TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8021
Type: Tese
Title: Autonomia docente sob regulação neoliberal : desafios e perspectivas a partir da prática de professores
Other Titles: Teacher autonomy under neoliberal regulation: challenges and perspectives from teachers' practice
Autonomía docente bajo regulación neoliberal: desafíos y perspectivas desde la práctica de los profesores
Author(s): Scalet, Daniella Gardini
First Advisor: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
First member of the board: Almeida, Maria Isabel de
Second member of the board: Moreira, Sueli Lima
Third board member: Motta, Guadalupe
Abstract: Esta tese de cunho qualitativo, retrata pesquisa de Doutorado em Educação, na linha de pesquisa “Educação e Formação”, da Universidade Católica de Santos, e aborda a compreensão de professores sobre o exercício de sua autonomia, aqui compreendida na perspectiva de Contreras (2002) e Freire (1996), procurando responder: Como professores do Ensino Médio compreendem o exercício de sua autonomia profissional no contexto de uma educação neoliberal que precariza o trabalho docente? O objetivo geral do trabalho é analisar e interpretar a compreensão dos professores sobre sua própria autonomia em um contexto marcado pela regulação neoliberal. Para chegar a este objetivo é preciso antes, compreender criticamente o conceito de autonomia, quer do ponto de vista teórico quer do ponto de vista dos documentos produzidos pelos professores; compreender e analisar as condições de desenvolvimento profissional do professor articulando as condições de trabalho atuais e a profissionalização possível neste contexto; compreender a docência e as possibilidades de autonomia sob a perspectiva freiriana; identificar na historicidade da educação brasileira, o conceito de formação e as raízes da configuração atual da docência no Brasil; interpretar as contradições postas frente a história da educação brasileira e o impacto advindo das políticas neoliberais. Para isso, realiza estudo bibliográfico e documental de 15 registros avaliativos produzidos por professores participantes de um curso de formação docente. Neste processo formativo, os professores cursistas acessavam o conteúdo pedagógico por intermédio de textos e videoaulas previamente preparadas e produziam os registros com suas compreensões sobre o conteúdo abordado. Para a análise dos dados, recorreu-se à Hermenêutica Dialética proposta por Minayo (1999), caminho metodológico que possibilita a compreensão da dinamicidade e da profundidade dos aspectos subjetivos e objetivos do problema de pesquisa. Buscou-se aporte teórico em teorias críticas, trazendo para o diálogo autores como Giroux, Kincheloe, Carlos Marcelo, Franco e Freire. Da análise hermenêutica dos documentos emergiram três categorias: Autonomia docente circunscrita; Limites e restrições postas pelo contexto neoliberal: impossibilidades emancipatórias; e o Novo Ensino Médio: intenções neoliberais. A análise dos resultados indica, entre outras considerações, que os professores participantes compreendem autonomia como ‘liberdade individual’, situada no campo do fazer e não no do pensar; valorizam a participação e conhecimento do aluno nos processos de ensino e aprendizagem e consideram a formação continuada como um importante apoio para o desenvolvimento profissional e para o exercício da autonomia docente, porém, contraditoriamente, não encontram nesses cursos elementos que fortaleçam seu trabalho em um sentido emancipatório. Embora a proletarização docente não seja uma realidade absoluta, uma vez que existem focos de resistência em diferentes âmbitos, ela tende a impactar o trabalho dos professores de maneira significativa, criando grandes barreiras a suas oportunidades de exercerem autonomia. A retirada do controle sobre o próprio trabalho dos professores cria uma lacuna que pode resultar no distanciamento entre o professor e sua práxis. Esse SCALET, Daniella Gardini. Autonomia docente sob regulação neoliberal: desafios e perspectivas a partir da prática de professores. Santos, Universidade Católica de Santos, 2023 (Tese de Doutorado em Educação). distanciamento culmina (quase) na desistência do professor sobre suas expectativas e aspirações, levando-o a se conformar com o habitual e se afastando de qualquer desconforto em troca de uma sensação de segurança baseada no familiar. Percebe-se também a partir das análises realizadas, danos à autonomia docente frente à predominância da práxis neoliberal na educação brasileira, uma vez que, até mesmo, uma universidade pública está sujeita a imposições e influência externa em programas de formação de professores. Pode-se afirmar que a autonomia docente se apresenta hoje, mais como uma abstração do que como uma condição inerente ao trabalho do professor uma vez que o contexto neoliberal no qual a prática docente se desenvolve, limita e até impede o exercício da autonomia. Considera-se que o fortalecimento da educação, e muitas das transformações necessárias, decorre a partir do verdadeiro protagonismo e valorização docente e de uma profunda mudança epistemológica nos cursos de formação.
