TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Ubiratã Jorge de Souza-
dc.creator.ID298.662178-33pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780218888108232pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Isabel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808681323083326pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Schefer, Maria Cristina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995402177531843pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Maria Isabel de-
dc.contributor.referee2Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee3Valentini, Luísa-
dc.date.accessioned2023-10-27T21:22:45Z-
dc.date.available2023-09-06-
dc.date.available2023-10-27T21:22:45Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationGOMES, Ubiratã Jorge de Souza. A educação escolar indígena a partir da aldeia mãe do litoral - Peruíbe-SP : um estudo autobiográfico. 2023. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7997-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a educação “escolar” indígena, iniciada a partir dos ancestrais Tupi-Guarani que demarcaram a Aldeia Mãe, a Aldeia do Bananal, localizada em Peruíbe, Baixada Santista - SP. Ao contar essa história, conto um pouco da minha, do modo de ser aluno, professor, pesquisador e, principalmente, liderança indígena, herdeiro de um legado de lutas para a garantia de direitos ao meu povo. Apresento um estudo autobiográfico com fragmentos históricos em que a educação, no contexto da cultura indígena foi mapeada, no ir e vir entre o passado e o presente. Desse modo, preciso dizer que nos tornamos Tupis na simbiose com os costumes, com os valores, com o crescimento atrelado e respeitoso à Mãe Terra. Nesse sentido, é necessário reconhecer na Constituição de 1988 o ponto alto para a autonomia e o exercício da liberdade cultural dos povos indígenas no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre la educación “escolar” indígena, iniciada por los antepasados tupí-guaraníes que demarcaron la Aldea Madre, Aldeia do Bananal, ubicada en Peruíbe, Baixada Santista - SP. Al contar esta historia cuento un poco de la mía, de la forma de ser estudiante, maestro, investigador y, sobre todo, líder indígena, heredero de un legado de luchas para garantizar los derechos de mi pueblo. Presento un estudio autobiográfico con fragmentos históricos en los que se mapeó la educación, en el contexto de la cultura indígena, en el ir y venir entre el pasado y el presente. De esta manera, debo decir que nos convertimos en Tupis en simbiosis con las costumbres, con valores, con un crecimiento vinculado y respetuoso a la Madre Tierra. En este sentido, es necesario reconocer en la Constitución de 1988 el punto culminante para la autonomía y el ejercicio de la libertad cultural de los pueblos indígenas en Brasil.pt_BR
dc.description.abstractMbawyky Mbarií (Resumo em Tupi-Guarani) Kowa Mba’e kwaareká onhimongwetá, nhandetsy kwery nhanderamoi kwery Pakoawaty pygwa oikowa ekwé, Eiwa Tupi guarani, ombotsawa ekwé nhandewy maraipa nhambo’e nhandereko. Amombe’u maramo pamepe, txereko regwa árami amombeu, txeema nhomboe’a, txeema mba’e kwaareká marai atxaukatse djadjapo porã awari nhandereko katu, mbaewa eiwa, nhandetsy kwery nhanderamoi kwery oedjawa ekwé txewy odjepy awa. Atxaukata maraipa txereko regwa, Ay rapé ymagware rape agwatamawy, nhande Tupi djaikwaa maraipa djadjapo, maraipa djadjepy, maraimpa nhanhimboeté awari nhandetsy ywy. Araim ramo djadjepy kwatiapara katu, djaetxakwaa kowa kwatia omée nhandewy nhandereko djaiko porã, djawewe awii nhande ywy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesGOMES, Ubiratã Jorge de Souza. A educação escolar indígena a partir da aldeia mãe do litoral - Peruíbe-SP : um estudo autobiográfico. 2023. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação indígena; história de vida; memória viva; tupi-guaranipt_BR
dc.subjecteducación indígena; historia de vida; memoria viva; tupí guaranípt_BR
dc.subjectnhandereko nhanhimbo’e; manduá; nhandewa rekó regwa katupt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA educação escolar indígena a partir da aldeia mãe do litoral - Peruíbe-SP : um estudo autobiográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ubiratã Jorge de Souza Gomes.pdfDissertação_Mestrado em Educação3.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.