TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Type: Dissertação
Title: Mindfulness e meditação guiada no perfil comportamental de jovens de escola pública
Other Titles: Mindfulness and Guided Meditation in the behavioral profile of public school
Mindfulness y meditación guiada en el perfilconductual de jóvenes escolares públicos
Author(s): Neres, Saul de Melo Ibiapina
First Advisor: Lemos, Daisy Inocência Margarida de
First member of the board: Lemos, Daisy Inocência Margarida de
Second member of the board: Rodrigues, Eleonardo Pereira
Third board member: Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Abstract: A incorporação das práticas de Mindfulness e meditação guiada (MMEG) na educação têm sido associadas à melhora do perfil comportamental, social e emocional, proporcionando uma avanços na saúde mental. Nesse cenário a presente dissertação teve a hipótese de que a prática de MMEG interfere no perfil comportamental de forma positiva, diminuindo ansiedade, depressão, raiva e outros aspectos de jovens de escola pública. Teve o objetivo de analisar o impacto da MMEG no perfil comportamental dos discentes, verificando o impacto da prática da MMEG em diversos aspectos, tais como: atenção e concentração; regulação da raiva, e agressividade; bem como nos índices de depressão, ansiedade de jovens do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, a pesquisa culminou com a elaboração de um projeto interventivo, a ser desenvolvido em escolas que contribua com a educação dos discentes. Metodologia, realizou-se um estudo de cunho experimental, randomizado com N de 47 pesquisados, divididos em dois grupos, Grupo Experimental (GE) n= 25 e Grupo Controle (GC) n= 22, para avaliação e auto avaliação de ansiedade, depressão, agressividade, atenção e concentração; Após a avaliação psicométrica e auto avaliativas de todos os grupos, realizou-se um treinamento para o GE de práticas pré-selecionadas em MMEG com 8 encontros de recorrência semanal e duração de 30 a 50 minutos; por fim foram refeitas as mesmas avaliações psicométricas e de auto percepção iniciais, para comparação dos resultados. Dentre os resultados apresentados percebeu-se um aumento na autopercepção da felicidade em 15%, no escore de depressão tivemos uma redução de 48%, no âmbito da ansiedade obteve-se 67,7% de diminuição saindo a classificação dos escores de grave para leve na ansiedade no GE em relação ao GC, na atenção e concentração obtiveram um aumento de 20%, além da diminuição no escore da raiva em 6% no GE em relação ao GC. Percebeu-se com a pesquisa que o instrumento utilizado de MMEG é de baixo custo e fácil de ser implantado no ambiente escolar, obtendo resultados significantes em várias esferas do comportamento, podendo até facilitar o processo de aprendizagem. Ainda como resultado da pesquisa foi elaborado, como Produto Técnico, um manual de formação para professores e/ou psicólogos para atuarem como facilitadores no treinamento de MMEG adaptado para a sala de aula.
Abstract: The incorporation of Mindfulness and Guided Meditation Practices (MMEG) in education has been associated with improvements in behavioral, social, and emotional profiles, leading to advancements in mental health. In this context, this dissertation hypothesized that MMEG practice positively influences behavioral profiles by reducing anxiety, depression, anger, and other aspects in young public school students. The objective was to analyze the impact of MMEG on the students' behavioral profiles, assessing its effects on various aspects such as attention and concentration, anger and aggression regulation, as well as depression and anxiety levels in 12th-grade students from a public school. The research culminated in the development of an intervention project to be implemented in schools to support student education. Methodology: An experimental, randomized study was conducted with 47 participants divided into two groups, the Experimental Group (EG) with 25 participants and the Control Group (CG) with 22 participants. Participants were assessed and selfevaluated for anxiety, depression, aggression, attention, and concentration. After the psychometric evaluation and self-perception assessments for all groups, the EG underwent training in pre-selected MMEG practices with eight weekly sessions lasting 30 to 50 minutes each. Finally, the same initial psychometric and self-perception assessments were repeated for result comparison. Results showed a 15% increase in self-perceived happiness, a 48% reduction in depression scores, a 67.7% decrease in anxiety scores, shifting from severe to mild anxiety classification in the EG compared to the CG. Attention and concentration increased by 20%, and anger scores decreased by 6% in the EG compared to the CG. The research revealed that the MMEG tool is cost-effective and easily implemented in the school environment, yielding significant results in various aspects of behavior, potentially facilitating the learning process. Additionally, as a result of the research, a training manual for teachers and/or psychologists to act as facilitators in the classroom-adapted MMEG training was developed as a Technical Product.
RESUMEN La incorporación de prácticas de Mindfulness y meditación guiada (MMEG) en la educación se ha asociado con la mejora del perfil conductual, social y emocional, lo que lleva a avances en la salud mental. En este contexto, la presente tesis planteó la hipótesis de que la práctica de MMEG tiene un impacto positivo en el perfil conductual, reduciendo la ansiedad, la depresión, la ira y otros aspectos en jóvenes de escuelas públicas. El objetivo fue analizar el impacto de la MMEG en el perfil conductual de los estudiantes, evaluando su efecto en diversos aspectos, como la atención y la concentración, la regulación de la ira y la agresividad, así como los niveles de depresión y ansiedad en estudiantes de tercer año de secundaria de una escuela pública. La investigación culminó con la elaboración de un proyecto de intervención destinado a ser implementado en las escuelas para contribuir a la educación de los estudiantes. Metodología: se llevó a cabo un estudio experimental aleatorizado con un total de 47 participantes, divididos en dos grupos: Grupo Experimental (GE) con 25 participantes y Grupo de Control (GC) con 22 participantes. Se evaluaron la ansiedad, la depresión, la agresividad, la atención y la concentración mediante evaluaciones psicométricas y autoevaluaciones antes y después de un programa de entrenamiento en MMEG para el GE, que constó de 8 sesiones semanales con una duración de 30 a 50 minutos cada una. Posteriormente, se realizaron las mismas evaluaciones psicométricas y autoevaluaciones iniciales para comparar los resultados. Resultados: Se observó un aumento del 15% en la autopercepción de la felicidad, una reducción del 48% en la puntuación de depresión, una disminución del 67,7% en la ansiedad, pasando de una categorización de ansiedad grave a leve en el GE en comparación con el GC, un aumento del 20% en la atención y la concentración, y una disminución del 6% en la puntuación de ira en el GE en comparación con el GC. La investigación reveló que el uso de MMEG es una herramienta de bajo costo y fácil implementación en el entorno escolar, con resultados significativos en diversas áreas del comportamiento, lo que podría facilitar el proceso de aprendizaje. Como resultado de la investigación, se desarrolló un manual de formación para profesores y/o psicólogos como un Producto Técnico, para que actúen como facilitadores en la enseñanza de MMEG adaptada para el aula.
Keywords: mindfulness; perfil comportamental; educação; avaliação psicológica
mindfulness; behavioral profile; education; psychological assessment
atención plena; perfil de comportamiento; educación; evaluación psicológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: NERES, Saul de Melo Ibiapina. Mindfulness e meditação guiada no perfil comportamental de jovens de escola pública. 2023. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7999
Issue Date: 22-Sep-2023
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