TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Type: Dissertação
Title: Jogos de regra como desenvolvimento do raciocínio lógico na aprendizagem de matemática
Other Titles: Rule games as a development of logical reasoning in the learning of mathematics
Author(s): Dias, Ana Paula
First Advisor: Going, Luana Carramillo
First member of the board: Going, Luana Carramillo
Second member of the board: Macedo, Lino de
Third board member: Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Fourth member of the board: Natário, Elisete Gomes
Fifth board member: Gomes, Miria Benincasa
Abstract: A pesquisa teve como objetivo verificar de que maneira os jogos de regra desenvolvem o raciocínio lógico nos conteúdos matemáticos relacionados às equações do 1° grau de adolescentes do 7° ano do Ensino Fundamental. Levantar e identificar os jogos de regra que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico na compreensão da incógnita X na Equação do 1° grau e analisar o desenvolvimento do raciocínio lógico indutivo e dedutivo dos participantes por meio da aplicação de atividades na sequência didática.A metodologia adotada foi exploratória, com delineamento de pesquisa-ação. Participaram do estudo 31 estudantes de uma escola particular na Baixada Santista, dos quais seis (06) foram selecionados por sorteio para a análise dos resultados. A pesquisa incluiu oito (08) oficinas lúdicas que incorporaram jogos de regra e doze (12) aulas de sequência didática focadas nas equações do 1º grau. Foram analisadas as oito (08) oficinas e quatro (04) atividades da sequência didática. Os resultados demonstraram avanços nas habilidades de raciocínio lógico dedutivo dos participantes, refletindo uma melhoria na compreensão da incógnita “X” das equações. As discussões aprofundadas evidenciaram que todos os 31 participantes que concluíram as etapas da pesquisa utilizaram raciocínios indutivos, baseando-se em observações concretas para resolver problemas. No entanto, ao longo da sequência didática e das oficinas, começaram a transitar para um raciocínio dedutivo, aplicando regras e princípios gerais. Essa mudança foi evidenciada nas interações durante os jogos, onde os participantes avaliaram pistas, formularam estratégias e tomaram decisões informadas, consolidando suas habilidades de raciocínio lógico e promovendo um aprendizado efetivo e colaborativo.Entre os seis (06) participantes analisados em profundidade, houve uma evolução importante nas habilidades de raciocínio lógico. O participante denominado A1 alcançou um nível avançado em raciocínio lógico dedutivo, enquanto A3 e A5 mostraram progresso notável em suas habilidades de resolução de problemas e aplicação de estratégias,avançando de forma efetiva no raciocínio lógico dedutivo, A4 demonstrou raciocínio lógico consistente aprendendo a eliminar opções durante os jogos , A6 consegui nas oficinas finais avançar e aplicar o raciocínio lógico dedutivo e A2 demonstrou um crescimento impressionante em raciocínio lógico indutivo. A pesquisa demosntrou a importância de metodologias que incentivem a construção ativa do conhecimento, alinhando-se ao papel dos jogos de regra na educação. A continuidade dessa abordagem nas escolas pode estimular ainda mais o aprendizado matemático e o desenvolvimento integral dos participantes. Como produto técnico, foi desenvolvido um E-book intitulado “Matemática Lúdica: Desenvolvendo o raciocínio lógico por meio de jogos de regra e o estudo das equações do 1° grau”. Este material compila as experiências e práticas das oficinas, oferecendo um recurso valioso para educadores.
Abstract: The research aimed to verify how rule games develop logical reasoning in mathematical content related to first-degree equations of adolescents in the 7th grade of Elementary School. To survey and identify the rule games that promote the development of logical reasoning in the understanding of the unknown X in the First-degree Equation and to analyze the development of inductive and deductive logical reasoning of the participants through the application of activities in the didactic sequence. The methodology adopted was exploratory, with an action research design. Thirty-one students from a private school in Baixada Santista participated in the study, of which six (06) were selected by lottery for analysis of the results. The research included eight (08) playful workshops that incorporated rule games and twelve (12) didactic sequence classes focused on first-degree equations. The eight (08) workshops and four (04) activities of the didactic sequence were analyzed. The results demonstrated improvements in the participants' deductive logical reasoning skills, reflecting an improvement in their understanding of the unknown "X" in the equations. The in-depth discussions showed that all 31 participants who completed the research stages used inductive reasoning, based on concrete observations to solve problems. However, throughout the didactic sequence and the workshops, they began to transition to deductive reasoning, applying general rules and principles. This change was evident in the interactions during the games, where the participants evaluated clues, formulated strategies and made informed decisions, consolidating their logical reasoning skills and promoting effective and collaborative learning. Among the six (06) participants analyzed in depth, there was a significant evolution in logical reasoning skills. Participant A1 achieved an advanced level in deductive logical reasoning, while A3 and A5 showed remarkable progress in their problem-solving skills and application of strategies, advancing effectively in deductive logical reasoning, A4 demonstrated consistent logical reasoning by learning to eliminate options during games, A6 managed to advance and apply deductive logical reasoning in the final workshops, and A2 demonstrated impressive growth in inductive logical reasoning. The research demonstrated the importance of methodologies that encourage the active construction of knowledge, aligning with the role of rule games in education. The continuity of this approach in schools can further stimulate mathematical learning and the integral development of participants. As a technical product, an E-book entitled “Ludic Mathematics: Developing logical reasoning through rule games and the study of first-degree equations” was developed. This material compiles the experiences and practices of the workshops, offering a valuable resource for educators.
Keywords: logo de regra; sequência didática; raciocínio lógico matemático; equação do 1° grau
rule game; didactic sequence; logical mathematical reasoning; first-degree equation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: DIAS, Ana Paula. Jogos de regra como desenvolvimento do raciocínio lógico na aprendizagem de matemática. 2025. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2025
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8092
Issue Date: 13-May-2025
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