TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSilva, Solange Fideles da-
dc.creator.ID258.193.738-63pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3614972798036029pt_BR
dc.contributor.advisor1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534611937031694pt_BR
dc.contributor.referee1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.referee2Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.contributor.referee3Saviani, Nereide-
dc.date.accessioned2021-09-03T19:45:33Z-
dc.date.available2020-09-30-
dc.date.available2021-09-03T19:45:33Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationSILVA, Solange Fideles da. O papel formativo dos grêmios estudantis nas Escolas Municipais de Santos/SP. 2020. 473 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/6921-
dc.description.resumoEste trabalho aborda duas iniciativas de Grêmios Estudantis municipais em Santos/SP, sob uma perspectiva histórica, política, filosófica e educacional. A primeira proposta estudada deu-se entre 1989 e 1996 nas administrações dos prefeitos Telma de Souza e David Capistrano. A outra iniciativa surgiu em 2014 e segue até 2020 na administração Municipal do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Partindo da pergunta de pesquisa: ¿Que sujeito se busca formar por intermédio dos projetos de Grêmios Estudantis no Município de Santos?¿, buscou-se como objetivo de pesquisa compreender os processos e os condicionantes da formação dos sujeitos, pela atividade Gremista, analisando as concepções de sujeito, em distintos posicionamentos, com a finalidade de identificar como diferentes formulações interfeririam e/ou orientariam os encadeamentos dessa formação. Comparando-se as disposições distintas aportaram-se elementos para a construção de alternativas, sendo que o cerne da pesquisa está na ampliação das possibilidades democratizantes e no resgate da finalidade da educação por intermédio da ação Gremista. Utilizou-se para a construção do texto as provocações nascidas das leituras que compuseram a base teórica estudada e centrada nos conceitos de: autodeterminação em Mészáros; cidadania, humanização e organização da escola e da cultura em Newton Duarte no campo educacional, entre outros. A metodologia apoiou-se num tripé que abarcou: uma pesquisa bibliográfica atrelada à pesquisa e análise documental, que foram posteriormente confrontadas às entrevistas. O trabalho está dividido em: capítulo metodológico; capítulo I ¿ contextualização; o capítulo II - Movimento Estudantil; capítulo III - ressurgimento das agremiações estudantis após o golpe Civil Militar de 1964; capítulo IV ¿ exposição da primeira iniciativa estudada; capítulo V - apresentação do projeto vigente e capítulo VI - análise dos dados coletados. Concluiu-se que os posicionamentos e os encaminhamentos dos projetos são díspares porque partem de axiomas distintos e que se faz necessário um processo de síntese das propostas e um fomento à finalidade última da educação, numa ação coletiva sistêmica, a partir dos espaços criados pela iniciativa de Grêmios Estudantis no Município de Santos/SP.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses two initiatives of municipal Student Associations in Santos/SP, from a historical, political, philosophical and educational perspective. The first proposal studied took place between 1989 and 1996 in the administrations of the mayors Telma de Souza and David Capistrano. The other initiative appeared in 2014 and continues until 2020 in the municipal administration of Mayor Paulo Alexandre Barbosa. Starting from the research question: ¿What subject do you seek to form through Student Guild projects in the municipality of Santos?¿. The objective of this research was to understand the processes and conditions of the formation of the Subjects, by the Guild activity, analyzing the conceptions of subject, in different positions, in order to identify how different formulations would interfere and / or guide the chains of this formation. Comparing the different provisions, elements were provided for the construction of alternatives, and the core of the research is in the expansion of democratizing possibilities and in the rescue of the purpose of education through the Guild action. The provocations born from the readings that comprised the theoretical base studied and centered on the concepts of: self-determination in Mészáros were used for the construction of the text; citizenship, humanization and organization of the school and culture in Newton Duarte in the educational field, among others. The methodology was based on a tripod that it encompassed: a bibliographic research linked to research and documentary analysis, which were later confronted with interviews. The work is divided into: methodological chapter; chapter I - contextualization; chapter II - Student Movement; chapter III - resurgence of student associations after the 1964 Civil Military coup; chapter IV - presentation of the first initiative studied; chapter V - presentation of the current project and chapter VI - analysis of the collected data. It was concluded that the positions and the forwarding of the projects are disparate because they start from different axioms and that it is necessary to synthesize the proposals and promote the ultimate purpose of education, in a systemic collective action, from the spaces created by the initiative of Student Guilds in the Municipality of Santos/SP.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Santos - Católica de Santospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Solange Fideles da. O papel formativo dos grêmios estudantis nas Escolas Municipais de Santos/SP. 2020. 473 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgrêmio estudantil; formação de sujeitos; participação; democratização da educação; alternativapt_BR
dc.subjectstudent guild; subject formation; participation; democratization of education; alternativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel formativo dos grêmios estudantis nas Escolas Municipais de Santos/SPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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