TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8098
Type: Dissertação
Title: Contribuições do museu como espaço formador de professores : em busca de saberes para um novo habitus profissional
Other Titles: Contributions of museums as spaces for teacher training: pursuing knowledge for a new professional habitus
Author(s): Bastos, Sarah Eliude Leite
First Advisor: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
First member of the board: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Second member of the board: Pinto, Alexandre Saul
Third board member: Villarreal, Agustín
Fourth member of the board: Pinto, Fernanda Corrêa Quatorze Voltas Saul
Fifth board member: Nhantumbo, Hermínio Ernesto
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo central analisar as contribuições do museu à formação docente para a constituição de um novo habitus profissional. Parte-se da seguinte questão-problema: Que saberes docentes podem ser apreendidos ou construídos nos espaços museais, a fim de colaborar com um novo habitus profissional? Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, conduzida por meio de uma revisão integrativa e metassíntese com base em dados coletados, nos anos de 2017 a 2024, em: a) teses e dissertações do Banco de dados da Capes; b) artigos da Plataforma SciELO; e c) anais das reuniões nacionais da ANPEd. Para a coleta de dados, foi utilizado fichamento estruturado na perspectiva da metassítese. Fundamenta-se em Bourdieu (1987, 1996, 1997, 2001, 2006, 2011a, 2011b, 2011c, 2011d) e Bourdieu e Darbel (2018). Também, contribuíram autores que discutem o museu como espaço formador dos/as professores/as (Marandino, 2008, 2017; Bitter, 2009; Falcão, 2009; Araújo, 2018; Borges, 2018; dentre outros) e aqueles que estudam e pesquisam a formação docente (Candau, 2000, 2016; Libâneo, 2001, 2010; Gatti, 2010; Abdalla, 2004, 2006, 2015, 2017, 2024a; Nóvoa, 2017, 2019). Com base na técnica de análise de conteúdo (Franco, 2008; Bardin, 2011), desenvolveram-se duas dimensões de análise: 1ª Tipos de saberes docentes a partir das experiências oferecidas pelos museus - gerando como categoria “Saberes docentes”, que se subdivide em três unidades de sentido: saberes didático-pedagógicos, saberes experienciais e saberes profissionais; 2ª Contribuições do museu como espaço formador de professores - destacando como categoria “Tornar-se professor (um novo habitus profissional)”, que se ramificou em duas unidades de sentido: saberes da docência e o espaço social/cultural do museu e exigência da reflexividade e da ética na constituição de um novo habitus profissional. Os resultados indicam que: a) dentre os trabalhos analisados, aqueles que investigaram experiências de estudantes e professores/as, na formação inicial e em relação às práticas de monitoria/mediação desenvolvidas, apresentaram dados e exemplos mais detalhados, confirmando as contribuições do museu à construção de saberes docentes; b) dentre os saberes identificados, o didático-pedagógico ganha destaque, na medida em que aprimora as estratégias didático-pedagógicas na direção de uma perspectiva crítico-reflexiva; c) o museu contribui para o desenvolvimento de saberes docentes em direção à construção de um novo habitus profissional, especialmente, quando as experiências formativas vivenciadas nesses espaços estão permeadas pela reflexividade e pela ética. Embora já existam trabalhos que se dedicaram a investigar a relação entre os espaços museais e os saberes docentes, respeitando o recorte temporal (2017-2024), nenhum deles realizou uma pesquisa bibliográfica que reunisse a análise de diferentes estudos, utilizando o método de revisão integrativa. Esse fato colabora para que tenhamos dados mais amplos sobre experiências museais de licenciandos e licenciados em diferentes contextos regionais e sociais. Dessa forma, este estudo busca preencher uma lacuna na literatura, ao oferecer uma síntese ampliada de experiências formativas em espaços museais, que possam colaborar para orientar práticas pedagógicas e subsidiar o exercício profissional docente. A pesquisa apresenta, assim, um potencial colaborativo, tanto para inspirar novas pesquisas sobre a mesma temática, quanto para levantar hipóteses sobre outros espaços e tempos de formação.
Abstract: The main objective of this study is to analyze how museums contribute to teacher training in shaping a new professional habitus. The starting point is this research question: What teaching knowledge can be acquired or constructed in museum spaces to support the development of a new professional habitus? This research follows a qualitative approach, of the bibliographical research type, conducted through an integrative review and meta-synthesis of data collected from 2017 to 2024. It includes: a) theses and dissertations from the Capes Database, b) articles from the SciELO Platform, and c) proceedings from the national meetings of ANPEd. For data collection, structured records were utilized from the perspective of meta-synthesis. It is grounded in Bourdieu (1987, 1996, 1997, 2001, 2006, 2011a, 2011b, 2011c, 2011d) and Bourdieu and Darbel (2018). Contributing authors include those who discuss museums as spaces for teacher training, such as Marandino (2008, 2017), Bitter (2009), Falcão (2009), Araújo (2018), and Borges (2018), as well as those who focus on teacher training research, like Candau (2000, 2016), Libâneo (2001, 2010), Gatti (2010), Abdalla (2004, 2006, 2015, 2017, 2024a), and Nóvoa (2017, 2019). Two dimensions of analysis were developed based on the content analysis technique (Franco, 2008; Bardin, 2011): 1st Types of teaching knowledge based on museum experiences, forming the category "Teaching Knowledge", which is subdivided into three units of meaning: didactic-pedagogical knowledge, experiential knowledge and professional knowledge; 2nd Contributions of museums as a space for teacher training - highlighting the category “Becoming a teacher (a new professional habitus)”, which branched into two units of meaning: teaching knowledge and the social/cultural space of the museum and requirement of reflexivity and ethics in the constitution of a new professional habitus. The results indicate that: a) among the studies analyzed, those that investigated the experiences of students and teachers, in initial training and in relation to the monitoring/mediation practices developed, presented more detailed data and examples, confirming the contributions of museums to the construction of teaching knowledge; b) among the knowledge identified, didactic-pedagogical gains prominence, as it improves didactic-pedagogical strategies towards a critical-reflective perspective; c) museums contribute to the development of teaching knowledge towards the construction of a new professional habitus, especially when the training experiences lived in these spaces are permeated by reflexivity and ethics. Although studies have explored the relationship between museum spaces and teaching knowledge, within the time frame of 2017-2024, none have conducted bibliographic research that integrates the analysis of various studies using the integrative review method. This approach provides broader data on museum experiences among undergraduate and graduate students across diverse regional and social contexts. This study aims to fill a gap in the literature by providing an expanded synthesis of formative experiences in museum spaces, which can help guide pedagogical practices and support professional teaching practice. The research presents collaborative potential by inspiring new studies on the same topic and raising hypotheses about other training spaces and times.
Keywords: museu como espaço formador; formação de professores; saberes docentes; habitus profissional
museum as a training space; teacher training; teacher knowledge; professional habitus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: BASTOS, Sarah Eliude Leite. Contribuições do museu como espaço formador de professores : em busca de saberes para um novo habitus profissional. 2025. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8098
Issue Date: 20-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah Eliude Leite Bastos.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.