TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarneiro, Nilcéia Saldanha-
dc.creator.ID805.107.521-87pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903525479501153pt_BR
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774pt_BR
dc.contributor.referee1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee3Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee4Werle, Flávia Corrêa Obino-
dc.contributor.referee5Fischmann, Rosely-
dc.date.accessioned2021-10-19T20:33:59Z-
dc.date.available2021-06-22-
dc.date.available2021-10-19T20:33:59Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Nilcéia Saldanha. Avaliação externa no Estado de Mato Grosso e a formação continuada dos professores de língua portuguesa: desafios para uma educação de qualidade. 2021. 214 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7283-
dc.description.resumoA pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar, na perspectiva dos professores de Língua Portuguesa do 3º ciclo do ensino fundamental (oitavo ano) do Estado de MT, as contribuições da Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual (ADEPE) realizada em 2016 para a formação continuada de professores e como essa avaliação interferiu na qualidade do ensino de Língua Portuguesa. A pergunta que permeou o trabalho investigativo foi: ¿Como a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual (ADEPE) no Estado de Mato Grosso contribuiu para a formação continuada e interferiu na qualidade do ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos professores? ¿. O estudo justificou-se pela necessidade de problematizar a avaliação externa, ADEPE-MT (2016) e o envolvimento dos professores nos resultados da avaliação, considerando o cenário de mudanças provocados pelas ações decorrentes de implantação das políticas educacionais de avaliação voltadas à melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa. Como instrumentos metodológicos da pesquisa foi utilizada a análise de documentos orientadores das políticas públicas educacionais de Mato Grosso direcionados à formação dos professores e a prática docente e, também, os dados resultantes da pesquisa realizada por meio de questionário online respondido por 28 professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II de escolas públicas localizadas em nove municípios do estado de Mato Grosso, representativos das diferentes regiões/polos do Estado. Os dados qualitativos foram analisados de acordo com a metodologia proposta por Minayo e a análise de conteúdo conforme Bardin. A pesquisa fundamentou-se em estudos de autores que trataram da avaliação, entre eles, Freitas, Hoffmann, Luckesi e Saul. Para a análise dos dados foram definidos três eixos temáticos que emergiram das respostas dos sujeitos ao questionário: 1- às políticas de avaliação externa; 2- à formação continuada dos professores de Língua Portuguesa; 3- à qualidade no ensino de Língua Portuguesa. Os resultados obtidos apontaram: 1)uma distância representativa entre o conteúdo das avaliações externas e o que é ensinado em sala de aula; 2) a avaliação externa não contempla as especificidades da escola e a regionalidade; 3) a não-participação direta dos professores nas políticas de avaliação; 4) a avaliação externa como regulação do ensino, considerando que, embora o objetivo da avaliação externa seja o de aproximar o conteúdo ministrado em sala de aula com o que está sendo avaliado, o nível de conhecimento exigido nas avaliações externas diverge daquele que ocorre na prática. A partir dessas constatações, esta tese traz indicações sobre a avaliação externa e os impactos na formação continuada dos professores e uma interpretação dos resultados, em vista da qualidade de ensino em Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractThe research, with a qualitative approach, aimed to analyze, from the perspective of Portuguese language teachers of the 3rd cycle of elementary school (eighth year) of the State of MT, the contributions of the Diagnostic Evaluation of State Public Education (ADEPE) carried out in 2016 for the professional development of teachers and how this evaluation interfered in the quality of Portuguese language teaching. The question that permeated the investigative work was: ""How did the Diagnostic Evaluation of State Public Education (ADEPE) in the State of Mato Grosso contribute to the continued training of teachers and interfered in the quality of Portuguese language teaching from the perspective of teachers?"" The study was justified by the need to problematize the external evaluation, ADEPE-MT (2016) and the involvement of teachers in the evaluation results, considering the scenario of changes caused by actions resulting from the implementation of educational evaluation policies aimed at improving the quality of Portuguese language teaching. As methodological instruments of the research, we used the analysis of documents guiding the educational public policies of Mato Grosso aimed at teacher education and teaching practice, as well as data resulting from the research conducted through an online questionnaire answered by 28 Portuguese-language teachers from elementary school II from public schools located in nine municipalities in the state of Mato Grosso, representative of the different regions/poles of the State. The qualitative data were analyzed according to the methodology proposed by Minayo and the content analysis according to Bardin. The research was based on studies by authors who dealt with the evaluation, including Freitas, Hoffmann, Luckesi, and Saul. For data analysis, three thematic axes were defined that emerged from the answers of the subjects to the questionnaire: 1- to external evaluation policies; 2- the continuing education of Portuguese language teachers; 3- to quality in Portuguese language teaching. The results showed: 1) a representative distance between the content of external evaluations and what is taught in the classroom; 2) the external evaluation does not include the specificities of the school and regionality; 3) the non-direct participation of teachers in evaluation policies; 4) the external evaluation as a regulation of teaching, considering that, although the objective of the external evaluation is to approximate the content taught in the classroom with what is being evaluated, the level of knowledge required in external evaluations differs from that which occurs in practice. Based on these findings, this thesis provides indications about external evaluation and the impacts on the continuing education of teachers and an interpretation of the results, in view of the quality of teaching in Portuguese.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesCARNEIRO, Nilcéia Saldanha. Avaliação externa no Estado de Mato Grosso e a formação continuada dos professores de língua portuguesa: desafios para uma educação de qualidade. 2021. 214 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectavaliação externa em língua portuguesa; avaliações da aprendizagem; formação continuada dos professores de língua portuguesa; qualidade do ensino de língua portuguesa; educaçãopt_BR
dc.subjectexternal evaluation in portuguese language; learning assessments; continuing education of portuguese language teachers; quality of portuguese language teaching; educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação externa no Estado de Mato Grosso e a formação continuada dos professores de língua portuguesa: desafios para uma educação de qualidadept_BR
dc.title.alternativeThe external evaluation in the State of Mato Grosso and the continuing education of portuguese language Teachers: challenges for quality educationpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilcéia Saldanha Carneiro.pdfTese_Doutorado em Educação4.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.