TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7938
Type: Tese
Title: Representações sociais de docentes atuantes nos anos finais do ensino fundamental sobre as concepções freireanas
Other Titles: Social representations of teachers working in the final years of basic education on freirean concepts
Author(s): Cacemiro, Zulmira Ferreira de Jesus
First Advisor: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
First member of the board: Pinto, Alexandre Saul
Second member of the board: Monfredini, Ivanise
Third board member: Bôas, Lúcia Pintor Santiso Vilas
Fourth member of the board: Ens, Romilda Teodora
Abstract: Esta Tese tem como objetivo compreender as representações sociais dos/as professores/as dos anos finais do ensino fundamental sobre os saberes docentes que mobilizam suas subjetividades e atitudes, e produzem sentido, quando discutem as concepções freireanas - humanização, autonomia e transformação - sob o enfoque das experiências vividas na profissão. A eleição desses conceitos ocorreu na primeira fase da pesquisa e fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici (1978, 2012), sobretudo, na abordagem processual e cultural de Jodelet (2001, 2015). Também abarca reflexões sobre o conceito de “identidade para o outro e para si” e no ato de atribuição de pertença, em Dubar (1997). Além disso, trata da abordagem teórico-metodológica de Freire (1996, 2019a, 2020) quanto à investigação temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em duas etapas. A primeira etapa ocorreu no início 2020, antes do fechamento das escolas em decorrência da pandemia de covid-19, e se realizou em três momentos: 1ª. a pesquisa exploratória referente aos questionários online; 2ª. a apresentação da situação-problema; e 3) a aplicação da técnica de associação de palavras, com quatro termos indutores: “concepções de educação de Paulo Freire”, “humanização”, “autonomia” e “transformação”. Foi realizado o processamento dos dados extraídos da associação de palavras nos softwares EVOC, IRAMUTEQ e NVIVO, a fim de analisar o conjunto e a centralidade do universo semântico dos grupos estudados (N=158). Na segunda etapa, realizaram-se Rodas de Diálogo (RD) com seis participantes (N=6), as quais aconteceram durante a pandemia (encontros online) e, depois, com a abertura das escolas, de forma presencial, após o retorno à escola. Essa etapa compreendeu dois momentos: 1) aplicação do questionário de perfil, para identificar os sujeitos de pesquisa; e 2) desenvolvimento de narrativas docentes durante as RD, indicando situações significativas, situações-limites e tema gerador, em um formato de pesquisaformação, conforme Josso (2004). Essas narrativas também foram processadas no software IraMuTeQ (2013b) e analisadas por meio da análise de conteúdo, dando origem às dimensões: “Pedagogia da Autonomia e a (Re)Constituição Identitária”, que geraram as seguintes categorias de análise: “Representações Sociais de professores(as) sobre as concepções freireanas” e Experiências profissionais em prática de diálogo”, com suas respectivas unidades de sentido. Os resultados obtidos se direcionaram, inicialmente, aos saberes docentes, indicando representações sociais que emergem das influências do ideário da doutrina liberal e das políticas neoliberais e apontam para saberes que se relacionam à: 1) autonomia, quando os/as docentes: a) pensam na aprendizagem dos alunos e na liberdade de atuação profissional ou na ideia de que esses estudantes possam usar conteúdos escolares para ter autonomia na vida social e profissional; b) sugerem que as práticas ligadas ao ensino tradicional não desenvolvem a autonomia, porque desconsideram o contexto experiencial e circunstancial da vida dos alunos; c) assumem uma visão utilitarista dos conteúdos escolares; 2) humanização, quando: a) revelam uma forte carga cognitiva, afetiva e ideológica na dimensão do afeto, amor e empatia; e b) relacionam o que idealizam sobre humanização aos conceitos freireanos de “ser mais”, do “pensar certo” e do “inacabamento”, prevalecendo a ideia humanitária com carga afetiva e social; e 3) transformação, quando: a) ressignificam o conceito de mudança, que carrega sentidos ideológicos, afetivos e de ordem prática; b) consideram, também, que a ideia de transformação se relaciona com o entendimento de que o conteúdo escolar deve partir da realidade social, econômica e cultural do aluno. Em um segundo momento, os resultados se referem às experiências profissionais dos docentes, tendo em vista a (re)constituição identitária e o sentido que dão à humanização e à autonomia, indicando: a) a ideia de trazer o aluno para uma situação real, buscando relações mais horizontais e humanas; b) representações que reforçam ações individualizadas; e c) a crença de que os sujeitos adquirem resolutividade e capacidade de tomar suas próprias decisões mediante apropriação de conteúdos escolares, destacando que os mesmos precisam ter caráter prático, utilitário para a vida dos alunos. Neste sentido, a subjetividade docente, ao mencionar os conceitos freireanos, refere-se aos saberes docentes e aos sentidos que dão às suas experiências profissionais, desvelando, assim, seus processos de (re)constituição identitária docente.
