TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Mônica Ferreira-
dc.creator.ID055.621.978-39pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710747128574209pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Isabel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808681323083326pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marília Pinto de-
dc.contributor.referee2Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee3Cardoso, Lourenço da Conceição-
dc.contributor.referee4Saul, Alexandre-
dc.date.accessioned2023-10-05T17:53:42Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2023-10-05T17:53:42Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Mônica Ferreira. Interferências da branquitude nas práticas-pedagógicas : o que sabemos e fazemos sobre o tema? 2023. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7985-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como questão principal responder o que professoras que se autodeclaram brancas e atuam como docentes anos iniciais do Ensino Fundamental I, da rede pública municipal da cidade de Santos, pensam e fazem sobre possíveis interferências da branquitude em suas práticas pedagógicas. O intuito foi investigar e analisar discursos e representações que as entrevistadas apresentaram, a partir da Análise do Discurso, sobre as noções que têm a respeito da branquitude e de como sua pertença racial repercute em suas práticas pedagógicas. Para isso, utilizou-se entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados para captar as compreensões que as entrevistadas têm acerca do tema e assim avançar na compreensão do problema de pesquisa. Esta é uma pesquisa qualitativa sustentada na perspectiva dialética que utilizou como arcabouço teórico as produções de FREIRE (1967, 1984, 1997, 2004), FRANCO (2005, 2012), hooks (2017, 2021), CANDAU (2011, 2012), ALMEIDA (2019), BENTO (2022), SCHUCMAN (2014, 2020), CARDOSO (2010, 2014), MÜLLER e CARDOSO (2017), KILOMBA (2020), FOUCAULT (2002,1975) e PÊCHEUX (2014). Os achados da pesquisa demonstraram que as professoras desconhecem o conceito da branquitude e têm convicção de que não há um racismo estrutural que permeia as relações pedagógicas; demonstram dificuldade para desenvolver o trabalho pedagógico quando o conteúdo versa sobre a escravização e racismo; ensinam às crianças que somos todos iguais, reforçando a falsa ideia da democracia racial e avaliaram que o debate racial e o tema da branquitude precisam ser integrados às disciplinas formativas nos cursos das graduações.pt_BR
dc.description.abstractThe main question of this research is to answer what teachers who declare themselves white and work as educators in the initial years of primary school in the municipal public school system in the city of Santos, think and do about the possible interference of whiteness in their pedagogical practices. The aim was to investigate and analyse the discourses and representations that the interviewees presented, based on Discourse Analysis, about their notions of whiteness and how their racial belonging affects their teaching practices. To this end, semi-structured interviews were used as a data collection strategy to capture the interviewees' understandings of the subject and thus advance the understanding of the research problem. This is a qualitative study based on a dialectical perspective that used the theoretical framework of FREIRE (1967, 1984, 1997, 2004), FRANCO (2005, 2012), hooks (2017, 2021), CANDAU (2011, 2012), ALMEIDA(2019), BENTO (2022), SCHUCMAN (2014, 2020), CARDOSO (2010, 2014), MÜLLER and CARDOSO (2017), KILOMBA (2020), FOUCAULT (2002, 1975) and PÊCHEUX (2014). The findings of the research showed that the teachers are unaware of the concept of whiteness and are convinced that there is no structural racism that permeates pedagogical relationships; they find it difficult to develop pedagogical work when the content deals with slavery and racism; they teach children that we are all the same, reinforcing the false idea of racial democracy and they assessed that the racial debate and the theme of whiteness need to be integrated into training subjects in undergraduate courses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Mônica Ferreira. Interferências da branquitude nas práticas-pedagógicas : o que sabemos e fazemos sobre o tema? 2023. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectbranquitude; práticas-pedagógicas; racismo; professoras brancaspt_BR
dc.subjectwhiteness; pedagogical-practices; racism; white teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInterferências da branquitude nas práticas-pedagógicas : o que sabemos e fazemos sobre o tema?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mônica Ferreira Costa.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.