TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Direito
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Type: Tese
Title: A universalização do saneamento básico : a municipalidade como ator subnacional
Author(s): Gomes, Francine Delfino
First Advisor: Corrêa, Cleber Ferrão
First member of the board: Saleme, Edson Ricardo
Second member of the board: Bonavides, Renata Soares
Third board member: Aps, Márcia
Fourth member of the board: Torres, Ronaldo José
Abstract: No âmbito global, 4,5 bilhões de pessoas não possuem acesso a saneamento básico seguro, além de mais de 770.000 pessoas morrerem todos os anos pela falta de saneamento. Diante desse cenário, a ONU fixou o ODS 6 a fim mensurar os fatores que objetivam mitigar os agentes que ainda impedem a universalização do serviço e o acesso digno para todos no planeta. No Brasil, o saneamento básico tem enfrentado diversos desafios, visto que a falta da universalização do serviço reflete direta e indiretamente nos mais variados problemas enfrentados pela humanidade, dentre os quais, saúde pública, economia, crescimento saudável, taxa de mortalidade, dentre outros. Cuidar do meio ambiente é criar mecanismos para que os municípios cresçam de forma ordenada. É certo que no Brasil houve um importante avanço do acesso à água potável - um dos serviços que a legislação brasileira regula como saneamento -, todavia, mesmo diante de diversas modificações legislativas, os serviços de esgotamento sanitário, drenagem das águas urbanas e manejo de resíduos sólidos ainda estão muito aquém do ideal. Para justificar o referido cenário, a pesquisa teve como base a análise de três grandes municípios brasileiros, Guarulhos, São Paulo e Manaus, os quais apresentam conjunturas distintas, mas problemáticas no que tange à universalização do saneamento. A legislação brasileira prevê o acesso igualitário aos serviços públicos de esgotamento sanitário, água potável, drenagem das águas urbanas e destinação de resíduos sólidos, porém, mesmo havendo uma legislação que prescreve princípios fundamentais, a realidade é que os referidos instrumentos não possuem efetiva aplicabilidade, mostrando-se falhos. Diante deste contexto, o objetivo central da pesquisa é a identificação das normas vigentes na busca por soluções mais rápidas, seja de forma coletiva ou individual, enquanto os objetivos secundários situam-se na análise dos municípios acima mencionados. No que tange à hipótese do trabalho, questiona-se se há possibilidade de metas regionais exequíveis e sustentáveis, possibilitando eficácia na implementação do serviço, tudo com base na lei já existente. Por intermédio do método hipotético-dedutivo, objetiva-se mensurar os esforços já empregados nos municípios brasileiros recorrendo aos dados já coletados das mais diversas bases de pesquisas oficiais, assim como da pesquisa bibliográfica fazendo uso da metodologia dialética. É fato que o trabalho concluiu que houve uma série de estratégias governamentais para estruturar o saneamento básico, todavia, a grande maioria sem o sucesso esperado. A partir da efetiva definição de saneamento - internacional e nacional - é flagrante que a universalização legal ainda não é suficiente para o acesso digno dos serviços de saneamento, visto que os instrumentos ainda são insuficientes. Ficou constatado que altos investimentos não refletem em serviço de qualidade, pois a falta de continuidade prejudica o proveito. Por fim, a saúde das pessoas vulnerabilizadas pela falta de acesso aos serviços de saneamento é o primordial desafio a ser mitigado, assim como os danos a longo prazo ao meio ambiente recebedor dos poluentes, sendo necessário planejamento, aplicação micro e macro de forma contínua e factível, além de fiscalização e flexibilidade nos instrumentos de cooperação.
Abstract: Globally, 4.5 billion people do not have access to safe sanitation, and more than 770,000 people die each year from lack of sanitation, given this scenario the UN has set SDS 6, to measure the factors that aim to mitigate the agents that still prevent the universalization of the service and decent access for everyone on the planet. In Brazil, basic sanitation has faced several challenges, since the lack of universalization of the service reflects directly and indirectly in the most varied problems faced by humanity, among which, public health, economy, healthy growth, mortality rate, among others. Taking care of the environment is to create mechanisms for municipalities to grow in an orderly manner. It is certain that in Brazil there has been an important advance in access to drinking water - one of the services that Brazilian legislation regulates as sanitation - however, even in the face of several legislative changes, sewage services, urban water drainage and solid waste management are still far below ideal. To justify this scenario, the research was based on the analysis of three large Brazilian municipalities, Guarulhos, São Paulo, and Manaus, which present distinct conjunctures, but problematic with regard to the universalization of sanitation. The Brazilian legislation provides for equal access to public sewage services, drinking water, drainage of urban waters and disposal of solid waste, but even if there is legislation that prescribes fundamental principles, the reality is that these instruments do not have effective applicability, proving to be flawed. In this context, the central objective of the research is the identification of the current norms in the search for faster solutions, either collectively or individually, while the secondary objectives are in the analysis of the municipalities mentioned above. Regarding the work hypothesis, it is questioned whether there is the possibility of achievable and sustainable regional goals, enabling effectiveness in the implementation of the service, all based on the existing law. Through the hypothetical deductive method, the objective is to measure the efforts already employed in Brazilian municipalities using the data already collected from the most diverse official research bases, as well as bibliographic research using dialectical methodology. It is a fact that the work concluded that there were a series of government strategies to structure basic sanitation, however, the vast majority without the expected success. From the effective definition of sanitation - international and national - legal universalization is still not sufficient for decent access to sanitation services since the instruments are still insufficient. It was found that high investments do not reflect in quality service, because the lack of continuity harms the benefit. Finally, the health of people vulnerable by the lack of access to sanitation services is the primary challenge to be mitigated, as well as the long-term damage to the environmental receiving pollutants, being necessary planning, micro and macro application in a continuous and feasible way, in addition to supervision and flexibility in cooperation instruments.
