TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7978
Type: Dissertação
Title: Espaços educativos de intercâmbio intersetorial : do encontro à partilha
Other Titles: Educational spaces for intersectoral Exchange: from meeting to sharing
Author(s): Haro Benetton, Keli
First Advisor: Going, Luana Carramillo
First member of the board: Going, Luana Carramillo
Second member of the board: Natario, Elisete Gomes
Third board member: Alves, Helio
Abstract: Em uma instituição escolar entende-se que os setores Administrativos e Pedagógicos são o apoio estrutural para o desenvolvimento das atividades neste espaço. A pesquisa focou nos desafios do cotidiano escolar com seus mecanismos de enfrentamento à busca pelo bem-estar da Comunidade Educativa. Teve como objetivo identificar os fatores pertencentes à dinâmica do trabalho educativo intersetorial e seus desafios diários na Escola, registrar quais são os mecanismos utilizados no enfrentamento dos desafios escolares e identificar os processos dos profissionais de distintos setores da Escola que comungam com a busca da autonomia individual e do bem-estar da Comunidade Educativa. A pesquisa teve caráter qualitativo. A seleção foi de 13 participantes que fizeram parte do corpus de entrevistas e questionários individuais que respeitou a diversidade de sexo, tempo de Instituição Escolar, nível hierárquico e setor de trabalho. Foi realizada em uma Escola particular de Educação Básica em Praia Grande, São Paulo. Os dados coletados foram categorizados em uma operação de classificação de conjuntos, reagrupando os setores para a análise mais significativa, iniciou-se as análises criteriosas. A partir dos resultados da pesquisa identificou-se que muitos relatos versam sobre a temática da relação interpessoal com a família como o maior desafio apresentado pelos Participantes, além dos aspectos socioemocionais envolvendo a autogestão das emoções e a gestão do tempo frente às demandas. Apesar das inúmeras pesquisas existentes sobre o bem e o mal-estar serem focadas nos docentes, analisa-se que as alternativas de enfrentamento dos desafios utilizadas pelos Educadores Administrativos são semelhantes aos Pedagógicos no que diz respeito à prática de virtudes como a coragem e a tolerância, além da escuta ativa e o diálogo entre os pares. Propõe-se o produto técnico “Os desafios do cotidiano escolar: a busca pelo bem-estar da Comunidade Educativa” como ampliação e oportunização de espaços sistematizados para a análise e a reflexão sobre os mecanismos utilizados pelos participantes intersetoriais no enfrentamento aos desafios diários do trabalho educativo, uma vez que esses profissionais poderão refletir a sua prática, reforçar o processo relacional, autonomia profissional e pode haver consequente bem-estar dos membros da Comunidade Educativa.
Abstract: In a school institution, it is understood that the Administrative and Pedagogical sectors are the structural support for the development of activities in this space. The research focused on the challenges of everyday school life with its coping mechanisms in the search for the well-being of the Educational Community. Its objective was to identify the factors belonging to the dynamics of the intersectoral educational work and its daily challenges at the School, to record the mechanisms used to face school challenges and to identify the processes of professionals from different sectors of the School who share the search for individual autonomy. and the well-being of the Educating Community. The research was qualitative. The selection was made up of 13 participants who were part of the corpus of interviews and individual questionnaires that respected gender diversity, time in the School Institution, hierarchical level and work sector. It was held at a private Basic Education School in Praia Grande, São Paulo. The collected data were categorized in a group classification operation, regrouping the sectors for the most significant analysis, starting the careful analysis. From the results of the research, it was identified that many reports deal with the theme of the interpersonal relationship with the family as the biggest challenge presented by the Participants, in addition to the socio-emotional aspects involving the self-management of emotions and time management in the face of demands. Despite the numerous existing research on good and bad being focused on teachers, it is analyzed that the alternatives for facing challenges used by Administrative Educators are similar to Pedagogical ones with regard to the practice of virtues such as courage and tolerance , in addition to active listening and dialogue between peers. The technical product “Challenges of daily school life: the search for the well-being of the Educational Community” is proposed as an expansion and opportunity for systematized spaces for the analysis and reflection on the mechanisms used by intersectoral participants in facing the daily challenges of work educational, since these professionals will be able to reflect their practice, reinforce the relational process, professional autonomy and there may be a consequent well-being of the members of the Educational Community.
Keywords: comunidade educativa; intersetorial; bem-estar; relacionamento interpessoal
educational community; intersectional; well-being; interpersonal relationship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: HARO BENETTON, Keli. Espaços educativos de intercâmbio intersetorial : do encontro à partilha. 2023. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7978
Issue Date: 27-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Keli Haro Benetton.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.