TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamires, Kátia Aparecida Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0383305617468824pt_BR
dc.contributor.advisor1Benincasa, Miria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600352232046792pt_BR
dc.contributor.referee1Avoglia , Hilda Rosa Capelão-
dc.contributor.referee2Aguillera, Fernanda-
dc.date.accessioned2024-04-16T23:40:22Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-04-16T23:40:22Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationRAMIRES, Kátia Aparecida Guimarães. Educação infantil : da teoria à prática, um caminho de possibilidades na promoção do desenvolvimento de bebês. 2023. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8012-
dc.description.resumoÉ imprescindível que os profissionais que atuem em berçários e trabalhem com bebês compreendam as suas necessidades para que possam contribuir com o seu desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre sustentação teórica e repertório prático de profissionais que atuam com bebês de 4 a 18 meses de idade (educadores de desenvolvimento infantil e professores) dos berçários das Unidades Municipais de Educação de Santos; levantar as demandas relativas à formação continuada e propor estratégias de superação das necessidades teóricas e práticas levantadas. Os dados foram coletados através de questionário de múltipla escolha, e as informações foram expressas em termos numéricos, tratadas e entendidas através do uso de estatística. Trata-se de um estudo transversal porque os dados foram coletados e analisados em um período de tempo determinado. Foram convidados a participar da pesquisa 200 profissionais, mas apenas 58 responderam ao questionário. As análises apontaram certa incoerência entre o conhecimento teórico e a prática profissional. Os dados sociodemográficos e sobre o tempo de trabalho não foram significativos para efeito da análise. Os resultados mostraram a necessidade de maior articulação entre teoria e prática. A pesquisa também revelou fragilidades em relação à compreensão do papel do professor sobre o cuidar e educar nos momentos de interações e nas atividades aplicadas aos bebês. O produto técnico desenvolvido como resultado destas análises pretende desenvolver ações de formação continuada com conteúdos teóricos e práticos, e promover a reflexão e a discussão dos temas abordados, tendo claro que as teorias do desenvolvimento não devem ser usadas para rotular as crianças.pt_BR
dc.description.abstractIt is essential that professionals who work in nurseries and work with babies understand their needs so that they can contribute to their development. The objective of this research is to investigate the relationship between theoretical support and practical repertoire of professionals who work with babies aged 4 to 18 months (child development educators and teachers) in nurseries at the Municipal Education Units of Santos; raise demands regarding continued training and propose strategies to overcome the theoretical and practical needs raised. Data were collected through a multiple-choice questionnaire, and the information was expressed in numerical terms, treated and understood through the use of statistics. This is a cross-sectional study because the data were collected and analyzed over a determined period of time. Two hundred professionals were invited to participate in the research, but only 58 responded to the questionnaire. The analyzes showed a certain inconsistency between theoretical knowledge and professional practice. Sociodemographic and working time data were not significant for the purposes of the analysis. The results showed the need for greater articulation between theory and practice. The research also revealed weaknesses in relation to the understanding of the teacher's role in caring and educating in moments of interactions and activities applied to babies. The technical product developed as a result of these analyzes aims to develop continuing training actions with theoretical and practical content, and to promote reflection and discussion of the topics covered, making it clear that development theories should not be used to label children.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Santos - Católica de Santospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesRAMIRES, Kátia Aparecida Guimarães. Educação infantil : da teoria à prática, um caminho de possibilidades na promoção do desenvolvimento de bebês. 2023. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectbebês; linguagem corporal; desenvolvimento; cuidar e educar; formação continuadapt_BR
dc.subjectbabies; body language; development; caring and educating; continuing trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleEducação infantil : da teoria à prática, um caminho de possibilidades na promoção do desenvolvimento de bebêspt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood education: from theory to practice, a path of possibilities in promoting the development of babiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kátia Aparecida Guimarães Ramires.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia957.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.