RESUMEN En todo el mundo, 4.500 millones de personas no tienen acceso a un saneamiento básico seguro, y más de 770.000 personas mueren cada año por falta de saneamiento. Ante este escenario, la ONU estableció el ODS 6 para medir los factores que pretenden mitigar los agentes que aún impiden la universalización del servicio y el acceso digno para todos en el planeta. En Brasil, el saneamiento básico ha enfrentado varios desafíos, ya que la falta de universalización del servicio se refleja directa e indirectamente en varios problemas que enfrenta la humanidad, incluyendo la salud pública, la economía, el crecimiento saludable, la tasa de mortalidad, entre otros. Cuidar el medio ambiente significa crear mecanismos para que los municipios crezcan de forma ordenada. Es cierto que en Brasil se ha producido un importante avance en el acceso al agua potable -uno de los servicios que la legislación brasileña regula como saneamiento-, sin embargo, incluso frente a varios cambios legislativos, los servicios de alcantarillado sanitario, drenaje de aguas urbanas y gestión de residuos sólidos aún están lejos de ser ideales. Para justificar este escenario, la investigación se basó en el análisis de tres grandes municipios brasileños, Guarulhos, São Paulo y Manaus, que presentan coyunturas diferentes pero problemáticas en cuanto a la universalización del saneamiento. La legislación brasileña prevé la igualdad de acceso a los servicios públicos de alcantarillado sanitario, agua potable, drenaje de aguas urbanas y destino de los residuos sólidos, sin embargo, a pesar de que existe una legislación que prescribe principios fundamentales, la realidad es que estos instrumentos no son efectivamente aplicables, resultando defectuosos. Dado este contexto, el objetivo central de la investigación es la identificación de la normativa vigente en la búsqueda de soluciones más rápidas, ya sea de forma colectiva o individual, mientras que los objetivos secundarios se sitúan en el análisis de los municipios mencionados. En cuanto a la hipótesis del trabajo, se cuestiona si existe la posibilidad de objetivos regionales factibles y sostenibles, permitiendo la eficacia en la implementación del servicio, todo ello basado en la ley vigente. Mediante el método hipotético-deductivo, se pretende medir los esfuerzos ya empleados en los municipios brasileños recurriendo a los datos ya recogidos de las más diversas bases de investigación oficiales, así como de la investigación bibliográfica haciendo uso de la metodología dialéctica. Es un hecho que el trabajo concluyó que hubo una serie de estrategias gubernamentales para estructurar el saneamiento básico, sin embargo, la gran mayoría sin el éxito esperado. De la definición efectiva del saneamiento -internacional y nacional - se desprende que la universalización legal aún no es suficiente para un acceso digno a los servicios de saneamiento, ya que los instrumentos son todavía insuficientes. Se comprobó que las altas inversiones no se reflejan en un servicio de calidad, ya que la falta de continuidad pone en peligro el beneficio. Por último, la salud de las personas vulnerables por la falta de acceso a los servicios de saneamiento es el principal reto a mitigar, así como los daños a largo plazo en el medio ambiente que recibe los contaminantes, lo que requiere una planificación, una aplicación micro y macro de forma continua y factible, además de la inspección y la flexibilidad en los instrumentos de cooperación.
Keywords: universalização do saneamento básico; autonomia municipal; defesa do meio ambiente; ODS 6
universal access basic sanitation; municipal autonomy; environment protection; SDG 6
universalización del saneamiento básico; autonomía municipal; defensa del medioambiente; ODS 6
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Faculdade de Direito
Program: Doutorado em Direito
Citation: GOMES, Francine Delfino. A universalização do saneamento básico : a municipalidade como ator subnacional. 2022. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito Direito, 2022
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7910
Issue Date: 12-May-2022
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