TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7264
Type: Tese
Title: Didática no ensino superior : o ato de ensinar com pesquisa na perspectiva do inédito viável
Other Titles: Didactics in higher education: the act of teaching with research in the perspective of unknown viable
Author(s): Pontes, Rosana Aparecida Ferreira
First Advisor: Pimenta, Selma Garrido
First member of the board: Pimenta, Selma Garrido
Second member of the board: Araya, Adrián Rodrigo Baeza
Third board member: Melo, Geovana Ferreira
Fourth member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Fifth board member: Gomes, Marineide de Oliveira
Abstract: Estudos recentes evidenciam que a Didática no Ensino Superior tem sido marcada pela separação entre ensino e pesquisa, sendo concebida, em muitos casos, sob um viés academicista de transmissão de conhecimentos que esvazia os significados e sentidos dos cursos de graduação ¿ e especificamente do curso de Pedagogia ¿, na formação humana, profissional e cidadã de seus estudantes. Partindo dessas marcas e buscando superá-las, esta pesquisa de tese orienta-se pela questão: quais as possibilidades para o ensino com pesquisa ser potencializador do ato didático emancipatório, na formação em Pedagogia, desvelando o inédito viável para os sujeitos participantes do estudo? Por conseguinte, define como objetivo principal: identificar possibilidades para unificar dialeticamente ensino e pesquisa no ato didático emancipatório ¿ enquanto práxis docente no Ensino Superior ¿, fundamentado nos princípios da pedagogia freiriana e assumindo a categoria do inédito viável como estruturante. A investigação de cunho qualitativo, cujas bases epistemológicas se aproximam da dialética materialista histórica, adota as seguintes categorias teóricas de análise: totalidade, historicidade, contradição e mediação. A pesquisa-formação, embasada em Freire, foi a postura metodológica para o estudo coletivo do ato de ensinar com pesquisa na perspectiva do inédito viável, em que os sujeitos participantes foram a professora/pesquisadora e uma turma de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Santos. As aulas das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Conteúdos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa constituíram-se em espaços/tempos da investigação, durante um acompanhamento longitudinal de dois anos. A ensinagem, na perspectiva defendida por Pimenta e Anastasiou, bem como por Vigotski, foi o conceito-síntese que representou a unidade dialética ensino e aprendizagem. A construção do corpus para as análises se deu por meio de registros reflexivos de aulas e de avaliações processuais. Ambos os instrumentos foram elaborados pelos participantes e organizados em dois portfólios coletivos de formação docente. Desse modo, a pesquisa-formação desenvolveu-se em consonância com uma abordagem participativa, transformadora e emancipatória, compatível com a Didática crítica. A historicidade da pesquisa-formação foi analisada por uma metarreflexão dialógica, conforme Bakhtin, aliada à sistematização de núcleos de significação, apoiada em Aguiar e Ozella, que permitiu a apreensão dos sentidos constituídos pelos participantes. As análises revelaram que o processo dialógico vivenciado permitiu que os sujeitos compreendessem e superassem as contradições professor X aluno, aula transmissiva X aula dialogada, teoria X prática, ensino X pesquisa, próprias da concepção didática técnico-instrumental. O estudo concluiu refletindo que ensinar com pesquisa na perspectiva do inédito viável é uma forma humanizada para que o ato didático universitário seja emancipatório e liberte os sujeitos ¿ professor e estudantes ¿ da passividade, a fim de que se revelem como produtores de conhecimento.
Abstract: Recent studies have shown that Didactics in Higher Education has been marked by the separation between teaching and research, being conceived, in many cases, under an academicist bias of knowledge transmission that empties the meanings and senses of undergraduate courses ¿ and specifically the Pedagogy course ¿ in the professional, citizen, and human formation of its students. Starting from these marks and seeking to overcome them, this thesis research is guided by the question: what are the possibilities for teaching with research to be potentiator of the emancipatory didactic act, in the formation in Pedagogy, unveiling the unknown viable for the participating subjects? Therefore, it defines as main objective: identifying possibilities to unify dialectically teaching and research in the emancipatory didactic act ¿ as a teaching practice in Higher Education ¿, based on the principles of Freirean pedagogy and assuming the category of the unknown viable as structuring. This qualitative research, whose epistemological bases are close to historical materialist dialectics, adopts the following theoretical categories of analysis: totality, historicity, contradiction, and mediation. The research-formation, based on Freire, was the methodological posture for the collective study of the act of teaching with research in the perspective of unknown viable, in which the participating subjects were the teacher/researcher and a class of students of the Pedagogy course of the Catholic University of Santos. The classes of the subjects Fundamentals and Practice of Literacy and Content and Methodology of Portuguese Language Teaching were constituted as space/time of research, during a two-year longitudinal follow up. The ensinagem, in the perspective defended by Pimenta and Anastasiou, as well as by Vigotski, was the concept-synthesis for the dialectic unit teaching and learning. The construction of the corpus for the analyses took place through reflective registers of classes and procedural evaluations. Both instruments were elaborated by the participants and organized in two collective portfolios of teaching formation. In this way, the research-formation was developed in line with a participative, transformative, and emancipatory approach, according to critical didactics. The historicity of the research-formation was analyzed by the dialogical metarreflexion, according to Bakhtin, allied to the systematization of nuclei of meaning, supported by Aguiar and Ozella, which allowed the apprehension of the senses constituted by the participants. The analyses revealed that the dialogical process experienced allowed the subjects to understand and overcome the contradictions professor X student, transmissive class X dialogued class, theory X practice, teaching X research, typical of the technical-instrumental didactic conception. The study concluded reflecting that teaching with research in the perspective of unknown viable is a humanized way for the university didactic act to be emancipatory and free the subjects ¿ teacher and students ¿ from passivity to reveal themselves as producers of knowledge.
Keywords: didática no ensino superior; formac¿a¿o em pedagogia; ensinar com pesquisa; inédito viável
didactics in higher education; formation in pedagogy; teaching with research; unknown viable
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: PONTES, Rosana Aparecida Ferreira. Didática no ensino superior: o ato de ensinar com pesquisa na perspectiva do inédito viável. 2020. 457 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7264
Issue Date: 17-Dec-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosana Aparecida Ferreira Pontes.pdfTese_Doutorado em Educação6.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.