TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Dilma Sérgio Rodrigues de-
dc.creator.ID069.940.258-10pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219733566413231pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116148298132420pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.contributor.referee2Alves, Hélio-
dc.contributor.referee3Agillera, Fernanda-
dc.date.accessioned2024-04-15T23:13:28Z-
dc.date.available2023-10-20-
dc.date.available2024-04-15T23:13:28Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationLIMA, Dilma Sérgio Rodrigues de. Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua relação com a permanência do aluno do ensino superior. 2023. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8009-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo evidenciar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), no ensino superior, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e verificar a eficácia dessa política pública na permanência do aluno do ensino superior em situação de vulnerabilidade social e econômica. O estudo foi uma pesquisa exploratória, realizada por meio de análise documental de material do IFSP, obtido através de relatório do sistema SUAP relacionado a 1597 alunos do ensino superior do IFSP, de um campus da região metropolitana da Baixada Santista, para os quais foi também aplicado questionário com perguntas abertas e fechadas. A partir do retorno do questionário enviado, foram analisadas qualitativamente 56 respostas desses alunos. Os dados foram analisados por métodos estatísticos e análise de conteúdo, uma vez que a abordagem utilizada foi de método misto. Os resultados obtidos mostram uma quantidade bastante elevada de evasão, e evidenciou a eficácia do programa no IFSP, mostrando que dos alunos que se formaram no período de 2017 a 2021, 64% receberam o apoio do PNAES, mas demonstra também que muitos estudantes não receberam o recurso, o que denota a urgência de aumento de orçamento para esse programa conseguir atender a todos os que têm direito. Este estudo mostra a necessidade de um cuidado maior com os estudantes em situação de vulnerabilidade, devendo-se: observar a subjetividade do indivíduo, possibilitando assistência psicossocial necessária para melhor aproveitamento em seus estudos; verificar qual fase da vida esse estudante está atravessando, suas crises e forças básicas, para melhor compreendê-lo; dar o apoio de que ele precisa para sua permanência no ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to highlight the effectiveness of the National Student Assistance Program (PNAES) in higher education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) and to verify the effectiveness of this public policy in the permanence of higher education students in situations of social and economic vulnerability. The study was an exploratory research, carried out through documentary analysis of IFSP material, obtained through a report of the SUAP system related to 1597 students of higher education of the IFSP, from a campus in the metropolitan region of Baixada Santista, for whom a questionnaire with open and closed questions was also applied. From the return of the questionnaire sent, 56 responses of these students were qualitatively analyzed. The data were analyzed by statistical methods and content analysis, since the approach used was mixed-method. The results obtained show a very high amount of dropout, and evidenced the effectiveness of the program in the IFSP, showing that of the students who graduated in the period from 2017 to 2021, 64% received support from PNAES, but also demonstrates that many students did not receive the resource, which denotes the urgency of increasing the budget for this program to be able to serve all those who are entitled. This study shows the need for greater care with students in vulnerable situations, and it is necessary to: observe the subjectivity of the individual, enabling psychosocial assistance necessary for better use in their studies; to check what phase of life this student is going through, its crises and basic strengths, in order to better understand it; give them the support they need to stay in higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesLIMA, Dilma Sérgio Rodrigues de. Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua relação com a permanência do aluno do ensino superior. 2023. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectevasão escolar; assistência estudantil; vulnerabilidade social; permanência estudantil; ensino superiorpt_BR
dc.subjectschool dropout; student assistance; social vulnerability; student permanence; higher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua relação com a permanência do aluno do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dilma Sérgio Rodrigues de Lima.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.