TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Vivian Cristina Almeida Pinto-
dc.creator.ID127.847.997-00pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478645137381748pt_BR
dc.contributor.advisor1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534611937031694pt_BR
dc.contributor.referee1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.referee2Nunes, Valdilene Zanette-
dc.contributor.referee3Redig, Annie Gomes-
dc.date.accessioned2025-04-07T22:24:54Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-04-07T22:24:54Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationBARBOSA, Vivian Cristina Almeida Pinto. O acesso curricular para estudantes público-alvo da educação especial : uma análise com base no plano educacional individualizado em escolas do município de Nova Iguaçu-RJ. 2025. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8067-
dc.description.resumoA presente pesquisa, recorrendo à análise documental, possui por objetivo geral investigar o acesso curricular dos alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas do Município de Nova Iguaçu, a partir da análise do Plano Educacional Individualizado implementado na Rede. Parte da seguinte questão de pesquisa: o que os alunos PAEE estão aprendendo? Tomando como referência Jannuzzi (2004) Mendes (2006) e Pletsch (2014), a análise que fundamenta este texto parte do desenvolvimento histórico da Educação Especial no Brasil, enfatizando o impacto dos movimentos sociais e influências internacionais na elaboração de políticas públicas educacionais inclusivas. Simultaneamente, aborda as práticas educacionais inadequadas que contribuem para o processo de exclusão/invisibilidade e seus efeitos no psiquismo dos alunos, segundo Freud (1985), Kemper (2013) e Maurano (2010). Destaca a necessidade urgente de repensar políticas públicas que contribuam para ações pedagógicas voltadas à individualidade dos alunos, na promoção da acessibilidade e do sentimento de pertença. A dialética igualdade-diferença, central para a discussão sobre currículo e inclusão, é analisada neste trabalho a partir das perspectivas de Sacristán (2000), Frigotto (2010), Candau (2008) e Moreira (2001). A compreensão do PEI como estratégia para um currículo acessível é abordada a partir das perspectivas de Estef (2021), Tannús-Valadão (2018) e Glat, Vianna e Redig (2012). Em continuidade, como objetivo específico, o estudo busca analisar o PEI empregado na rede municipal de Nova Iguaçu, como meio de acesso ao currículo, investigando a sua contribuição no sentido de superar barreiras à proposta curricular. De acordo com Cellard (2012), a partir da abordagem metodológica qualitativa, dentro da análise documental do PEI, a pesquisa discute as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da rede iguaçuana como uma das formas de garantir o acesso curricular aos alunos PAEE. Com base na análise dos dados, revelou-se que a redução de conteúdos e as práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades funcionais, descontextualizadas do currículo da turma, ainda é uma realidade presente nas escolas e causa a marginalização dos alunos PAEE, impedindo o acesso ao conhecimento. Contudo, esse fato não deve ter um foco restrito às práticas dos professores, na realidade, há uma rede de múltiplos fatores interconectados que influenciam o resultado educacional e a exclusão das pessoas com deficiência dentro de um contexto dito inclusivo.pt_BR
dc.description.abstractThis research, which uses documentary analysis, has the general objective of investigating the curricular access of students who are the target audience for Special Education (PAEE) in schools in the city of Nova Iguaçu, based on the analysis of the Individualized Educational Plan implemented in the Network. It starts from the following research question: what are PAEE students learning? Taking Jannuzzi (2004), Mendes (2006) and Pletsch (2014) as a reference, the analysis that underpins this text starts from the historical development of special education in Brazil, emphasizing the impact of social movements and international influences on the development of inclusive educational public policies. At the same time, it addresses the inadequate educational practices that contribute to the process of exclusion/invisibility and their effects on the psyche of students, according to Freud (1985), Kemper (2013) and Maurano (2010). It highlights the urgent need to rethink public policies that contribute to pedagogical actions focused on the individuality of students, in promoting accessibility and a sense of belonging. The equality-difference dialectic, central to the discussion on curriculum and inclusion, is analyzed in this work from the perspectives of Sacristán (2000), Frigotto (2010), Candau (2008) and Moreira (2001) . The understanding of the PEI as a strategy to guarantee access to an accessible curriculum is addressed from the perspectives of Estef (2021), Tannús -Valadão (2018) and Glat , Vianna and Redig (2012). In continuity, as a specific objective, the study seeks to analyze the PEI used in the municipal network of Nova Iguaçu, as a means of access to the curriculum, investigating its possible contribution to overcoming barriers to the curricular proposal. According to Cellard (2012), based on the qualitative methodological approach, within the documentary analysis of the PEI, the research discusses the pedagogical practices adopted by teachers in the Iguaçu network as one of the ways to guarantee curricular access to PAEE students. Based on the analysis of the data, it was revealed that the reduction of content and practices aimed at developing functional skills, decontextualized from the class curriculum, is still a reality in schools and causes the marginalization of PAEE students, preventing access to knowledge. However, this fact should not be limited to the practices of teachers. In reality, there is a network of multiple interconnected factors that influence educational outcomes and the exclusion of people with disabilities within a so-called inclusive context.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Vivian Cristina Almeida Pinto. O acesso curricular para estudantes público-alvo da educação especial : uma análise com base no plano educacional individualizado em escolas do município de Nova Iguaçu-RJ. 2025. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação especial; acesso ao currículo; plano educacional individualizado (PEI); políticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectspecial education; access to the curriculum ; individualized educational plan (PEI); public educational policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO acesso curricular para estudantes público-alvo da educação especial : uma análise com base no plano educacional individualizado em escolas do município de Nova Iguaçu-RJpt_BR
dc.title.alternativeCurricular access for students in the target audience of special education : an analysis based on the Individualized Educationalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivian Cristina Almeida Pinto Barbosa.pdf5.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.