TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7244
Type: Tese
Title: Escuta pedagógica : uma possibilidade formativa de ressignificação da prática docente na educação infantil
Other Titles: Pedagogical listening: a formative possibility of resignification of teaching practice in early childhood education
Author(s): Nogueira, Simone do Nascimento
First Advisor: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
First member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Second member of the board: Pimenta, Selma Garrido
Third board member: Saul, Alexandre
Fourth member of the board: Fusari, José Cerchi
Fifth board member: Moreira, Sueli Lima
Abstract: O silenciamento das vozes infantis no contexto escolar, evidenciado em estudos recentes, realizados no âmbito da Educação Infantil, indica que o respectivo contexto é marcado por pouca participação da criança, ausência de diálogo entre adultos e crianças e práticas repetitivas e autoritárias que afetam negativamente a qualidade da educação. Para tanto, a questão problema que orienta esse estudo é: como a escuta pedagógica pode contribuir nos processos formativos de ressignificação da prática docente na educação infantil? Na direção de construir respostas para essa indagação, a partir de um processo formativo, esta pesquisa adotou a metodologia da pesquisa-ação pedagógica (PAPe) enunciada por Franco, que tem, assim como este estudo e a escuta pedagógica, sua base epistemológica constituída na pedagogia crítica freireana. O objetivo principal foi compreender como a escuta pedagógica pode contribuir com os processos formativos de ressignificação da prática docente na Educação Infantil. A PAPe consistiu em encontros investigativo-formativos realizados em duas etapas. A primeira se deu no contexto de uma escola pública de educação infantil e, nos encontros, os cinco docentes que aderiram a investigação, e a pesquisadora, realizaram escutas intencionais das crianças que foram incentivadas a verbalizar seus sentimentos em relação aos espaços/tempos escolares e suas percepções quanto aos processos de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, as narrativas infantis foram objeto de estudo para os participantes realizarem reflexões críticas coletivas. A segunda etapa ocorreu em contexto virtual e consistiu na ressignificação, pelos participantes, das análises realizadas pela pesquisadora sobre conhecimentos construídos a partir da investigação da própria prática na primeira etapa. O corpus da pesquisa foi constituído pelas transcrições das gravações de áudio dos encontros presenciais e virtuais. A transição dos dados brutos para os dados organizados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo e do Método da Interpretação dos Sentidos, tendo sido validada pela triangulação na perspectiva de Minayo. As categorias de análise ¿Da solidão docente ao coletivo pesquisador¿ e ¿Práxis da escuta¿ indicaram que o processo formativo que possibilitou a constituição do coletivo pesquisador foi determinante para a constituição da escuta como pedagógica. As surpresas, descobertas, decepções e dúvidas surgidas a partir da escuta, refletidas criticamente no coletivo, resultaram na conscientização dos docentes quanto à necessidade de a criança ser colaboradora no seu processo de aprendizagem, o que tende a ressignificar a prática docente. O resultado da pesquisa aponta a necessidade de reformulações das políticas públicas de formação docente, investimento institucional relacionado à formação continuada em serviço a partir de processos investigativo-formativos para partilha de saberes e aperfeiçoamento de práticas de escuta das crianças.
Abstract: The silencing of children's voices in the school context, evidenced in recent studies carried out in the context of Early Childhood Education, indicates this context is marked by little participation of children, lack of dialogue between adults and children, and repetitive and authoritarian practices that negatively affect the quality of education. Therefore, the problem question that guides this study is: how pedagogical listening can contribute to the formative processes of resignification of teaching practice in early childhood education? In order to seek answers for this inquiry, from a formative process, this research adopted the Pedagogical Action Research (PAPe, in portuguese) methodology enunciated by Franco, which has, like this study and pedagogical listening, its epistemological basis constituted in the Freirean critical pedagogy. The main objective was to understand how pedagogical listening can contribute to the formative processes of resignification of teaching practice in Early Childhood Education. PAPe consisted of two steps investigative formative meetings. The first step was performed in a early childhood education public school, where the five teachers who joined the investigation and the researcher, carried out intentional listening to the children who were encouraged to verbalize their feelings in relation to school spaces/times and about their perceptions of teaching and learning processes. At the same time, children's narratives were the object of study for the participants to carry out collective critical reflections. The second step took place in a virtual context and consisted, on the participants' resignification, of the analyzes carried out by the researcher on knowledge built from the investigation of their own practice in the first step. The research corpus was made up of transcripts of the audio recordings of the face-to-face and virtual meetings. The transition from raw data to organized data was based on Content Analysis and the Method of Interpretation of Meanings, which has been validated by triangulation from Minayo's perspective. The analysis categories ¿From teaching solitude to the research collective¿ and ¿Praxis of listening¿ indicated that the formative process that enabled the constitution of the research collective was decisive for the constitution of listening as a pedagogical one. Surprises, discoveries, disappointments and doubts arising from listening, critically reflected in the collective, resulted in teachers' awareness of the need for children to collaborate in their learning process, which tends to give new meaning to teaching practice. The research result points to the need for reformulation of public policies for teacher education, institutional investment related to continuing education in service from investigative formative processes for knowledge sharing and improvement of children's listening practices.
Keywords: educação infantil; escuta pedagógica; formação docente; pesquisa-ação pedagógica
early childhood education; pedagogical listening; teacher education; pedagogical action research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Escuta pedagógica: uma possibilidade formativa de ressignificação da prática docente na educação infantil. 2021. 281 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7244
Issue Date: 26-Jun-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone do Nascimento Nogueira.pdfTese_Doutorado em Educação6.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.