TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7243
Type: Dissertação
Title: Cursos superiores de tecnologia : a percepção dos egressos sobre o processo formativo e o desenvolvimento profissional
Author(s): Alvarez, José Angelo Justo
First Advisor: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
First member of the board: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Second member of the board: Monteiro, Jorge
Third board member: Pereira, Maria Apparecida Franco
Fourth member of the board: Alexandre, Elimar Rodrigues
Abstract: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação que busca analisar e discutir os caminhos da formação superior tecnológica para atender as necessidades da sociedade e do mercado. O trabalho traz um histórico dos cursos superiores da tecnologia, considerando o processo de sua criação até os dias atuais, com objetivo de resgatar questões relacionadas à implantação dos cursos tecnológicos no Brasil. Assumindo uma abordagem qualiquantitativa, com fundamento em Minayo (2002), Gil (2009) e Stake (2011), realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e empírica com objetivo de analisar os impactos da formação na trajetória profissional dos egressos dos Cursos de Tecnologia, em vista das exigências da sociedade e a aceitação desses profissionais no mercado de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi analisar e discutir os caminhos da formação superior tecnológica para atender as necessidades da sociedade e do mercado. Assumindo uma abordagem qualiquantitativa, segundo ensinamentos de Minayo (2002), Gil (2009) e Stake (2011), realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. O processo investigativo desenvolveu -se a partir dos seguintes procedimentos: revisão da literatura e estudo da legislação, procurando relacionar as ideias expressas nos textos e dispositivos legais com os propósitos da pesquisa, com análise dos dados, com reflexões e questionamentos provocados pelas leituras, onde foi possível identificar autores que deram suporte as pesquisas revistas: Frigotto (2007), Saviani (2008), Ciavatta (2012), Kuenzer (2000), Manfredini (2002), Peterossi (1980), e Brandão (2006). A pesquisa apresenta também um breve relato sobre a criação do Centro Paulo Souza e os números dos Cursos Superiores de Tecnologia com base em dados obtidos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. A metodologia da pesquisa para a obtenção de informações dos egressos dos CST´s utilizou um questionário com 41 questões que procuraram analisar o perfil, a trajetória estudantil, a situação econômica/trabalhista antes e depois do término do curso, e as impressões pessoais dos sujeitos sobre a relevância do diploma para sua empregabilidade e evolução profissional. A análise dos dados incluiu um mapeamento sobre dados do Ensino Superior Tecnológico, o que possibilitou detectar que a introdução desse modelo de ensino, atendeu a duas motivações, a primeira a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubistchek e a necessidade de aumento da oferta de vagas no ensino superior, que a princípio ficou conhecido como Cursos Superiores de Curta Duração, não foi bem aceito no mundo acadêmico em virtude de não contemplar os requisitos mínimos para serem igualados no mesmo grau dos cursos de bacharelados/licenciaturas em funcionamento até então e principalmente pelos conselhos de classe, no caso em questão o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, pois o primeiro curso criado foi o de Engenharia. Os resultados da pesquisa apontaram que a grande maioria dos egressos se mostraram satisfeitos com o curso tecnológico escolhido, pois permitiu a inserção no mercado de trabalho na área de formação e a continuidade dos estudos em programas de pós-graduação.
Abstract: This is a research developed in the Graduate Program in Education, master¿s in education that seeks to analyze and discuss the paths of higher technological training to meet the needs of society and the market. The work brings a history of higher education courses in technology, considering the process of its creation to the present day, with the objective of rescuing issues related to the implementation of technological courses in Brazil. Assuming a qualitative and quantitative approach, based on Minayo (2002), Gil (2009) and Stake (2011), a descriptive, documentary and empirical research was carried out in order to analyze the impacts of training on the professional trajectory of those graduating from Technology Courses. , in view of the demands of society and the acceptance of these professionals in the job market. The objective of this research was to analyze and discuss the paths of higher technological training to meet the needs of society and the market. Assuming a qualitative and quantitative approach, according to the teachings of Minayo (2002), Gil (2009) and Stake (2011), a descriptive, bibliographic, and documentary research was carried out. The investigative process was developed based on the following procedures: literature review and legislation study, seeking to relate the ideas expressed in the texts and legal provisions with the research purposes, with data analysis, with reflections and questions caused by the readings, where it was possible to identify authors who supported the revised research: Frigotto (2007), Saviani (2008), Ciavatta (2012), Kuenzer (2000), Manfredini (2002), Peterossi (1980), and Brandão (2006). The research also presents a brief report on the creation of the Paulo Souza Center and the numbers of the CST's based on data obtained from INEP. The research methodology for obtaining information from the CST's graduates used a questionnaire with 41 questions that sought to analyze the profile, the student trajectory, the economic / labor situation before and after the end of the course, and the personal impressions of the subjects on the relevance of the diploma for its employability and professional evolution. The analysis of the data included a mapping on data from Higher Technological Education, which made it possible to detect that the introduction of this teaching model, served two motivations, the first being the developmental policy of the JK government and the need to increase the supply of teaching vacancies. higher education, which at first became known as Superior Short Courses, was not well accepted in the academic world because it does not contemplate the minimum requirements to be matched in the same degree of the bachelor's / undergraduate courses in operation until then and mainly by the boards of directors. class, in this case the Federal Council of Engineering and Architecture, since the first course created was Engineering. The results of the research showed that the vast majority of graduates were satisfied with the technological course chosen, as it allowed them to enter the job market in the area of training and continue their studies in graduate programs.
Keywords: educação; curso superior de tecnologia; egressos; mundo do trabalho
education; higher technology course; graduates; world of work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: ALVAREZ, José Angelo Justo. Cursos superiores de tecnologia: a percepção dos egressos sobre o processo formativo e o desenvolvimento profissional. 2021. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7243
Issue Date: 24-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Angelo Justo Alvarez.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.