TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6622
Type: Dissertação
Title: Contribuições do pensamento de Paulo Freire para a alfabetização bilíngue em libras/português de crianças surdas
Author(s): Rodrigues, Flávia Amorim
First Advisor: Pinto, Alexandre Saul
First member of the board: Pinto, Alexandre Saul
Second member of the board: Going, Luana Carramilho
Third board member: Aguiar, Denise Regina da Costa
Abstract: A alfabetização em Libras/Português de indivíduos com surdez é um tema atual e que vem ganhando mais força a partir da década de 1990, em meio a um contexto mais amplo de lutas por justiça social e de instituição de políticas de inclusão de pessoas com deficiência. Trata-se, também, de uma temática que gera debates acalorados, e ainda não equacionados, entre aqueles que defendem que essa alfabetização seja realizada em escolas bilíngues, e os que se põem a favor de que ela ocorra na escola comum, desde que oferecidas as condições necessárias. Nessa pesquisa, é focalizado o trabalho de alfabetização de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado em uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em uma escola pública da cidade de Santos/SP. Com a perspectiva de compreender com mais profundidade o trabalho que vem sendo desenvolvido nesse contexto e oferecer contribuições para (re)pensar a prática-pedagógica, à luz de uma perspectiva crítico-emancipatória de alfabetização, busca-se responder: Que contribuições a pedagogia de Paulo Freire pode oferecer para a alfabetização em Libras/Português de indivíduos com surdez, realizada no Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)? Para responder esta questão, além de princípios da pedagogia freireana, foram utilizados aportes teóricos de diferentes pesquisadores surdos, ouvintes ou codas, com a intenção de se contemplar tanto a cultura ouvinte quanto a surda, buscando-se construir um espaço teórico democrático. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de uma observação participante e os dados foram coletados por meio de registros no diário de bordo da pesquisadora, entrevista com professora do AEE e de análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola-campo. Os achados dessa pesquisa permitiram concluir que princípios freireanos como ¿respeito aos saberes dos educandos¿; ¿respeito à autonomia do educando¿; ¿segurança, competência profissional e generosidade¿, estão presentes em diferentes níveis de intensidade e profundidade na prática da professora, potencializando-a. Também, recortes desses mesmos princípios foram encontrados no corpus do PPP da instituição. Espera-se que as análises realizadas gerem contribuições para estudos sobre alfabetização crítica e estimulem debates acerca da alfabetização de crianças surdas, em um viés emancipatório.
Abstract: Literacy in Libras / Portuguese for individuals with deafness is a current topic and has been gaining more strength since the 1990s, amid a broader context of struggles for social justice and the establishment of policies for the inclusion of people with disabilities. It is also a theme that generates heated debates, and not yet considered, among those who argue that this literacy should be carried out in bilingual schools, and those who are in favor of it occurring in the common school, as long as they are offered. the necessary conditions. This research focuses on the literacy work of a teacher from the Specialized Educational Service, carried out in a Multifunctional Resource Room, in a public school in the city of Santos/SP. With the perspective of understanding in more deeply the work that has been developed in this context and offering contributions to (re) think the pedagogical practice, in the light of a critical-emancipatory perspective of literacy, we seek to answer: What contributions does the pedagogy of Paulo Freire offer for Libras/Portuguese literacy of individuals with deafness, held at the Specialized Educational Service, in the Multifunctional Resource Room? In order to answer this question, in addition to the principles of Freire's pedagogy, theoretical contributions from different deaf, hearing or coda researchers were used, with the intention of contemplating both hearing and deaf culture, seeking to build a democratic theoretical space. The qualitative research was carried out through participant observation and data were collected through records in the researcher's logbook, interviews with an AEE teacher and an analysis of the Pedagogical Political Project of the field school. The findings of this research allowed us to conclude that Freirean principles such as ¿respect for students' knowledge¿; ¿Respect for the autonomy of the student¿; ¿Security, professional competence and generosity¿, are present at different levels of intensity and depth in the teacher's practice, empowering her. Also, excerpts from these same principles were found in the institution's PPP corpus. It is expected that the analyzes carried out will generate contributions to studies on critical literacy and stimulate debates about the literacy of deaf children, in an emancipatory bias.
Keywords: princípios freireanos; prática pedagógica; sala de recursos multifuncionais; atendimento educacional especializado; alfabetização crítica
freirean principles; pedagogical practice; multifunctional resource room; specialized educational assistance; critical literacy.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6622
Issue Date: 16-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia Amorim Rodrigues.pdfDissertação_Mestrado em Educação873.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.