Abstract: This qualitative thesis depicts a doctoral research in Education, within the research line "Education and Training" at the Catholic University of Santos, addressing teachers' understanding of the exercise of their autonomy, understood here from the perspectives of Contreras (2002) and Freire (1996), seeking to answer: How do high school teachers understand the exercise of their professional autonomy within the context of a neoliberal education system that undermines teaching work? The general objective of the work is to analyze and interpret teachers' understanding of their own autonomy in a context marked by neoliberal regulation. To achieve this objective, it is necessary first to critically understand the concept of autonomy, both from a theoretical standpoint and from the perspective of documents produced by teachers; understand and analyze the conditions of professional development of teachers by articulating current working conditions and the professionalization possible within this context; understand teaching and the possibilities of autonomy from a Freirean perspective; identify in the history of Brazilian education the concept of training and the roots of the current configuration of teaching in Brazil; interpret the contradictions posed by the history of Brazilian education and the impact of neoliberal policies. To do this, a bibliographical and documentary study of 15 evaluative records produced by teachers participating in a teacher training course was conducted. In this formative process, participating teachers accessed pedagogical content through texts and pre-prepared video lessons and produced records with their understandings of the content covered. For data analysis, the Dialectical Hermeneutics proposed by Minayo (1999) was used, a methodological approach that enables understanding the dynamism and depth of the subjective and objective aspects of the research problem. Theoretical support was sought in critical theories, bringing authors such as Giroux, Kincheloe, Carlos Marcelo, Franco, and Freire into dialogue. From the hermeneutic analysis of the documents, three categories emerged: Circumscribed teaching autonomy; Limits and restrictions imposed by the neoliberal context: emancipatory impossibilities; and the New High School: neoliberal intentions. The analysis of the results indicates, among other considerations, that participating teachers understand autonomy as 'individual freedom', situated in the realm of doing rather than thinking; they value student participation and knowledge in teaching and learning processes and consider continuing education as an important support for professional development and the exercise of teaching autonomy, however, contradictorily, they do not find in these courses elements that strengthen their work in an emancipatory sense. Although teacher proletarianization is not an absolute reality, since there are pockets of resistance in different areas, it tends to significantly impact teachers' work, creating major barriers to their opportunities to exercise autonomy. The removal of control over teachers' own work creates a gap that can result in a distancing between the teacher and their praxis. This distancing culminates (almost) in the teacher giving up on their expectations and aspirations, leading them to conform to the usual and distance themselves from any discomfort in exchange for a sense of security based on the familiar. It is also perceived from the analyses conducted, damage to teaching autonomy in the face of the predominance of neoliberal praxis in Brazilian education, since even a public university is subject to external impositions and influence in teacher training programs. It can be affirmed that teaching autonomy presents itself today more as an abstraction than as an inherent condition of teachers' work since the neoliberal context in which teaching practice develops limits and even impedes the exercise of autonomy. It is considered that the strengthening of education, and many of the necessary transformations, stem from true teacher protagonism and valorization and from a profound epistemological change in teacher training courses.
