TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorCardoso, Marta Andréa Apolinário-
dc.creator.ID121.266.198-26pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6736276831359024pt_BR
dc.contributor.advisor1Galvanese, Ricardo Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408153688132316pt_BR
dc.contributor.referee1Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Isabel de-
dc.contributor.referee3Voltas, Fernanda Quatorze-
dc.contributor.referee4Aguiar, Denise Regina da Costa-
dc.date.accessioned2025-01-06T20:07:45Z-
dc.date.available2024-11-22-
dc.date.available2025-01-06T20:07:45Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationCARDOSO, Marta Andréa Apolinário. Mulheres e educação : o protagonismo da educadora Eunice Caldas e a fundação do Liceu Feminino Santista. 2024. 199 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8058-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo investigar a trajetória e o protagonismo de Eunice Caldas, tendo em vista as suas contribuições ao desenvolvimento da educação e do processo de feminização da profissão docente na cidade de Santos, especialmente através da fundação do Liceu Feminino Santista. No mundo ocidental, a mulher foi destinada à condição de submissão e inferioridade em relação ao homem por muito tempo. Consideradas como frágeis, desempenhavam somente funções domésticas relacionadas aos afazeres da casa e a criação dos filhos, deste modo ficavam totalmente submissas ao marido ou pai. Por muito tempo não tiveram o direito de acesso à educação e, quando permitido, foi destinado de maneira desigual às filhas de famílias da alta sociedade. Sem conhecimento, a mulher não estava apta a participar da vida pública, era mantida dentro dos limites impostos pelo patriarcado, ficando ausente de uma participação efetiva na sociedade. Diante dessa relação de poder da autoridade masculina e submissão feminina, descortina-se uma estratégia da sociedade patriarcal de manter as mulheres longe do aprendizado e da profissionalização, objetivando a manutenção da dominação. Este estudo tem como baliza temporal o final do século XIX e início do século XX e tem como elaboração do tema-problema a seguinte indagação: como a trajetória e o protagonismo de Eunice Caldas, na condição de mulher e educadora inserida no contexto das contradições e significados do processo de feminização da profissão docente, contribuíram para fundação do Liceu Feminino Santista? Muitas lacunas permeiam a trajetória desta educadora; este estudo justifica-se, portanto, pela fusão da história de Santos com a história da educação. Eunice era uma jovem atuante de espírito empreendedor que, aos vinte e três anos, deu início à fundação da primeira escola de curso secundário com o objetivo de formar professoras especializadas na educação infantil. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a histórico-documental e teve como apoio o acervo documental do Liceu Feminino Santista (escritos, documentos de Eunice Caldas, regimentos, anuários, estatutos e fotos), do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, da Hemeroteca Digital Brasileira e da Revista Histedbr (anuários, álbuns, regimentos, fotos e periódicos que circulavam na época), das obras dos pedagogos e historiadores da educação brasileira (Amarílio Ferreira Júnior, Boris Fausto, Demerval Saviani, José Gondra, Mary Del Priore e Luciano Mendes Faria Filho); sobre a profissão docente (António Nóvoa, Jane Soares de Almeida e Michael Apple); dos estudos de gênero e educação (Guacira Lopes Louro, Susan Besse, Maria Clementina Pereira Cunha e Claudia Pereira Vianna).pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the trajectory and protagonism of Eunice Caldas, considering her contributions to the development of education and the process of feminization of the teaching profession in the city of Santos, especially through the founding of the Liceu Feminino Santista. In the Western world, women have been destined for a condition of submission and inferiority in relation to men for a long time. Considered fragile, they only performed domestic duties related to household chores and raising children, thus remaining completely submissive to their husband or father. For a long time, they did not have the right to access education and when allowed, it was allocated unequally to daughters of high society families. Without knowledge, women were not able to participate in public life, they were kept within the limits imposed by patriarchy, being absent from effective participation in society. Faced with this power relationship of male authority and female submission, a patriarchal society strategy of keeping women away from learning and professionalization is revealed, aiming to maintain domination. This study has as its temporal reference the end of the 19th century and the beginning of the 20th century and the elaboration of the problem-theme is the following question: how did the trajectory and protagonism of Eunice Caldas, as a woman and educator inserted in the context of contradictions and meanings of the process of feminization of the teaching profession, contributed to the founding of the Liceu Feminino Santista? Many gaps permeate the trajectory of this educator, this study could be justified by the fusion of the history of Santos with the history of education. Eunice was an active young woman with an entrepreneurial spirit who, at the age of twenty-three, began founding the first secondary school with the aim of training teachers specializing in early childhood education. The methodology used in this research is documentary history and was supported by the documentary collection of the Liceu Feminino Santista (writings, documents by Eunice Caldas, regulations, yearbooks, statutes and photos), the Historical and Geographical Institute of Santos, the Hemeroteca Digital Brasileira and the Histedbr Magazine (yearbooks, albums, regulations, photos and periodicals that circulated at the time), from the works of pedagogues and historians of Brazilian education (Amarílio Ferreira Júnior, Boris Fausto, Demerval Saviani, José Gondra, Mary Del Priore and Luciano Mendes Faria Filho); on the teaching profession (António Nóvoa, Jane Soares de Almeida and Michael Apple); of gender and education studies (Guacira Lopes Louro, Susan Besse, Maria Clementina Pereira Cunha and Claudia Pereira Vianna).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Direitopt_BR
dc.relation.referencesCARDOSO, Marta Andréa Apolinário. Mulheres e educação : o protagonismo da educadora Eunice Caldas e a fundação do Liceu Feminino Santista. 2024. 199 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação feminina; feminização da profissão docente; Eunice Caldas; Liceu Feminino Santistapt_BR
dc.subjectfemale education; feminization of the teaching profession; Eunice Caldas; Liceu Feminino Santistapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMulheres e educação : o protagonismo da educadora Eunice Caldas e a fundação do Liceu Feminino Santistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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