Abstract: The objective of this Thesis is to understand the social representations of teachers working in the final years of basic education with regard to the teaching knowledge that mobilizes their subjectivities and attitudes and produces meaning, when discussing Freire’s concepts - Humanization, autonomy, and transformation - from the viewpoint of the experiences had in the profession. The election of these conceptions happened in the first part of the research and it’s basead on the Theory of Social Representations (TSR) the Serge Moscovici (1978, 2012), and mainly, on the procedural and cultural approach of Jodelet (2001, 2015).3. It involves reflections on the concept of identity for the other and for oneself, and on the act of attributing belonging (DUBAR, 1997). In addition, the Thesis addresses Freire’s (1996, 2019a, 2020) theoreticalmethodological approach to thematic investigation. This is a two-stage qualitative research. The first stage took place in early 2020, before schools were closed due 4.to covid-19 pandemic and was conducted in three moments: 1st exploratory research regarding the online questionnaires; 2nd presentation of the problem situation, and 3rd application of the Word Association form using four inducing terms: Paulo Freire’s concepts of education, humanization, autonomy, and transformation. The Database extracted 6.word association was processed using the EVOC, IRAMUTEQ and NVIVO softwares to analyze the set and centrality of the semantic universe of the groups that were studied (N=158). In the second stage, Dialog Rounds (DR) were held with six participants (N=6) during the pandemic (online meetings) and, later, in person, when face to face school was resumed. This stage comprised two moments: 1st, application of the Profile Questionnaire to identify the research subjects, and 2nd, teaching narratives that were developed during the DRs, pointing to significant situations, limit situations, and generator themes in a researchtraining format. These narratives were also processed in the IraMuTeQ (2013b) software, and analyzed using Content Analysis (BARDIN, 2016), giving rise to the dimensions of Pedagogy of Autonomy and Identity (Re) Constitution, which generated these categories of analysis: Social Representations of teachers about Freire’s thought and Professional experiences in dialog practice, with their respective meaning units. The results are directed, first, to teaching knowledge, indicating social representations that emerge from the influences of liberal doctrine and neoliberal policies, and point to knowledge that is related to: 1st) autonomy, when teachers: a) think about student learning and freedom in their professional activity, or the idea that these students can use school content to become autonomous in their social and professional lives; b) suggest that practices linked to traditional teaching do not develop autonomy, because they disregard the experiential and circumstantial context of the students’ lives; c) school contents utilitarian view; 2nd) humanization, when: a) they reveal a strong cognitive, affective, and ideological load, in the affection, love, and empathy dimensions, and, b) relate what they idealize about humanization to Freire’s concepts of being more, of thinking right, of incompleteness, predominating the humanitarian idea with an affective and social load and 3rd) transformation, when: a) they resignify the concept of change, which carries ideological, affective, and practical meanings; and b) they also consider that the idea of transformation is related to the understanding that school content must come from the student’s social, economic, and cultural reality. In a second moment, the results refer to the teachers’ professional experiences, in view of the (re)constitution of identity and the meaning that they give to Humanization and autonomy, and indicate: a) the idea of bringing the student to an actual situation, seeking more horizontal and human relationships; b) representations that reinforce individualized actions, and c) the belief that subjects acquire resoluteness and the ability to make their own decisions through the appropriation of school contents, emphasizing that they need to have a practical, utilitarian nature for the students’ lives. In this sense, teaching subjectivity, when mentioning Freire’s concepts, refers to teaching knowledge and the meanings they give to their professional experiences, thus revealing their processes of (re)constituting teaching identity.
Keywords: representações sociais; concepções freireanas; saberes dos docentes; experiências profissionais; rodas de diálogo
social representations; freirean concepts; teacher knowledge; professional experiences; dialog rounds
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: CACEMIRO, Zulmira Ferreira de Jesus. Representações sociais de docentes atuantes nos anos finais do ensino fundamental sobre as concepções freireanas. 2022. 246 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7938
Issue Date: 31-Aug-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zulmira Ferreira de Jesus Cacemiro.pdfTese_Doutorado em Educação7.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.