Esta tesis de naturaleza cualitativa, representa una investigación de doctorado en Educación, en la línea de investigación "Educación y Formación", de la Universidad Católica de Santos, y aborda la comprensión de los profesores sobre el ejercicio de su autonomía, aquí comprendida desde la perspectiva de Contreras (2002) y Freire (1996), buscando responder: ¿Cómo comprenden los profesores de Educación Media el ejercicio de su autonomía profesional en el contexto de una educación neoliberal que precariza el trabajo docente? El objetivo general del trabajo es analizar e interpretar la comprensión de los profesores sobre su propia autonomía en un contexto marcado por la regulación neoliberal. Para alcanzar este objetivo es necesario, en primer lugar, comprender críticamente el concepto de autonomía, tanto desde un punto de vista teórico como desde la perspectiva de los documentos producidos por los profesores; comprender y analizar las condiciones de desarrollo profesional del profesor articulando las condiciones de trabajo actuales y la profesionalización posible en este contexto; comprender la enseñanza y las posibilidades de autonomía desde la perspectiva freiriana; identificar en la historicidad de la educación brasileña el concepto de formación y las raíces de la configuración actual de la docencia en Brasil; interpretar las contradicciones planteadas frente a la historia de la educación brasileña y el impacto derivado de las políticas neoliberales. Para ello, se realiza un estudio bibliográfico y documental de 15 registros evaluativos producidos por profesores participantes en un curso de formación docente. En este proceso formativo, los profesores cursantes accedían al contenido pedagógico a través de textos y video clases previamente preparadas y producían los registros con sus comprensiones sobre el contenido abordado. Para el análisis de los datos, se recurrió a la Hermenéutica Dialéctica propuesta por Minayo (1999), un camino metodológico que permite comprender la dinamicidad y la profundidad de los aspectos subjetivos y objetivos del problema de investigación. Se buscó apoyo teórico en teorías críticas, trayendo al diálogo autores como Giroux, Kincheloe, Carlos Marcelo, Franco y Freire. De la análisis hermenéutica de los documentos surgieron tres categorías: Autonomía docente circunscrita; Límites y restricciones impuestas por el contexto neoliberal: imposibilidades emancipatorias; y el Nuevo Bachillerato: intenciones neoliberales. El análisis de los resultados indica, entre otras consideraciones, que los profesores participantes comprenden la autonomía como 'libertad individual', situada en el campo del hacer y no en el del pensar; valoran la participación y el conocimiento del alumno en los procesos de enseñanza y aprendizaje y consideran la formación continua como un importante apoyo para el desarrollo profesional y el ejercicio de la autonomía docente, sin embargo, contradictoriamente, no encuentran en estos cursos elementos que fortalezcan su trabajo en un sentido emancipador. Aunque la proletarización docente no sea una realidad absoluta, dado que existen focos de resistencia en diferentes ámbitos, tiende a impactar significativamente el trabajo de los profesores, creando grandes barreras a sus oportunidades de ejercer la autonomía. La retirada del control sobre el propio trabajo de los profesores crea una brecha que puede resultar en el distanciamiento entre el profesor y su praxis. Este distanciamiento culmina (casi) en la renuncia del profesor a sus expectativas y aspiraciones, llevándolo a conformarse con lo habitual y alejándose de cualquier incomodidad a cambio de una sensación de seguridad basada en lo familiar. También se percibe a partir de los análisis realizados, daños a la autonomía docente frente a la predominancia de la praxis neoliberal en la educación brasileña, dado que, incluso, una universidad pública está sujeta a imposiciones e influencias externas en los programas de formación de profesores. Se puede afirmar que la autonomía docente se presenta hoy más como una abstracción que como una condición inherente al trabajo del profesor, ya que el contexto neoliberal en el que se desarrolla la práctica docente limita e incluso impide el ejercicio de la autonomía. Se considera que el fortalecimiento de la educación, y muchas de las transformaciones necesarias, derivan del verdadero protagonismo y valorización docente y de un profundo cambio epistemológico en los cursos de formación.
Keywords: autonomia docente; proletarização docente; prática pedagógica crítica; trabalho docente; análise hermenêutica
teacher autonomy; teacher proletarianization; critical pedagogical practice; teaching work; hermeneutic analysis
autonomía docente; proletarización docente; practica pedagogica; trabajo docente; análisis hermenéutico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Doutorado em Educação
Citation: SCALET, Daniella Gardini. Autonomia docente sob regulação neoliberal : desafios e perspectivas a partir da prática de professores. 2023. 356 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8021
Issue Date: 28-Feb-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniella Gardini Scalet.pdfTese_Doutorado em Educação2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.