TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7947
Type: Tese
Title: Inclusão escolar : limites e possibilidades na construção de práticas pedagógicas inclusivas na rede municipal de Cajati-SP
Other Titles: School inclusion: limits and possibilities in the construction of inclusive pedagogical practices in the municipal school system of Cajati/SP
Author(s): Koti, Olga Rosa
First Advisor: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
First member of the board: Galleão, Antonio Miranda
Second member of the board: Mota, Guadalupe Corrêa
Third board member: Marques, Saray
Abstract: Esta investigação teve como cenário a rede de ensino do município de Cajati/SP e problematiza a prática docente dos professores que atuam no processo de inclusão escolar desse município, considerando os limites e as possibilidades enfrentadas para atender o público-alvo da Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. A problemática da pesquisa apresenta o seguinte questionamento: Quais os limites e as possibilidades que os professores inseridos em projetos de inclusão escolar na rede pública do ensino municipal de Cajati enfrentam em sua prática no cotidiano da escola? O objetivo geral foi analisar e compreender os limites e as possibilidades que os professores inseridos em projetos de inclusão escolar na rede pública do ensino municipal de Cajati enfrentam em sua prática no cotidiano da escola. O estudo traz como cerne a teoria crítica e o método dialético como base, é de natureza qualitativa, a partir da proposta de Ghedin e Franco, Minayo e Yin, e teve os dados construídos por meio da observação participante, questionários, grupo focal segundo Gatti, e dados documentais que foram analisados e interpretados de acordo com a proposta da análise de conteúdo por Bardin e a triangulação proposta por Minayo. A fundamentação teórica envolve pesquisadores que estudam a inclusão escolar, como Mantoan, e os que estudam a prática docente na perspectiva da pedagogia crítica freireana, como Franco. Nesse sentido, a base epistemológica desta pesquisa é a pedagogia crítica de Freire, que busca a criticidade reflexiva do educador e do educando ao problematizar sua realidade, conscientizando-se da necessidade das ações transformadoras para a emancipação humana e a libertação das condições que os oprimem e os excluem. Os resultados da pesquisa indicaram a necessidade da implantação de uma proposta político-pedagógica do sistema de ensino do município pesquisado para oferecer melhores condições de infraestrutura do trabalho pedagógico. Ainda, constatou-se que a prática docente dos participantes se constitui nos saberes e experiência com a inclusão escolar, nas iniciativas do esforço do próprio professor em suprir suas demandas imediatas por meio de cursos aleatórios via internet, capacitações e rodas de conversas promovidas pela rede de ensino. Isso indica a importância de se investir na formação continuada, preferencialmente por meio de estudo caso pelos envolvidos, de forma colaborativa. Outra evidência mostrada pelos resultados foi a falta de autonomia e consciência crítica, pois as práticas visam atender aos protocolos do atendimento do público-alvo da Educação Especial (PAEE) e às metas de avaliações externas. Nesse sentido, o estudo indica a necessidade de uma formação continuada a partir dos princípios epistemológicos da pedagogia crítica, para a compreensão da realidade e da intencionalidade das práticas docentes, como práxis pedagógica, como possibilidade de transformação, com vistas ao compromisso ético-político e social junto a todos os estudantes, em busca de uma escola realmente inclusiva, na perspectiva da construção de uma sociedade cada vez mais justa, digna, includente e humanizada.
Abstract: This investigation had as a scenario the teaching network of the municipality of Cajati/SP and problematizes the teaching practice of teachers who work in the process of school inclusion of this municipality, considering the limits and possibilities faced to meet the target audience of Special Education, from the perspective of the inclusion of education. The research problem presents the following question: What limits and possibilities do teachers inserted in school inclusion projects in the public school system of Cajati face in their practice in the daily routine of the school? The general objective was to analyze and how the limits and possibilities that teachers inserted in school inclusion projects in the public school system of Cajati face in their practice in the daily routine of the school. The study is qualitative in nature, based on the proposal of Ghedin and Franco, Minayo and Yin, and had the data constructed through participant observation, questionnaires, focus group according to Gatti, and documentary data that were analyzed and interpreted according to the proposal of content analysis by Bardin and the triangulation proposed by Minayo. The theoretical foundation involves researchers who study school inclusion, such as Mantoan, and those who study teaching practice from the perspective of freirean critical pedagogy, such as Franco. In this sense, an epistemological basis of this research is Freire's critical pedagogy, which seeks the reflexive criticality of the educator and the student by problematizing their reality, becoming aware of the need for transformative actions for human emancipation and the liberation of the conditions that oppress and exclude them. The results of the research indicated the need to implement a political-pedagogical proposal of the municipal education system researched to offer better conditions of pedagogical work infrastructure. Furthermore, it was found that the teaching practice of the participants is constituted in the knowledge and experience with school inclusion, in the initiatives of the teacher's own effort to meet their immediate demands through random courses via the Internet, training and wheels of conversations promoted by the teaching network. This indicates the importance of investing in continuing education, preferably through a case study by those involved, in a collaborative manner. Another evidence shown by the results was the lack of autonomy and critical awareness, because the practices aim to meet the protocols of the target audience of Special Education (PAEE) and the goals of external evaluations. In this sense, the study indicates the need for continued formation based on the epistemological principles of critical pedagogy, for the understanding of reality and intentionality of teaching practices, as pedagogical praxis, as a possibility of transformation, with a view to ethical-political and social commitment to all students, in search of a truly inclusive school, with a view to building an increasingly just, dignified, inclusive and humanized society.
Keywords: inclusão escolar; prática docente; pedagogia crítica
school inclusion; teaching practice; critical pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: KOTI, Olga Rosa. Inclusão escolar : limites e possibilidades na construção de práticas pedagógicas inclusivas na rede municipal de Cajati-SP. 2022. 231 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7947
Issue Date: 16-Nov-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Olga Rosa Koti.pdfTese_Doutorado em Educação2.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.