo 90 da disciplina de Língua Portuguesa e 67 de Matemática; entrevistas com 11 professores, incluindo 15 narrativas, que versam sobre sua formação e exercício docente na tentativa de captar o que significa a docência e os motivos que os levaram a escolher essa profissão. A seleção desses professores recaiu por lecionarem disciplinas, que estão na linha ¿de frente¿ das avaliações de larga escala, enfrentando desafios e pressões por resultados satisfatórios nas avaliações, tais como SAEB e SARESP. Depreendeu-se que os sujeitos da pesquisa ancoram o sentido sobre a docência em duas dimensões: pessoal e profissional. A primeira, pessoal, coloca acento na imagem que os sujeitos têm da docência de dentro para fora, carregando o sentido de aprender como um processo contínuo e, em consequência, como uma ação que enriquece a profissão e promove mudanças sociais; a segunda, profissional, seria a imagem que os sujeitos têm do exercício docente, de fora para dentro, trazendo o pensamento deles envolvido na ação de ¿ensinar¿, que se traduz em essencialidade, quando instiga transformação de vidas. Estas dimensões desdobram-se em sete unidades de sentido que se entrelaçam, mapeando a docência como idealizada, instrumento de transformação, vocação, desvalorizada e de um exercício da profissão ligado às vivências significativas e dilemas, de transformação e de afetividade. Os dados empíricos demonstram que os professores, sujeitos da pesquisa, representam e conferem um status à docência de missionária, redentora e transformadora de indivíduos e da sociedade. Assim, os professores produzem, comunicam e compartilham o pensamento de essencialidade à docência a partir da constituição de um saber identitário, que a caracteriza como produtora de sentido no contexto da transformação social.pt_BR
dc.description.abstractThis work develops from the larger Project entitled ¿The Teacher of Elementary Education II: policies, practices and representations¿, and aims to analyze and understand the representations about the teaching of Portuguese and Mathematics Teachers, who work in final years of Public Elementary School in the metropolitan region of Baixada Santista (RMBS). In this perspective it is based on the Theory of Social Representations (TRS) (MOSCOVICI, 1978, 2003, 2012), complemented by the Theory of the Central Nucleus (ABRIC, 1996, 1998, 2001), introducing a brief reflection on the concept of identity, discussed by Dubar (1998, 2005, 2006), Hall (2000), Placco e Souza (2010, 2011) among the others. The study takes a qualitative and quantitative research approach, structured in the following phases: application of a questionnaire to 157 teachers, 90 of them in the Portuguese Language and 67 in Mathematics; interviews with 11 teachers, including 15 narratives, which deal with their training and teaching practice in an attempt to capture what teaching means and the reasons that led them to choose this profession. The selection of these teachers fell back for teaching subjects, which are at the ¿front line¿ of large-scale assessments, facing challenges and pressures for satisfactory results in assessments, such as SAEB and SARESP. It was found that the research subjects anchor the meaning of teaching in two dimensions: personal and professional. The first emphasizes the image that subjects have of teaching from the inside out, carrying the sense of learning as a continuous process and, as a consequence, as an action that enriches the profession and promotes social changes; the second, professional, would be the image that the subjects have of the teaching exercise, from outside to inside, bringing their thinking involved in the action of ¿teaching¿, which translates into essentiality when it instigates life transformation. These dimensions unfold into seven units of meaning, which intertwine, mapping teaching as idealized, as an instrument of transformation, vocation, devalued and an exercise of the profession linked to significant experiences and dilemmas, of transformation and affection. The empirical data demonstrate that the professors, subjects of the research, represent and give a status to teaching as a missionary, redemptive and transforming individuals and society. Thus, teachers produce, communicate and share the thought of essentiality to teaching from the constitution of an identity knowledge, which characterizes it as a producer of meaning in the context of social transformation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Marli dos Reis dos. Professores de língua portuguesa e matemática: representações sociais sobre a docência. 2020. 279 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdocência; educação básica; ensino fundamental II; representações sociaispt_BR
dc.subjectteachin;. basic education; elementary school II; social representationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProfessores de língua portuguesa e matemática: representações sociais sobre a docênciapt_BR
dc.title.alternativePortuguese language and mathematics teachers: social representations about teachingpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marli dos Reis dos Santos.pdfTese_Doutorado em Educação3.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.