TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFurlaneto, Patricia Regiane da Silva-
dc.creator.ID303.522.398-08pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021457114422879pt_BR
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.referee2Pinto, Fernanda Correa Quatorze Voltas Saul-
dc.contributor.referee3Nhantumbo, Hermínio Ernesto-
dc.contributor.referee4Villarreal, Agustín-
dc.contributor.referee5Mosca, Maristela de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-05T19:45:32Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-08-05T19:45:32Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationFURLANETO, Patrícia Regiane da Silva. Sala de recursos multifuncionais : desafios e possibilidades das práticas pedagógicas. 2025. 235 p. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8085-
dc.description.resumoA presente pesquisa evidencia as práticas pedagógicas desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) com os alunos com deficiências na educação básica da Baixada Santista, especificamente, na cidade de Praia Grande, considerando a formação das professoras e seus desafios e possibilidades. Utilizando as sinopses estatísticas encontradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos – INEP (Brasil, 2016, 2020a, 2020b), é possível destacar a primeira fase da investigação: considerando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o número de alunos foi de 1.213 para 1.888, em 2016 e 2020, respectivamente. Neste sentido, destacam-se as situações desafiadoras das práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que acontecem na SRM, assim como a formação de professores/as e a organização pedagógica com seus desafios e suas possibilidades, vivenciando novas demandas desde então. Diante disso, a pesquisa parte da seguinte questão: Como são as práticas pedagógicas das professoras da SRM, que atuam no AEE em Praia Grande, a partir de sua formação docente, considerando seus desafios e suas possibilidades? Nesta perspectiva o trabalho apresenta como objetivo geral: analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na SRM, identificando e discutindo os desafios e as possibilidades da formação docente. Tal trabalho compreende os seguintes objetivos específicos: 1º conhecer os cenários políticos sobre o tema e fazer a revisão sistemática da literatura; 2º estabelecer diálogos com os referenciais teóricos; 3º descrever os caminhos da pesquisa no contexto de Praia Grande, os procedimentos metodológicos, os instrumentos de coleta de dados na conjuntura de Praia Grande; e 4º tecer as análises de conteúdo advindas da coleta de dados. A pesquisa se justifica pela necessidade de desenvolvimento das professoras do AEE para exercer sua prática pedagógica com alunos com deficiência, conhecendo suas especificidades e otimizando suas aprendizagens. O estudo se fundamenta no trabalho de autores, que discutem a inclusão escolar e o atendimento educacional especializado (Mantoan, 2003, 2006, 2011; Glat, 2007; Pletsch, 2009, 2012; Veiga-Neto; Lopes, 2011), a formação de professores (Freire, 1992, 1996, 2013, 2019; Tardif, 2005, 2006, 2013; Abdalla, 2006, 2011, 2017, 2023) e as práticas pedagógicas inclusivas (Abdalla, 2020; Almeida; Abdalla, 2017; Abdalla; Almeida, 2020), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e do tipo exploratória, que se utiliza de questionário e entrevistas, e descreve a relação dinâmica entre a organização das práticas pedagógicas e os atendimentos realizados na SRM, a fim de analisar as categorias e unidades de sentido advindas da análise de conteúdo. Os resultados indicam que as professoras da SRM assumem um papel crucial na criação de ambientes educacionais mais inclusivos, tentando criar espaços de aprendizagem colaborativos. Como desafios temos: a comunicação entre os professores do AEE e da sala de aula regular, o número insuficiente de SRMs, a alta demanda de alunos com deficiência e a necessidade de apoio. Espera-se que esta Tese possa estimular novas pesquisas nesta temática e que os/as professores/as das SRMs possam superar as necessidades formativas, enfrentar os desafios e compartilhar as atividades, as experiências e dúvidas sobre suas práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação mais justa e inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractFocusing on Praia Grande, in the Baixada Santista region, this study investigates the pedagogical practices employed in Multifunctional Resource Rooms (MRR) for students with disabilities in basic education. The study also examines teacher training, including their challenges and possibilities. Based on the statistical synopses from the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research (INEP) Legislation and Documents (Brazil, 2016, 2020a, 2020b), the first phase of the investigation highlights that the number of students in Early Childhood Education and Elementary Education increased from 1,213 in 2016 to 1,888 in 2020. In this sense, the challenging pedagogical practices in Specialized Educational Assistance (SEA) at the MRR stand out, along with the training of teachers and the pedagogical organization, all of which face obstacles and possibilities and have been experiencing new demands since then. In view of this, the research starts from the following question: What are the pedagogical practices of MRR teachers who work in SEA in Praia Grande, based on their teacher training, considering their challenges and possibilities? From this perspective, the general objective of this study is to analyze the pedagogical practices developed at the MRR, identifying and discussing the challenges and possibilities related to teacher training. This work includes the following specific objectives: 1st, understanding the political context and conducting a systematic review of the literature; 2nd, establishing dialogue with theoretical references; 3rd, describing the research methodology, procedures, and data collection instruments within the context of Praia Grande, and 4th, performing content analyses of the collected data. This research is justified by the need to improve the pedagogical practices of MRR teachers in working with students with disabilities, focusing on understanding their specific needs and optimizing their learning. The study is grounded in the work of authors who discuss school inclusion and specialized educational services (Mantoan, 2003, 2006, 2011; Glat, 2007; Pletsch, 2009, 2012; Veiga-Neto; Lopes, 2011), teacher training (Freire, 1992, 1996, 2013, 2019; Tardif, 2005, 2006, 2013; Abdalla, 2006, 2011, 2017, 2023) and inclusive pedagogical practices (Abdalla, 2020; Almeida; Abdalla, 2017; Abdalla; Almeida, 2020), among others. Employing a qualitative and exploratory field research approach, the study utilized questionnaires and interviews to describe the dynamic relationship between the organization of pedagogical practices and the services provided at the MRR, with the goal of analyzing the categories and units of meaning identified through content analysis. The results suggest that MRR teachers are crucial in fostering more inclusive educational environments by endeavoring to establish collaborative learning spaces. Our challenges include difficulties in communication between SEA and regular classroom teachers, the insufficient number of MRRs, the high demand from students with disabilities, and the need for support. This Thesis is expected to encourage further research on this topic and to contribute to MRR teachers' ability to overcome training needs, address challenges, and share their pedagogical practices, experiences, and questions, fostering a fairer and more inclusive education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesFURLANETO, Patrícia Regiane da Silva. Sala de recursos multifuncionais : desafios e possibilidades das práticas pedagógicas. 2025. 235 p. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsala de recursos multifuncionais (SRM); Praia Grande; práticas pedagógicas; educação; inclusãopt_BR
dc.subjectmultifunctional resource room (MRR); Praia Grande; pedagogical practices; education; inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSala de recursos multifuncionais : desafios e possibilidades das práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeMultifunctional Resource Room: challenges and possibilities of pedagogical practicespt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Regiane da Silva Furlaneto.pdfTese_Doutorado em Educação4.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.