TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : O plano nacional de educação em direitos humanos: uma ideia de formação escolar cidadã
Otros títulos : The National Plan of Education on Human Rights: an idea of citizen school education
Autor(es): Silva, Simone Stefani da
Primer Consejero: Silva, Vandré Gomes da
Primer miembro de la junta: Silva, Vandré Gomes da
Segundo miembro de la junta: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Tercer miembro de la junta: Ribeiro, Vanda
Resumen: A temática dos Direitos Humanos e sua estreita ligação com a educação escolar se converte em elemento indispensável na proposição das políticas públicas no Brasil. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo analisar como o Plano Nacional de Educação em Direitos humanos concebe a formação para a cidadania e, mais precisamente, uma educação voltada aos direitos humanos em ambiente escolar. A partir das perspectivas históricas que enxergam diferentes gerações dos direitos humanos no mundo e, também, relacionadas diretamente ao campo educacional, a pesquisa busca identificar e discutir como o PNEDH apresenta e concebe seus objetivos em relação ao processo de escolarização atrelado a uma educação em direitos humanos no âmbito da Educação Básica tendo em vista a distinção entre a compreensão da educação como um direito humano e o significado de uma educação em direitos humanos ¿ a ser estendida a todo o processo de escolarização. A investigação se apoia na pesquisa bibliográfica e análise documental - e procura abordar alguns limites e eventuais desdobramentos do referido Plano no contexto da organização da Educação Básica Nacional.
Abstract : The theme of Human Rights and its close connection with school education becomes an indispensable element in the proposition of public policies in Brazil. In this sense, this work aims to analyze how the National Plan of Education on Human Rights conceives training for citizenship and, more precisely, an education to human rights in school. From historical perspectives that see different generations of human rights in the world and also directly related to the educational field, the research seeks to identify and discuss how the PNEDH features and conceives its objectives in relation to the educational process linked to an education in rights human within Primary education taking aims to distinguish between the understanding of education as a human right and the meaning of human rights education - to be extended to the entire education process. The research is based on literature and document analysis research - and seeks to address some limits and possible consequences of the Plan in the context of the organization of the national basic education.
Palabras clave : plano nacional de educação em direitos humanos educação em direitos humanos; educação como direito humano
national plan of education on human rights education in human rights; education as a human right
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : SILVA, Simone Stefani da. O plano nacional de educação em direitos humanos: uma ideia de formação escolar cidadã. 2015. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/2822
Fecha de publicación : 23-mar-2016
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