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https://tede.unisantos.br/handle/tede/8091
Type: | Dissertação |
Title: | Desvendando contextos de aprendizagem à luz das práticas de Reggio Emilia na educação infantil |
Other Titles: | Unveiling learning contexts in light of Reggio Emilia practices in early childhood education |
Author(s): | Silva, Vanessa Luísa Firmo Pereira da |
First Advisor: | Varanda, Cristina de Andrade |
First member of the board: | Varanda, Cristina de Andrade |
Second member of the board: | Benincasa, Miria |
Third board member: | Coelho, Irene |
Fourth member of the board: | Lemos, Daisy Margarida de |
Fifth board member: | Fernandes, Fernanda Dreux Miranda |
Abstract: | Este estudo investiga a aplicação dos contextos de aprendizagem inspirados na abordagem Reggio Emilia no contexto da Educação Infantil, analisando seus impactos no desenvolvimento das crianças. A pesquisa baseia-se na concepção de que a criança é protagonista do próprio aprendizado, sendo incentivada a explorar diferentes linguagens expressivas em ambientes que favorecem a autonomia, a colaboração e a criatividade. O objetivo central foi compreender como as práticas pedagógicas fundamentadas na abordagem reggiana podem contribuir para o desenvolvimento da comunicação, interação social, autonomia e expressão artística das crianças participantes. A metodologia adotada foi qualitativa, com avaliação por meio de instrumento elaborado pela autora e observação participante como principal ferramenta de coleta de dados. As interações das crianças foram registradas em diários de campo e documentadas por meio de fotografias e registros escritos, permitindo uma análise detalhada da evolução de cada participante ao longo do período de aplicação dos contextos. Os resultados indicaram avanços significativos nas habilidades linguísticas e sociais das crianças, com maior capacidade de argumentação, ampliação do repertório comunicativo e fortalecimento do senso de pertencimento ao grupo. Além disso, a expressão artística se desenvolveu consideravelmente, evidenciando um refinamento na exploração de materiais e na composição gráfica. Apesar dos avanços, identificou-se como limitação o fato de que não foram planejadas propostas voltadas especificamente à experimentação musical, o que pode ter restringido a manifestação dessa linguagem pelas crianças ao longo da pesquisa. Dessa forma, conclui-se que a abordagem Reggio Emilia, ao incentivar a autonomia e a multiplicidade de expressões infantis, contribui significativamente para uma educação mais participativa, investigativa e alinhada às potencialidades das crianças. |
Abstract: | This study investigates the application of learning contexts inspired by the Reggio Emilia approach in the context of Early Childhood Education, analyzing their impacts on children's development. The research is based on the concept that children are the protagonists of their own learning, being encouraged to explore different expressive languages in environments that favor autonomy, collaboration and creativity. The main objective was to understand how pedagogical practices based on the Reggio Emilia approach can contribute to the development of communication, social interaction, autonomy and artistic expression of the participating children. The methodology adopted was qualitative, with assessment through an instrument developed by the author and participant observation as the main data collection tool. The children's interactions were recorded in field diaries and documented through photographs and written records, allowing a detailed analysis of the evolution of each participant throughout the period of application of the contexts. The results indicated significant advances in the children's linguistic and social skills, with greater capacity for argumentation, expansion of the communicative repertoire and strengthening of the sense of belonging to the group. Furthermore, artistic expression has developed considerably, evidencing a refinement in the exploration of materials and graphic composition. Despite the advances, a limitation was the fact that no proposals specifically aimed at musical experimentation were planned, which may have restricted the expression of this language by the children throughout the research. Thus, it is concluded that the Reggio Emilia approach, by encouraging autonomy and the multiplicity of children's expressions, contributes significantly to a more participatory, investigative education that is aligned with the children's potential. |
Keywords: | educação infantil; Reggio Emilia; contextos de aprendizagem; protagonismo infantil; múltiplas linguagens early childhood education; Reggio Emilia; learning contexts; child protagonism; multiple languages |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country : | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Program: | Mestrado em Psicologia |
Citation: | SILVA, Vanessa Luísa Firmo Pereira da. Desvendando contextos de aprendizagem à luz das práticas de Reggio Emilia na educação infantil. 2025. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2025 |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8091 |
Issue Date: | 24-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas |
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Vanessa Luisa Firmo Pereira da Silva.pdf | Dissertação_Mestrado em Psicologia | 3.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
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