TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7931
Type: Dissertação
Title: Aprendizagem auditivo-verbal e aspectos afetivo-emocionais encobertos pelo diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) : estudo de caso clínico
Author(s): Roldan, Mariane Menezes
First Advisor: Avoglia , Hilda Rosa Capelão
First member of the board: Dias, Edgar Toschi
Second member of the board: Durães, Ricardo Silva dos Santos
Abstract: O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) ainda é um desafio, pois não há marcadores biológicos ou exames que comprovem sua presença. Ademais, alguns dos sintomas são compatíveis com os de outros transtornos, como o Transtorno Específico da Aprendizagem, Transtorno de Oposição Desafiante, Transtorno do Espectro Autista, entre outros. Desse modo, corre-se o risco de não somente o diagnóstico ser impreciso, mas de haver a prescrição desnecessária de psicofármacos. Um transtorno capaz de ser mascarado pelo diagnóstico de TDAH de outra área da saúde é o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), que se caracteriza pela dificuldade em interpretar estímulos verbais, recebidos via audição, principalmente em sequência, e pode ser confundido com déficit atencional que também é encontrado no TDAH. Além disso, pode haver implicações afetivo-emocionais nos dois transtornos. O objetivo da presente pesquisa foi analisar a hipótese diagnóstica de TDAH de uma criança com oito anos de idade e o diagnóstico clínico de TDAH de um adolescente com doze anos, e investigar a possível relação entre TDAH e déficit em aprendizagem auditivoverbal. Para tanto, foi realizada avaliação das funções cognitivas, da aprendizagem auditivoverbal e dos aspectos afetivo-emocionais dessa amostra. Os dados levantados foram provenientes das entrevistas de anamnese, da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças, Teste de Desempenho Escolar II, Figura Complexa de Rey, Teste de Aprendizagem Auditivo- Verbal de Rey, Teste de Atenção Concentrada D2-R, Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção, Teste dos Cinco Dígitos, Teste de Classificação de Cartas Wisconsin, Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: versão para professores e SNAP-IV (para pais e professor). Em ambos os casos não foram identificados déficits na esfera atencional. Na criança, verificou-se prejuízos em velocidade de processamento, capacidades acadêmicaslinguagem, memória de curto prazo episódica verbal, flexibilidade mental, organização e controle dos impulsos, sugerindo diagnóstico de TDAH predominantemente hiperativoimpulsivo moderado. No adolescente, foram encontrados déficits em controle mental para estímulos audioverbais, memória auditiva de curtíssimo prazo, raciocínio verbal abstrato, conceituação verbal, compreensão oral, aprendizagem auditivo-verbal, interferência retroativa, capacidades acadêmicas-linguagem, dificuldade de mudar o comportamento na ausência de feedback externo e havia comportamentos problemáticos de atuação. Ao final da avaliação, a mãe do adolescente que apresentou diagnóstico prévio de TDAH forneceu laudo da avaliação do PAC o qual apresentou alterações. Sendo assim, considerou-se que é possível confundir TDAH com TPAC, confirmando a hipótese desta pesquisa. Concluiu-se ainda que déficit em aprendizagem auditivo-verbal não necessariamente indica presença de TDAH e há probabilidade de o diagnóstico de TDAH ser equivocado devido à presença do TPAC e aos aspectos afetivo-emocionais. No entanto, TDAH e TPAC podem ocorrer concomitantemente. Devido às limitações deste estudo e os questionamentos não se esgotarem, é preponderante que surjam mais pesquisas sobre o tema. Mesmo assim, a partir dos achados, intervenções e encaminhamentos são possíveis devido a avaliação psicológica e neuropsicológica. A partir dos resultados desta pesquisa, é possível propor ações avaliativas e interventivas voltadas à faixa etária estudada, além do desenvolvimento de orientações às escolas e instituições e psicoeducação aos pais ou responsáveis.
Abstract: The diagnosis of Attentional-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is still a challenge because there are no biological markers or tests that prove the presence of the disorder, and some symptoms are compatible with other disorders, such as Specific Learning Disorder, Oppositional Defiant Disorder, Autism Spectrum Disorder, among others. Thus, there is a risk of not only inaccurate diagnoses of ADHD, but also unnecessary prescriptions of psychotropic drugs. A disorder that can be masked by a diagnosis of ADHD from another health area is the Auditory Processing Central Disorder (APCD), which is characterized by difficulty in interpreting verbal stimuli, received by hearing, especially in sequence, and can be confused with attentional deficit and behavioral characteristics equally impaired in ADHD. Moreover, there may be emotional implications in both disorders. The aim of the present research was to analyze the diagnostic hypothesis of ADHD of an eight-year-old child and the clinical diagnosis of ADHD of a twelve-year-old adolescent, and to investigate the possible relationship between ADHD and auditory-verbal learning deficits. To this end, we analyzed the cognitive functions, verbal auditory learning, and emotional aspects assessment of this sample. The data collected came from anamnesis interviews, the Wechsler Intelligence Scale for Children, the School Performance Test II, Rey's Complex Figure, Rey's Verbal Auditory Learning Test, the D2-R Concentrated Attention Test, the Psychological Battery for Attention Assessment, the Five Digits Test, the Wisconsin Card Sorting Test, the Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Scale: Teacher Version and SNAP-IV (for parent and teacher). In both cases no deficits were identified in attentional functions. In the child, deficits in mental processing speed, academiclanguage skills, verbal-episodic short-term memory, mental flexibility, organization, and impulse control emerged, suggesting a diagnosis of predominantly mild hyperactive-impulsive ADHD. In the adolescent, deficits were found in mental control for verbal auditory stimuli, very short-term auditory memory, verbal abstract reasoning, verbal conceptualization, listening comprehension, verbal auditory learning, retroactive interference, academic-language skills, difficulty in changing behavior in the absence of external feedback and there were problematic acting-out behaviors. At the end of the assessment, the mother of the adolescent who had been previously diagnosed with ADHD provided a CAP assessment report that showed alterations. Thus, we concluded that it is possible to confuse ADHD with CAP, confirming the hypothesis of this study. It was also concluded that auditory-verbal learning deficits do not necessarily indicate the presence of ADHD, and the diagnosis of ADHD may be mistaken because of the presence of APD and affective-emotional aspects. However, ADHD and APCD can occur concomitantly. Due to the limitations of this study and the fact that the questions are not exhaustive, it is important that more research be done on the proposed theme. Even so, based on the findings, interventions and referrals are possible because of psychological and neuropsychological assessment. Based on the results of this research, it is still possible to propose evaluative and interventional actions for the age group studied, in addition to the development of guidelines for schools and institutions, and psychoeducation for parents or guardians.
Keywords: déficit de atenção; hiperatividade; aprendizagem auditivo-verbal; avaliação psicológica; avaliação neuropsicológica
attention deficit; hyperactivity; verbal auditory learning; psychological assessment; neuropsychological assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: ROLDAN, Mariane Menezes. Aprendizagem auditivo-verbal e aspectos afetivo-emocionais encobertos pelo diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) : estudo de caso clínico. 2022. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7931
Issue Date: 29-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariane Menezes Roldan.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia1.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.