TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Yasmim Farah de-
dc.creator.ID403.605.998-00pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1346217044308528pt_BR
dc.contributor.advisor1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743pt_BR
dc.contributor.referee1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.referee3Scarfoni, Eduardo Norcia-
dc.contributor.referee4Caetano, Ilson Tercio-
dc.date.accessioned2022-06-22T20:08:13Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2022-06-22T20:08:13Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Yasmim Farah de. As escolas modernas franco-belga-russa e russa de violino: histórias e memórias . 2022. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7904-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado versa sobre as influências exercidas pelas escolas modernas de violino franco-belga–russa e russa nos processos de formação do violinista, na visão de três professoras que são referências no ensino profissional de violino no Brasil: Maria Fernanda Krug, Andréa Campos e Cecília Guida. Carl Flesch e Ivan Galamian são considerados, respectivamente, os principais expoentes dessas duas escolas. O objetivo visado, na investigação, foi compreender em que medida os preceitos de ordem técnica e estética propostos por esses dois violinistas determinam a visão de mundo de professores e estudantes de violino. Em outras palavras, verificar como tais preceitos foram e são apropriados por aqueles que atuam no meio violinístico. Assim, dois movimentos de pesquisa foram simultaneamente considerados: o de reconstrução da genealogia de ambas as escolas de violino, recorrendo-se a fontes documentais e bibliográficas; e o de produção de narrativas de professoras de violino, que foram pautadas por procedimentos de pesquisa observados pela História Oral. Conceitos como os de “experiência”, “educação”, “tradição”, “escola”, assim como os propriamente relacionados às práticas de pesquisa em História Oral, como os de “rede”, “tom vital”, “transcrição” e “textualização” de entrevistas estão presentes, não apenas na exposição dos resultados da pesquisa, mas também na condução da própria investigação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with the influences exerted by the modern French-Belgian-Russian and Russian violin schools on the violinist training processes, in the view of three teachers who are references in professional violin teaching in Brazil: Maria Fernanda Krug, Andréa Campos and Cecília Guida. Carl Flesch and Ivan Galamian are considered, respectively, the main exponents of these two schools. The aim of the investigation was to understand to what extent the technical and aesthetic precepts proposed by these two violinists determine the worldview of violin teachers and students. In other words, verifying how such precepts were and are appropriated by those who work in the violin field. Thus, two research movements were simultaneously considered: the reconstruction of the genealogy of both violin schools, using documentary and bibliographic sources; and the production of narratives by violin teachers, which were guided by research procedures observed by Oral History. Concepts such as "experience", "education", "tradition", "school", as well as those properly related to research practices in Oral History, such as "network", "vital tone", "transcription" and " textualization” of interviews are present, not only in the presentation of the research results, but also in the conduct of the investigation itself.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Yasmim Farah de. As escolas modernas franco-belga-russa e russa de violino: histórias e memórias . 2022. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectescola franco-belga-russa de violino Carl Flesch; escola russa de violino Ivan Galamian; Maria Fernanda Krug; Andréa Campos; Cecília Guidapt_BR
dc.subjectfrench-Bblgian-russian violin school Carl Flesch; Russian violin school Ivan Galamian; Maria Fernanda Krug; Andréa Campos; Cecília Guidapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs escolas modernas franco-belga-russa e russa de violino: histórias e memóriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YASMIN FARAH DE OLIVEIRA.pdfDissertação_Mestrado em Educação3.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.