TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Type: Dissertação
Title: Comunicação organizacional: os processos utilizados pelo gestores na ressignificação de conflitos no ambiente de trabalho
Other Titles: Organizational communication: the processes used by managers to redefine conflicts in the workplace
Author(s): Farias Junior, Joel Pinto
First Advisor: Lemos, Daisy Inocência Margarida de
First member of the board: Lemos , Daisy Inocência Margarida de
Second member of the board: Martins, Eduardo de Carvalho
Third board member: Going, Luana Carramillo
Abstract: O presente trabalho teve como foco investigar os desafios vivenciados pelos profissionais gestores com conflitos no ambiente de trabalho quanto à forma de comunicação interpessoal, intrapessoal e sistêmica. Buscou-se analisar em que medida a utilização dos métodos atuais para se lidar com os conflitos pelos gestores tem contribuído para a ressignificação deles dentro do ambiente de trabalho. Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo e a análise dos dados tem como delineamento a Análise de Conteúdo. O procedimento para a coleta de dados ocorreu por meio das entrevistas semiestruturadas com seis gestores de empresas de diversos ramos de atuação da Baixada Santista. Para a análise dos resultados, foram propostas quatro categorias: Categoria 1. Identificação de conflitos por parte dos gestores e quais os tipos de situações conflitivas, Categoria 2. Quais soluções são hoje adotadas para solucionar os conflitos e se as abordagens utilizadas atendem plenamente às necessidades da empresa, Categoria 3. Se existe quem solucione os conflitos e como se dá esse processo e Categoria 4. Se há uma inciativa da empresa em promover espaços de escuta entre os funcionários e se conhece a Comunicação Não-Violenta. Como resultados verificou-se que, quanto à Categoria 1, os gestores foram capazes de identificar os conflitos em seus ambientes de trabalho e entre quem ocorrem os mesmos. Os conflitos podem ocorrer tanto entre os pares quanto entre líderes e liderados. Na Categoria 2, verificou-se que os gestores procuram dialogar com seus liderados para resolverem os conflitos, seja por meio de reuniões em equipe ou individuais. O diálogo se mostra como uma ferramenta importante para validar as necessidades e sentimentos dos funcionários. Nos resultados preliminares da categoria 3, verificou-se que o feedback tem sido a ferramenta mais utilizada pelos gestores para enfrentamento das situações que ocorrem na empresa, desde melhora nos procedimentos das atividades corriqueiras até à ressignificação de conflitos. Identificar e tratar adequadamente o cerne dos conflitos, contribui para a melhoria da produtividade dos funcionários. Como resultados, verificou-se que, quanto à Categoria 4, apenas um dos quatro entrevistados afirmou não conhecer a Comunicação Não-Violenta, os demais já conheciam e alguns já implantaram ou realizaram tentativas de implantação do processo nas empresas em que atuam. As empresas, de alguma forma, estão tentando criar espaços de escuta em suas dependências. Um sinal da permissão de que o colaborador expresse suas necessidades e sentimentos no ambiente de trabalho tem se mostrado válido para os objetivos das organizações. Como produto, pretendeu-se desenvolver um trabalho que possa colaborar, por meio da orientação dos profissionais atuantes nas organizações, pelo conhecimento da Comunicação Não-Violenta, a atuação em espaços de escuta com os colaboradores, levando-os em seus processos de decisão a refletir sobre as possíveis ressignificações de conflitos que ocorrem entre seus pares e subordinados.
Abstract: The present work focused on investigating the challenges experienced by professional managers with conflicts in the workplace regarding the form of interpersonal, intrapersonal and systemic communication. We sought to analyze the extent to which the use of current methods to deal with conflicts by managers has contributed to their reframing within the work environment. An exploratory qualitative research was carried out and the data analysis is based on Content Analysis. The procedure for data collection took place through semi-structured interviews with six managers of companies from different branches of the Baixada Santista. For the analysis of the results, four categories were proposed: Category 1. Identification of conflicts by the managers and what are the types of conflictive situations, Category 2. What solutions are currently adopted to solve the conflicts and if the approaches used are attentive fully respond to the needs of the company, Category 3. If there are those who resolve conflicts and how this process takes place, and Category 4. If there is an initiative by the company to promote listening spaces among employees and if Non-Violent Communication is known . As a result, it was found that, as for Category 1, managers were able to identify conflicts in their work environments and among those who occur. Conflicts can occur both between peers and between leaders and followers. In Category 2, it was found that managers sought to dialogue with their followers to resolve conflicts, either through team or individual meetings. The dialogue proves to be an important tool to validate the employees' needs and feelings. In the preliminary results of category 3, it was found that feedback has been the tool most used by managers to cope with situations that occur in the company, from improvements in the procedures of routine activities to the reframing of conflicts. Properly identifying and addressing the core of conflicts contributes to improving employee productivity. As a result, it was found that, as for Category 4, only one of the four interviewees stated that they did not know Non-Violent Communication, the others already knew and some have already implemented or made attempts to implement the process in the companies in which they operate. The companies, in some way, are trying to create listening spaces in their dependencies. A sign of allowing employees to express their needs and feelings in the workplace has proven to be valid for the purposes of organizations. As a product, it was intended to develop a work that can collaborate, through the guidance of professionals working in organizations, through the knowledge of Non-Violent Communication, the performance in listening spaces with employees, taking them in their processes of decision to reflect on the possible reframing of conflicts that occur between peers and sub-boundaries.
Keywords: comunicação não-violenta; conflitos; comunicação organizacional; geração Z; ambiente de trabalho
nonviolent communication; conflicts; organizational communication; generation Z; work environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: ARIAS JUNIOR, Joel Pinto. Comunicação organizacional: os processos utilizados pelo gestores na ressignificação de conflitos no ambiente de trabalho. 2021. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2021
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7668
Issue Date: 23-Mar-2021
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