TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8031
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranco, Sueli Garcez de Martino Lins de-
dc.creator.ID044.941.928-21pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495513494304748pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Hélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4375051727191419pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Helio-
dc.contributor.referee2Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes-
dc.contributor.referee3Nobre, Thalita Lacerda-
dc.date.accessioned2024-06-25T22:04:52Z-
dc.date.available2024-05-14-
dc.date.available2024-06-25T22:04:52Z-
dc.date.issued2024-05-14-
dc.identifier.citationFRANCO, Sueli Garcez de Martino Lins de. Barreiras linguísticas : políticas públicas no aprendizado das crianças refugiadas do ensino fundamental. 2024. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8031-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a efetividade da aplicação dos principais dispositivos e políticas públicas voltados para o enfrentamento das barreiras linguísticas durante o ensino fundamental I de crianças refugiadas no Brasil/São Paulo. Como objetivos específicos há de se identificar a existência de subsídios legais e pedagógicos de conhecimento do professor para que possa trabalhar junto a esse público e investigar se os mesmos são de fato aplicados no ensino para que atinjam a sua finalidade ou caso contrário quais são os fatores que interferem nas suas execuções. Utiliza-se o método dedutivo. Os resultados práticos e concretos encontrados no que se refere às políticas públicas aplicadas neste âmbito foram aquém do necessário para o alcance do objetivo esperado. O entrosamento e a comunicação é uma exigência nesse contexto. Inobstante, possibilitou-se o levantamento de vários procedimentos realizados que foram estabelecidos de forma positiva, o que originou desfechos satisfatórios. Outra circunstância de vulto refere-se à vulnerabilidade das crianças em situação de refúgio na atualidade, diante do aumento crescente de deslocamento forçado, os órgãos educacionais que acolhem esse público tem o dever de amoldarem-se a novos ajustes didáticos, com firme propósito de favorecer a integração de forma digna e humana. Conclui-se do presente estudo que são poucos os resultados práticos das políticas públicas que são aplicadas; por não perdurarem, adotadas transitoriamente, interrompem o processo de adaptação. Para a justificativa de falta de verba há na realidade a predominância da falta de interesse pela ausência de integração e formação específica quanto à atualização dos professores pelos órgãos governamentais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to critically examine the efficacy of key legislative instruments and public policy measures targeting linguistic barriers in the primary education of refugee children in São Paulo/Brazil. Specifically, it seeks to discern whether there are adequate legal and pedagogical provisions available to educators for effective instruction within this demographic, and to assess their practical application within the classroom. Furthermore, the research investigates the impediments to the successful implementation of these policies. Employing a deductive methodology, the study finds that the practical outcomes of the current public policies fall short of their intended goals. Effective communication and integration emerge as essential components within the educational framework. However, the research highlights several positively established procedures that have yielded favorable results. The study also sheds light on the heightened vulnerability of refugee children amidst an escalating global displacement crisis, noting the onus on educational institutions to make significant didactic adjustments. The objective is to facilitate dignified and humane integration. The study concludes that the tangible impacts of extant public policies are minimal, with their transient adoption disrupting the process of acculturation. A predominant lack of interest, rather than financial constraints, is identified as a primary barrier to the continuity of these policies, due to the absence of integrated approaches and specific training for educators by governmental entities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesFRANCO, Sueli Garcez de Martino Lins de. Barreiras linguísticas : políticas públicas no aprendizado das crianças refugiadas do ensino fundamental. 2024. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcrianças refugiadas; ensino fundamental; barreiras linguísticas; políticas públicaspt_BR
dc.subjectrefugee children; primary education; linguistic barriers; public policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleBarreiras linguísticas : políticas públicas no aprendizado das crianças refugiadas do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLanguage barriers : public policies in the learning of refugee children from elementary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sueli Garcez de Martino Lins de Franco.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.