TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Type: Dissertação
Title: Professores do Ensino Fundamental e o processo de identificação de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: fundamento teórico-científico ou evidência comportamental?
Other Titles: Elementary School teachers and the process of identifying students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder: theoretical-scientific foundation or behavioral evidence?
Author(s): Fonseca, Elysângela Teixeira Soares da
First Advisor: Going, Luana Carramillo
First member of the board: Going, Luana Carramillo
Second member of the board: Natário, Elisete Gomes
Third board member: Alves, Helio
Abstract: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), afeta em torno de 5 a 8% de crianças em idade escolar no mundo, causando uma série de fracassos na vida escolar que poderiam ser evitados por meio do conhecimento sobre o tema por parte dos envolvidos no processo de ensino-aprendizado, mais especificamente, os professores do Ensino Fundamental, objeto do estudo. O tema proposto surgiu devido a questionamentos e inquietações advindas da prática pedagógica. Pelo senso comum, os professores desconhecem ou conhecem pouco do transtorno e suas especificidades. Sem instrumentos, o professor encontra dificuldades em lidar com as situações ocasionadas pelo transtorno. Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar se o conhecimento teórico-científico e as práticas pedagógicas dos docentes estão embasados por fundamentos teóricos científicos ou por observação comportamental, ao lidar com as especificidades do transtorno durante o processo ensino- aprendizagem. O estudo foi realizado junto a professores que atuam na rede pública estadual de ensino nas cidades de Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga, no Estado de São Paulo. Foram convidados 60 professores de educação básica, que, no momento da pesquisa, atuavam nos 6ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental como amostra a fim de responderem um questionário na Plataforma “Google Forms”, com questões fechadas e abertas, cuja finalidade foi de levantar o conhecimento dos professores sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e conhecer as práticas docentes desenvolvidas para a inclusão desses alunos. A análise dos dados obtidos por meio do questionário foi realizada pela Análise de Conteúdo. Para tanto, as respostas obtidas foram divididas em três categorias: de que maneira o professor identifica o aluno com TDAH ; quais as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores; e, qual a fonte de informação do professor. Observamos que os participantes da pesquisa conhecem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, embora superficialmente, e apresentaram dúvidas em como auxiliar os alunos de acordo com suas especificidades na prática pedagógica diária. Apresentaram também, desejo de obter informações sobre o Transtorno, legislação de inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem e instrumentos práticos a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Para atender a demanda dos educadores, como Produto Técnico propomos um Curso de Formação Profissional com o título: “Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade: Uma Realidade Na Escola”; contendo o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; as especificidades do Transtorno; a legislação de inclusão e sugestão de recursos didático-pedagógicos para o educador auxiliar os alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) affects around 5 to 8% of school-aged children in the world, causing a series of failures in school life that could be avoided through knowledge on the subject on the part of teachers. involved in the teaching-learning process, more specifically, elementary school teachers, the object of this study. The proposed theme arose due to questions and concerns arising from pedagogical practice. By common sense, teachers are unaware or know little about the disorder and its specificities. Without instruments, the teacher finds it difficult to deal with the situations caused by the disorder. Thus, the objective of the research was to verify if the theoretical-scientific knowledge and the pedagogical practices of the professors are based on scientific theoretical foundations or by behavioral observation, when dealing with the specificities of the disorder during the teaching-learning process. The study was carried out with teachers who work in the state public education network in the cities of Santos, Guarujá, Cubatão and Bertioga, in the State of São Paulo. 60 basic education teachers were invited, who, at the time of the research, worked in the 6th to 9th years of Elementary School as a sample in order to answer a questionnaire on the “Google Forms” Platform, with closed and open questions, whose purpose was to raise teachers' knowledge about Attention Deficit Hyperactivity Disorder and to know the teaching practices developed for the inclusion of these students. The analysis of data obtained through the questionnaire was performed using Content Analysis. Therefore, the answers obtained were divided into three categories: how the teacher identifies the student with ADHD; what are the pedagogical practices used by teachers; and, what is the teacher's source of information. We observed that the research participants are aware of Attention Deficit Hyperactivity Disorder, albeit superficially, and had doubts about how to help students according to their specificities in daily pedagogical practice. They also showed a desire to obtain information about the Disorder, legislation for the inclusion of students with learning difficulties and practical instruments in order to facilitate the teaching-learning process of students. To meet the demand of educators, as a Technical Product we propose a Professional Training Course with the title: “Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A Reality at School”; containing the concept of Attention Deficit Hyperactivity Disorder; the specifics of the Disorder; the inclusion legislation and suggestion of didactic-pedagogical resources for the educator to help students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder.
Keywords: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; ensino fundamental; formação docente; inclusão
attention deficit hyperactivity disorder; elementary education; teacher education; inclusion.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: FONSECA, Elysângela Teixeira Soares da. Professores do Ensino Fundamental e o processo de identificação de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade : fundamento teórico-científico ou evidência comportamental? 2023. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7977
Issue Date: 27-Apr-2023
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