TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Direito
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6602
Type: Tese
Title: O discurso da desigualdade e da igualdade na pesquisa em educação: ditos, inauditos, interditos e contraditos
Other Titles: The discourse of inequality and equality in educational research: said, unheard, interdicted and contradicted
Author(s): Galvanese, Ricardo Costa
First Advisor: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
First member of the board: Arelaro, Lisete Regina Gomes
Second member of the board: Silva, Cesar Agenor Fernandes da
Third board member: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Fourth member of the board: Barreira, Luiz Carlos
Fifth board member: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Abstract: Tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, na Linha de Pesquisa Formação de Professores: políticas e práticas da Universidade Católica de Santos, que tem como objeto o processo de legitimação discursiva da igualdade como valor pedagógico na pesquisa em educação. Ao analisar o discurso pedagógico, positivado em teses de doutorado, acolhe, interpreta, critica e reproduz o tensionamento dialético entre desigualdade e igualdade que formata a sociedade brasileira. Para tanto a pesquisa debruçou-se sobre a textualidade de 624 teses de doutoramento na área da educação, defendidas entre 2014 e 2016 em universidades públicas brasileiras. Neste universo, foram localizadas 50 teses que tematizam a igualdade e, destas, selecionadas 06 em que tal tematização atravessa toda a estrutura textual. O objetivo foi investigar, na tessitura conceitual da textualidade das teses, interpretadas como teorizações da prática educativa, a relevância axiológica da igualdade na compreensão do sentido da educação presente no discurso da pesquisa pedagógica, no contexto das contradições que caracterizam a sociedade brasileira. A fundamentação desta investigação situa-se entre dois paradigmas epistemológicos: o crítico-dialético que possui uma intencionalidade emancipatória e o fenomenológico-hermenêutico, orientado por uma intencionalidade consensual. Para tanto, articula como fundamentação na análise do objeto a teoria filosófico-política de Norberto Bobbio, centrada na apreensão ideológico-política do valor da igualdade; a teoria pedagógico-libertadora de Paulo Freire que incorpora a igualdade na práxis educativa, e a teoria pragmático-comunicativa de Jürgen Habermas sobre a tematização discursiva do valor da igualdade como um componente do mundo da vida. Para operar com coerência conceitual, na construção do objeto de pesquisa, o encontro das teorias de fundamentação acima expostas com as teses investigadas, optou-se pela utilização de pressupostos teóricos e de procedimentos metodológicos oriundos da Análise do Discurso, especialmente da vertente francesa desta. As teses analisadas, em interação dialética com as teorias de fundamentação empregadas, confirmaram e demonstraram a hipótese que orientou deste o seu início essa trajetória investigativa, qual seja, a pesquisa em educação constitui-se: (i) como um discurso que dialeticamente a constitui; (ii) como um discurso político na medida em que, por sua natureza, necessariamente está inserida em disputas de poder social fundamentadas na apreciação ou depreciação da igualdade como valor; (iii) um discurso político crítico na medida em que, analiticamente, tematiza a desigualdade e, axiologicamente, justifica a igualdade, denunciando a primeira como uma condição sociológico-sistêmica opressiva e anunciando a segunda como referência libertadora de sentido à educação.
Abstract: Doctoral thesis developed in the Post-Graduation Program stricto sensu in Education, in the Teacher Education Research Line: policies and practices of the Catholic University of Santos, whose object is the process of discursive legitimation of equality as a pedagogical value in educational research. It is about analyzing how the pedagogical discourse, positive in doctoral theses, welcomes, interprets, criticizes and reproduces the dialectical tension between inequality and equality, which shapes brazilian society. To this end, the research focused on the textuality of 624 doctoral theses in the area of education, defended between 2014 and 2016 in brazilian public universities. In this universe, 50 theses that deal with equality were found and, of these, selected 06 in which such thematization crosses the entire textual structure. The objective was to investigate, in the conceptual framework of the textuality of the theses, interpreted as theories of educational practice, the axiological relevance of equality in understanding the meaning of education present in the discourse of pedagogical research, in the context of the contradictions that characterize brazilian society. The basis of this investigation is located between two epistemological paradigms: the critical-dialectic, which has an emancipatory intention, and the phenomenological-hermeneutic, guided by a consensual intention. To this end, it articulates as a basis, in the analysis of the object: Norberto Bobbio's philosophical-political theory centered on the ideological-political apprehension of the value of equality; the pedagogical-liberating theory of Paulo Freire that incorporates equality in educational praxis and the pragmatic-communicative theory of Jürgen Habermas on the discursive thematization of the value of equality as a component of the world of life. In order to operate with conceptual coherence, in the construction of the research object, the meeting of the theories of reasoning exposed above with the investigated theses, we opted for the use of theoretical assumptions and methodological procedures derived from Discourse Analysis, especially from the French aspect of it. The analyzed theses, in dialectical interaction with the theories of foundations employed, confirmed and demonstrated the hypothesis that guided this investigative trajectory since its beginning, namely: 1. Research in education is constituted as a discourse that dialectically constitutes it; 2. Research in education is constituted as a political discourse insofar as, by its nature, it is necessarily inserted in disputes of social power based on the appreciation or depreciation of equality as a value; 3. Research in education is constituted as a critical political discourse insofar as, analytically, thematizes inequality and, axiologically, justifies equality, denouncing the former as an oppressive sociological-systemic condition and announcing the latter, as a liberating reference meaning to education.
Keywords: educação; pesquisa; desigualdade; igualdade; discurso; criticidade; anúncio; denúncia
education; search; inequality; equality; speech; criticality; announcement; complaint
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: GALVANESE, Ricardo Costa. O discurso da desigualdade e da igualdade na pesquisa em educação: ditos, inauditos, interditos e contraditos. 2020. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6602
Issue Date: 15-Dec-2020
Appears in Collections:Doutorado em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Costa Galvanese.pdfTese_Doutorado em Educação1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.