TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFaria , Luiz Henrique Portela-
dc.creator.ID339.624.748-54pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0568789965708136pt_BR
dc.contributor.advisor1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743pt_BR
dc.contributor.referee1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee3Santos, Sérgio Ribeiro-
dc.contributor.referee4Gonçalves, Mauro Castilho-
dc.contributor.referee5Matos, Maria Izilda de Santos-
dc.date.accessioned2022-03-09T22:22:33Z-
dc.date.available2021-11-10-
dc.date.available2022-03-09T22:22:33Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationFARIA, Luiz Henrique Portela. Advogados, engenheiros, médicos e professores : a formação de uma rede de intelectuais e o discurso da modernidade educacional na cidade de Santos (1908-1930). 2021. 285f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7763-
dc.description.resumoA expansão cafeeira, da ferrovia e do porto, bem como a movimentação das ideias liberais, abolicionistas e republicanas, são alguns aspectos que propiciaram a cidade de Santos a deixar suas vestes provincianas, no final do século XIX, e a se tornar uma cidade moderna ¿ conforme os padrões da Belle Epoque brasileira. A educação, nesse processo, foi vista como um instrumento para consolidação da modernidade capitalista e estava estreitamente vinculada à política e à atuação de sujeitos ¿ intelectuais. Esses indivíduos reforçaram ideologicamente, tanto na sociedade civil quanto na sociedade política, o discurso da modernidade educacional. Os intelectuais santistas ¿ não porque nasceram na cidade, mas porque a tornaram palco da sua atuação ¿ agiram, de fato, através dos meios de comunicação da época, sobretudo, por meio dos periódicos, os quais se tornaram a voz de muitos dos membros desse grupo. Esta investigação procurou compreender as práticas sociais desses sujeitos (os intelectuais da educação durante a Primeira República em Santos), observando suas particularidades: o percurso de formação, a atuação política desses intelectuais e as contradições presentes nos embates dessa geração de ilustrados, que disputaram a hegemonia do campo educacional da cidade de Santos. Para isso, analisou-se tanto os discursos existentes nos periódicos da época, sobretudo, jornais, quanto as atas de instituições do período, articulando um diálogo com as evidências ¿ fontes históricas ¿, tanto na sua forma primária quanto na secundária, conforme Thompson. Buscou-se fundamentação teórica em Gramsci e Sirinelli, os quais oferecem a possibilidade de pensar-se acerca da ¿identidade¿ e ¿função¿, bem como as ¿estruturas de sociabilidade¿, respectivamente. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que com a ascensão do Partido Municipal, em 1908, houve o aparelhamento da sociedade civil com a sociedade política, formando uma rede de sociabilidade de intelectuais (orgânicos) que trabalhou para a consecução de um projeto social almejado.pt_BR
dc.description.abstractThe expansion of the coffee production, the railway, and the port, as well as the movement of liberal, abolitionist, and republican ideas, are some of the aspects that propitiated the town of Santos to let its provincial garments, at the end of the 19th century, to become a modern city by the standards of Brazilian Belle Époque. During this process, Education was seen as an instrument to consolidate the capitalist modernity, and it was strictly attached to politics and the subjects' acting ¿ intellectuals. These individuals ideologically reinforced, both in civil and political society, the discourse of educational modernity. The intellectuals from Santos ¿ not because they were born in the town but for turning it the stage of their action ¿ acted, in fact, through the communication means of the time. Above all, through periodicals, which became the voice of many members of this group. This investigation aimed to understand the social practices of these subjects (the intellectuals of Education during the First Republic of Santos) by observing their particularities: the qualification path, the political activity of these intellectuals, and the contradictions present in the clashes of this generation of enlightened ones, that fought for the hegemony of the educational field in the town of Santos. For that, we analyzed discourses from the time¿s periodicals, mainly newspapers, and the minutes of the institutions of the time, articulating a dialogue with the evidence ¿ historical sources ¿ in its primary and secondary forms, according to Thompson. We sought theoretical foundation in Gramsci and Sirinelli, who offer a possibility to reflect about ¿identity¿ and ¿function¿, as well as ¿sociability structures¿, respectively. Among the obtained results, it was identified that with the ascension of the Partido Municipal in 1908, there was the rigging of the civil society with the political society, forming a network of sociability for intellectuals (organic) that worked to the consecution of a desired social project.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Direitopt_BR
dc.relation.referencesFARIA, Luiz Henrique Portela. Advogados, engenheiros, médicos e professores : a formação de uma rede de intelectuais e o discurso da modernidade educacional na cidade de Santos (1908-1930). 2021. 285f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação; intelectuais; modernidade capitalista; Santospt_BR
dc.subjectcapitalist modernity; education; intellectuals; Santospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAdvogados, engenheiros, médicos e professores : a formação de uma rede de intelectuais e o discurso da modernidade educacional na cidade de Santos (1908-1930)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Henrique Portela Faria.pdfTese_Doutorado em Educação37.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.