TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Nicolle Rebelo de-
dc.creator.ID322.635.198-23pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991988013980237pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6664628457125646pt_BR
dc.contributor.referee1Saul, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee3Franco, Maria Amélia Santoro-
dc.contributor.referee4Aguiar, Denise Regina da Costa-
dc.date.accessioned2022-10-05T21:03:36Z-
dc.date.available2022-08-31-
dc.date.available2022-10-05T21:03:36Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationARAUJO, Nicolle Rebelo de; FREIRE, Paulo. Um sonho possível : o pensamento de Paulo Freire em licenciaturas em pedagogia. 2022. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7929-
dc.description.resumoOs princípios freireanos são discutidos por profissionais da educação de todo o mundo que compactuam com uma educação humanizadora e que buscam desenvolver práticas educativas comprometidas com a utopia de uma sociedade mais justa e democrática. Entretanto, dado o contexto hegemônico atual, o pensamento de Paulo Freire apresenta, nos cursos de Licenciatura, especificamente na Pedagogia, obstáculos e perspectivas. Nesta pesquisa, pretendeu-se, assim, analisar a percepção de dois docentes de cursos de Pedagogia, atuantes em universidades públicas, e de algumas de suas alunas, acerca de limites que desafiam e de possibilidades que se abrem a práticas educativas que, assumidamente, situam a pedagogia de Freire como sua principal referência teórico-metodológica. Sob uma conjuntura neoliberal, com o suporte de autores que pesquisam o campo e os cursos de Pedagogia, objetivou-se lançar luz sobre práticas docentes que, assumidamente, indicam o referencial freireano como sua principal fonte de inspiração. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais são os limites e as possibilidades de práticas docentes crítico-emancipatórias desenvolvidas em cursos de Pedagogia diante das atuais políticas e diretrizes dessa Licenciatura? A investigação teve caráter qualitativo e valeu-se de revisão bibliográfica, análise de documentos, entrevistas com educadores e educandas dos contextos pesquisados e análise de conteúdo. Paulo Freire tem destaque no referencial teórico selecionado, o qual é complementado por autores como António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, Marli André e outros. O estudo evidenciou que, apesar de diversos limites que dificultam a prática da educação libertadora, com destaque para questões socioculturais e políticas, é possível desenvolver a docência de inspiração freireana, aprofundando formas de pensar e de construir currículos em que os sujeitos sejam valorizados em todas as suas dimensões, se conscientizem coletivamente e possam ter como horizonte comum a transformação social. Esta pesquisa oferece contribuições para estudos sobre a formação inicial e continuada de professores, enfatizando pressupostos da pedagogia humanizadora.pt_BR
dc.description.abstractFreirean principles are discussed by education professionals around the world who go along with a humanizing education and seek to develop educational practices committed to the utopia of a fairer and more democratic society. However, given the current hegemonic context, Paulo Freire’s thinking presents, in undergraduate teaching courses, specifically in Pedagogy, obstacles and perspectives. In this research, it was thus intended to analyze the perception of two Pedagogy course professors, active in public universities, and some of their students, about the boundaries that they challenge and the possibilities that open to educational practices that, admittedly, they situate Freire’s pedagogy as their main theoretical-methodological reference. Under a neoliberal conjuncture, with the support of authors who research the field and Pedagogy courses, it was aimed to shed light on teaching practices that, admittedly, indicate the Freirean reference as its main source of inspiration. The question that guided the research was: What are the limits and the possibilities of critical emancipatory teaching practices developed in Pedagogy courses in the face of the current policies and guidelines of this teaching degree? The investigation was qualitative and used a bibliographic review, document analysis, interviews with educators and students of the surveyed contexts and content analysis. Paulo Freire is highlighted in the selected theoretical framework, which is complemented by authors such as António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, Marli André and others. The study showed that, despite various limits that make it difficult to practice the liberating education, especially sociocultural and political issues, it is possible to develop teaching with a Freirean inspiration, deepening ways of thinking and building curricula in which subjects are valued in all their dimensions, consider themselves collectively and may have as a common horizon the social transformation. This research offers contributions to studies on the initial and continuing training of teachers, emphasizing assumptions of the humanizing pedagogy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesARAUJO, Nicolle Rebelo de; FREIRE, Paulo. Um sonho possível : o pensamento de Paulo Freire em licenciaturas em pedagogia. 2022. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freire; licenciatura em pedagogia; ensino-aprendizagem; formação de professores; educação humanizadorapt_BR
dc.subjectPaulo Freire; undergraduate teaching degree in pedagogy; teaching-learning; teacher training; humanizing educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm sonho possível : o pensamento de Paulo Freire em licenciaturas em pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeA possible dream: Paulo Freire's thinking in pedagogy undergraduate teaching training degree coursespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nicolle Rebelo de Araujo.pdfDissertação_Mestrado em Educação1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.