TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTedesco, Wagner José-
dc.creator.ID047.443.868-65pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717105644070938pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116148298132420pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.contributor.referee2Going, Luana Carramillo-
dc.contributor.referee3Lisboa, Wellington Teixeira-
dc.date.accessioned2022-08-10T18:47:02Z-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-08-10T18:47:02Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationTEDESCO, Wagner José. Internet, mídias sociais e tecnologias: estudo sobre motivação, ansiedade e depressão em ingressantes no ensino superior. 2022. 246 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7914-
dc.description.resumoO uso e aplicação das tecnologias digitais para o ensino e aprendizado na Educação Superior vêm sendo objeto de estudo das áreas da Educação, Comunicação e Psicologia da Educação na última década. Compreender a relação entre essas tecnologias, seu uso no panorama atual no ensino e a ampliação do uso de mídias sociais entre alunos, implica em explorar, conhecer e debater acerca das tendências e impactos sobre o comportamento dessa população. A relevância científica e social desse estudo advém da necessidade de melhor conhecer os fenômenos atuais sobre o uso da internet, mídias sociais e as tecnologias de forma geral, preenchendo uma lacuna nas produções que acompanham o ingressante universitário atual que já se desenvolveu e percorreu a adolescência no curso do uso da internet na vida pessoal e acadêmica. O estudo busca entender a relação do uso da internet, mídias sociais e as tecnologias e o impacto nas condições emocionais dos alunos ingressantes no nível superior de uma Universidade Particular na cidade de Santos – São Paulo e aspectos de motivação, ansiedade e depressão advindos dessa relação. Dessa forma, além de identificar as fontes causadoras e potencializadoras da problemática, procura também descrever a relação aluno versus uso de tecnologia (internet e mídias sociais), com base em tempo, tipo e forma de utilização e possíveis consequências emocionais advindas do processo. O método utilizado foi uma pesquisa quantitativa (T1), através do formulário do Google Forms, com grupos ingressantes em turmas de: exatas, humanas e da área da saúde, sendo analisados 100 (cem) alunos de tais turmas com questões relacionadas aos aspectos de ansiedade, depressão e motivação. A partir dos resultados apresentados na T1, foram selecionados alunos das áreas citadas, onde a partir de identificação por códigos e concordância prévia, foram convidados para participar da Etapa 2 – (T2) Pesquisa Qualitativa, através de Grupo Focal e divididos em discussões especificas para os temas de: Ansiedade (4), Depressão (5) e Motivação (10). O estudo dessa fase seguiu os critérios de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os dados obtidos nas duas etapas foram considerados para o trabalho analítico estatístico que apresenta correlações sociodemográficas com o inventário sobre ansiedade, depressão e motivação.pt_BR
dc.description.abstractThe use and application of digital technologies for teaching and learning in Higher Education have been the object of study in the areas of Education, Communication and Educational Psychology in the last decade. Understanding the relationship between these technologies, their use in the current scenario in teaching and the expansion of the use of social media among students, implies exploring, knowing and debating about trends and impacts on the behavior of this population. The scientific and social relevance of this study comes from the need to better understand the current phenomena on the use of the internet, social media and technologies in general, filling a gap in the productions that accompany the current university student who has already developed and gone through adolescence. in the course of using the internet in personal and academic life. The study seeks to understand the relationship between the use of the internet, social media and technologies and the impact on the emotional conditions of students entering the higher level of a Private University in the city of Santos - São Paulo and aspects of motivation, anxiety and depression arising from this relationship. Thus, in addition to identifying the sources that cause and potentiate the problem, it also seeks to describe the relationship between student vs use of technology (internet and social media), based on time, type and form of use and possible emotional consequences arising from the process. The method used was quantitative research (T1), using the Google Forms form, with groups entering classes in: exact, human and health areas, with 100 (one hundred) students from such classes being analyzed with questions related to aspects of anxiety, depression and motivation. Based on the results presented in T1, students from the aforementioned areas were selected, where, based on identification by codes and prior agreement, they were invited to participate in Stage 2 - (T2) Qualitative Research, through a Focus Group and divided into specific discussions to the themes of: Anxiety (4), Depression (5) and Motivation (10). The study of this phase followed Laurence Bardin's Content Analysis criteria. The data obtained in the two stages were considered for the statistical analytical work that presents sociodemographic correlations with the inventory on anxiety, depression and motivation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesTEDESCO, Wagner José. Internet, mídias sociais e tecnologias: estudo sobre motivação, ansiedade e depressão em ingressantes no ensino superior. 2022. 246 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinternet; mídias sociais; tecnologias; ansiedade; depressão; motivaçãopt_BR
dc.subjectinternet; social media; technologies; anxiety; depression; motivationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleInternet, mídias sociais e tecnologias: estudo sobre motivação, ansiedade e depressão em ingressantes no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeInternet, Social Media and Technologies: Study on Motivation, Anxiety and Depression in Higher Education Studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wagner José Tedesco.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia4.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.